iFolha - A importância das próximas eleições, ou ... salve-se quem puder

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 14 de Agosto de 2018
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 14/08/2018
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Canal da Nicole
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 29 de Julho, 2018 - 13:01
A importância das próximas eleições, ou ... salve-se quem puder

"Vai chegar o momento em que até a limpeza da casa poderá ser feita por robôs. Do chão de fábrica à advocacia e a medicina, a tecnologia já está se sobrepondo. O que era feito por muitos, será realizado por alguns. Algo terá que acontecer. Novas fronteiras terão que ser abertas (ou fechadas) para se evitar o caos”.

Mestre Baba Zen Aranes.

FOLHEANDO ...

... arquivos antigos, não muito velhos, apenas idosos, desta Folha, mais pausadamente nos escritos publicados neste espaço, chega-se à conclusão de que, embora nada aconteça outra vez, muitas histórias se repetem. Mudam-se os atores, mas os personagens acabam sempre interpretando enredos semelhantes.

MAIS UM ANO ...

... que passa de sua metade, com carnaval, copa do mundo e agora, eleições. E o povo sofrido, os sem escola, sem saúde e sem oportunidades, sem perspectivas de galgar uma vida digna, vai passar novamente por um processo de enganação, onde é levado a pensar que é livre para pelo menos almejar entrar no pequeno mundo dos que têm; dos que vivem no topo; dos privilegiados por um sistema escravagista que mantém a maioria em minissenzalas, verdadeiros pombais humanos, produzindo as riquezas que alguns poucos vão usufruir, acreditando que um dia poderá ser um também.

A VERGONHOSA ...

... embromação volta à tona. Agora todo mundo é santo. O prefeito que saiu, por exemplo, embora não tivesse concluído nenhuma de suas principais “obradas”, bate no peito e se ufana da titularidade de coisas mal feitas, com projetos furados, mal explicados e até obra paga e inacabada e outros atos não muito ortodoxos acabaram sendo objeto de vários processos na justiça.

DE OUTRO, ...

... lado, o médico Nilton Roberto Martines, que embora nunca tenha exercido cargo executivo, já que foi vereador e vice-prefeito, é considerado um mestre na sua área. Mas também carrega a mácula de ter que conviver com cobras criadas da política, já que ninguém consegue se candi­datar sem estar filiado a um partido político, sem ter apoios, sem fazer alianças.

NO CENÁRIO ...

... nacional a situação é bem pior, pois pelo jeito, mais uma vez, a escolha terá que ser feita entre o péssimo e o mais péssimo ainda, já que as regras do jogo não mudaram. É preciso costurar uma colcha de retalhos de apoios e junções dos donos da política, que são sempre mais dos mesmos.

COM CERTEZA ...

... não será desta vez que conseguiremos sair do nada para algum lugar e continuaremos indo do nada para lugar nenhum. Mas, entre os pensadores de plantão, já se começa a vislumbrar novas perspectivas, partindo do princípio que o futuro poderá ser o caos, não apenas pela corrupção e pela falta de moralidade e vontade política, mas, também, pela própria mudança do “mudus vivendi”, via revolução tecnológica.

JÁ É VOZ ...

... corrente que entre cinco e 10 anos teremos realmente uma verdadeira revolução em todas as áreas em razão do avanço tecnológico. Vai ser preciso muito mais do que falsas promessas para se conseguir pelo menos manter a situação nos níveis em que estava há alguns uns anos atrás.

A REVOLUÇÃO ...

... tecnológica, pelo que vislumbram aqueles que ousam prever o futuro, vai mudar a cara e a forma da sociedade como um todo.

AS ECONOMIAS, ...

... nos moldes atuais, não conseguirão se sustentar pelo simples fato de que não basta produzir os bens de consumo com robôs e computadores com inteligência artificial. É preciso ter pra quem vender. Ora, se não tiver trabalho em razão de os postos estarem sendo extintos, ocupados pelas máquinas, quem irá consumir? Apenas os 5% que ficam com os 90% de tudo que é produzido no País?

VAI SER PRECISO, ...

... reinventar a roda. No entanto, o brasileiro que não cansa de esperar por uma boa oportunidade, com certeza, irá se adaptar.

MAS, APENAS ...

... para que a gente entenda um pouquinho do que já está ocorrendo e não prestes a acontecer, todas as discussões apontam que os novos postos de trabalho que surgirão, estarão rela­cio­nados à própria tecno­logia. Por exemplo, hoje, um trator e um técnico que seja motorista e saiba trabalhar com o veículo, substitui centenas de trabalhadores.

VAI SER PRECISO ...

... realmente preparar a grande massa para a nova era, com a velocidade da luz. E como fazer isso com 85% da população sendo considerada alfabetizada funcional?

NÃO DÁ TEMPO ...

... de criar um novo sistema educacional que tenha por objetivo criar cidadãos críticos e reflexivos. Vai ser preciso apelar para a formação de técnicos, a exemplo do que ocorre em muitos países europeus. Pegar a mão de obra desqualificada e, através de cursos técnicos, formar trabalhadores específicos para cada área. Verdadeiros robôs, treinados a fazer o que têm que fazer, sem saber o que estão fazendo. Pela mera repetição, sem entendimento e torcer para que o ser humano sobreponha a máquina.

O MOMENTO ...

... é complicado e preocupante, daí a necessidade de mudança que, de qualquer forma, terá que ocorrer, com voto ou sem voto, sob pena de a fome e o desemprego causarem uma convulsão social que já se avizinha.

José Salamargo – Embora cético, sempre acreditando na capacidade do ser humano de reaprender, de se reinventar, de sobreviver ao caos.

 


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
13 de Agosto, 2018
Faturando - 37
13 de Agosto, 2018
A acupuntura promete melhorar bastante a beleza do corpo e a autoestima - 22
13 de Agosto, 2018
O CD Piano Rock - Glaucio Cristelo – Coletânea chegou nas lojas - 19
13 de Agosto, 2018
O filme A Viagem de Meu Pai chegou nas locadoras - 19
13 de Agosto, 2018
Frango Assado Inteiro Recheado Com Farofa - 33


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       






























Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites