iFolha - A calmaria numa semana de pânico, desinformação, sofrimento e a expectativa do caos ou o apocalipse

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 30 de Março de 2020
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 30/03/2020
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Cidade em Destaque
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 15 de Março, 2020 - 19:27
A calmaria numa semana de pânico, desinformação, sofrimento e a expectativa do caos ou o apocalipse

“O desconhecido assusta. A possibilidade da morte, por menor que seja, causa temor. Mas, ao invés de procurar entender para poder se defender, humano, que somos, nos atemos a meras opiniões e, nos descuidamos da própria higiene e queremos procurar culpados e obrigar que os outros façam o que achamos que tem que ser feito, sem se preocupar com nossas próprias responsabilidades”.
                                                               Mestre Baba Zen Aranes.

COM CERTEZA E ...


... com ou sem muita cerveja, vivemos uma semana nunca antes ocorrida na história desta Olimpiã e Festança. Algo atípico, como se fosse uma síndro­me do pânico, mas um “panicuzinho”, epa, quer dizer paniquito na língua mãe, ou ainda pequeno pânico generalizado na interpretação racional.

É QUE NO MUNDO ...

... cresce a ocorrência de contaminação da nova gripe coronavírus, o Covid19 e suas medidas drásticas de contenção por ainda não ter vacina e ser algo no­vo, que ainda não está catalogado com todos os detalhes no mundo científico.

MAS, QUANTO ...

... mais se lê e se ouve sobre o fato, mais se afigura a certeza de que, como as outras pandemias (epidemia que se alastra mundialmente) e pela sua rápida proliferação ou contaminação, vai chegar com tudo também aqui no Brasil, que ainda está no período em que o vírus se propaga por quem vem de fora e não está sendo passado diretamente por pessoas infectadas no próprio país.

AQUÍ, NO ENTANTO, ...

... o calor, que é inimigo mortal do vírus, poderá ser um fator a amenizar a situação.

NO ENTANTO, ...

... a ojeriza está instalada e acaba se voltando contra aquilo que hoje, de uma forma ou de outra, sustenta a economia local que é o turismo, pois uma das medidas de prevenção para a propagação do vírus é evitar aglomeração de pessoas.

MAS O GRANDE ...

... problema para a construção de um quadro de terror é a desinformação. São as pessoas “entendidas” que se arvoram de ver­dadeiros infectolo­gis­tas e começam a fomentar o ódio sobre uma coisa que não conseguem e não têm embasamento para entender.

NO BRASIL ...

... não existe ainda um quadro suficiente para que se decrete uma situação de quarentena como na Itália, por exemplo, país que aglomera um grande contingente de idosos, que são mais passíveis de contrair a doença e ter suas manifestações mais agressivas, principalmente a infecção pulmonar que, segundo os especialistas, é a sua maior consequência.

MAS, COM O ...

... crescimento acelerado da contaminação se alastrando por todos os cantos do planeta, a situação de pânico já começa a ser sentida e muitas coisas começam a acontecer em virtude do medo de uma gripe que pode causar danos e até levar à morte pessoas com sistema imunológico baixo, por motivos diversos, como idade avançada, diabetes e outras doenças crônicas.

AQUI EM OLÍMPIA ...

... que parecia ser a Olympia da Grécia, onde o prefeito esteve durante estes dias, internacionalizada por dois torneios de tênis, com uma quadra e estrutura montados no estacionamento do Thermas, digna de “Roland-Garros”, e que nos elevaria a condição de cidade com capacidade para promover grandes eventos internacionais, o efeito também foi agressivo e intempestivo.

AS DUAS ENTIDADES ...

... internacionais que chancelavam o evento, a ITF - International Tennis Federation e a ATP - Association of Tennis Professionals, resolveram suspender sem data para voltar todos os eventos que promovem em todo o mundo e o Olímpia Tennis Classic que estava com um torneio feminino em pleno andamento e o masculino para ser iniciado simplesmente foi interrompido no dia 12.

É CLARO QUE ...

... todo ser humano, embora tenha como única certeza da vida que vai morrer, não está preparado para tanto e teme qualquer tipo de ameaça que possa prejudicar sua integridade física, pois tem medo de deixar o mundo dos vivos, por pior que seja, por mais sofrimento que tenha, por mais que passe a vida inteira bebendo e achando formas de esquecer que viver é apenas sobreviver.

MAS, A VERDADE ...

... é que o mal não é tão grave assim e existem, assim como a dengue, formas de evitar, que todo mundo sabe, mas ninguém faz e acha que a responsabilidade não é de todos, mas sim do poder público que tem que achar formas de evitar que isso aconteça.

A MAIORIA ...

... esmagadora não lava nem as mãos com sabão várias vezes ao dia de forma correta. Deve querer que o Estado envie uma enfermeira na sua casa para lavar suas mãozinhas e promover sua higiene pessoal.

ENTRETANTO, ...

... assim como o H1N1 e outras gripes que um dia não existiam e chegaram para mostrar para “noso­tros” que precisamos manter o equilíbrio da natureza que um dia foi perfeita, mas que hoje é subjugada e dilapidada por nossos interesses vis, o Covid19 vai chegar por aqui. E vai se alastrar principalmente entre os mais fracos e deprimidos. E vai matar muita gente como mataram as outras pragas e vamos ter que aprender a conviver com mais esta ameaça.

MAS, COMO TODO ...

... vírus é combatido pelo nosso sistema imuno­lógico que tem que aprender como enfrentá-lo, é uma doença que só dá uma vez. Ou seja, se você já teve, não terá mais, a não ser que surjam novas variantes. E é aí que a vacina entra. E ela nada mais é do que um pedaço, um vírus morto, ou proteínas do próprio que são inoculados no nosso corpo para que o tal do sistema imunológico aprenda a se defender do dito vírus.

AÍ, É SO MANTER ...

... a saúde em dia e o sistema atuante que teremos um exército sempre pronto para combater as coisas estranhas que entram no nosso corpo. Pena que a mente não tenha sistema imunológico.

MAS, AQUI NA ...

... terra estão jogando futebol, tem muito samba, muito choro e rock and roll. Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa anda preta.

NA CÂMARA ...

... o grande Niquinaro, na segunda-feira, segundo os internautas, tomou rivotril. Estava calminho, calminho e como o grande xerife legislativo não mandou prender ninguém da plateia, nem a pessoa que estava caracterizada de palhaço.

MAS FEZ PASSAR ...

... uma das suas leis populistas com traços marcantes de ilegalidade e inconstitucionalidade e que agora deverá gerar problema para o prefeito sancionar.

MAS, A VERDADE ...

... é que a sessão de segunda-feira do “Circo da Aurora” foi calma, sem muitas performances no picadeiro.

José Salamargo, só para contrariar e parafraseando um pensamento que corre no “Face” e que até pode ser “Fake News”, mas retrata uma situação que pode ser pelo menos próxima da realidade: “Viva sem Pânico”. Um dos piores dias do corona­vírus até o momento foi o dia 10 de fevereiro último. Naquele dia, 108 pessoas morreram na China pelo vírus. Mas, no mesmo dia... 26.283 pessoas mor­­reram de câncer; 24.641 morreram de in­farto; 4.300 pessoas mor­reram de diabetes. Além disso, mosquitos matam 2.740 pessoas todos os dias, HUMANOS matam 1.300 humanos todos os dias, e cobras matam 137 pessoas todos os dias. Então, respire fundo e lave suas mãos.


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
30 de Março, 2020
Sobrecoxa Recheada e Enrolada no Bacon - 29
30 de Março, 2020
Dia da Nutrição e Saúde - 29
30 de Março, 2020
Cuidando do seu aspirador de pó - 30
30 de Março, 2020
Sagitário; Fase boa para finalizar assuntos pendentes que não pareciam ter solução - 28
30 de Março, 2020
Sorria; Três desejos - 23


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       














Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites