iFolha - A saúde dos olhos e o Carnaval

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 22 de Maio de 2018
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 21/05/2018
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Olímpia FC - TV
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 05 de Fevereiro, 2018 - 11:42
A saúde dos olhos e o Carnaval

Vem aí o Carnaval e com ele enormes concentrações de pessoas, tanto na rua como nos salões de baile.

Aglomeração de pessoas pede atenção redobrada quanto aos cuidados com a saúde, essa é a opinião unanime dos especialistas em Saúde nas mais diversas áreas.

No entanto, oftalmologistas alertam para a necessidade de prevenção de doenças oculares, sendo que as conjuntivites inflamatórias alérgicas e as infecciosas virais são frequentes nesse período.

Os blocos de rua já estão se concentrando nas principais cidades e muitas pessoas costumam aproveitar a diversão reunidas em grandes aglomerações, um ambiente propício para a propagação de doenças oculares, como as conjuntivites. Entre as formas mais recorrentes da doença, estão à alérgica e a viral.

A primeira, por sua vez, não é contagiosa, e está associada ao uso frequente e excessivo de maquiagem no período, tal como a purpurina, além da exposição à fuligem proveniente do papel que compõe as serpentinas e confetes. O tipo viral, por outro lado, é altamente transmissível pelo contato da mão contaminada com os olhos, rosto a rosto com o indivíduo infectado e objetos pessoais e superfícies que contenham o vírus e são tocados pelas mãos.

A palavra de ordem é prevenção. Algumas dicas são importantes, tais como lavar as mãos com frequência com água corrente e sabão e/ou higienizar com álcool gel. O uso de banheiros químicos é comum no Carnaval e o local nem sempre contém elementos adequados para a higiene, podendo ser uma via de contaminação. Fundamental é evitar coçar os olhos, mesmo que as mãos estejam limpas.

Outra situação, não compartilhar objetos de uso pessoal, como óculos escuros, lentes de contato e maquiagens; prefira comprar itens de maquiagem de marcas reconhecidas. Cuidado com produtos de origem desconhecida e oferecidos a preços abaixo do mercado.

Na hora de remover a maquiagem, use produtos específicos para o rosto e região dos olhos.

As crianças não devem usar maquiagens, principalmente se menores de 7 anos.

As lentes de contato devem ser colocadas antes de maquiar o rosto porque assim evita-se de algum fragmento de maquiagem fique entre a lente e a superfície ocular.

A conjuntivite, em suas formas alérgica e viral, é caracterizada pela inflamação da conjuntiva, membrana que reveste a parte externa branca do globo ocular e a porção interna das pálpebras. Entre os principais sintomas estão coceira, sensibilidade à luz, sensação de corpo estranho e/ou areia nos olhos, inchaço das pálpebras, lacrimejamento e olhos vermelhos.

Importante, não pratique a automedicação. Nem sempre o colírio é o mais indicado quando o assunto é doença dos olhos. Quando sentir qualquer anormalidade, procure imediatamente o auxílio médico oftalmologista.

E previna-se. Quando estiver em meio à diversão, fique atento ao seu redor; é comum fazerem uso de esguichos de água para refrescar os ânimos dos foliões, por isso cuide para que não atinjam os olhos e também tenha cuidado com substâncias estranhas que podem ser borrifadas no meio da folia.


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
21 de Maio, 2018
Orquestra do Sesi regida pelo maestro João Carlos Martins lota igreja da Matriz às 11 horas do domingo - 29
21 de Maio, 2018
Luciano Zangirolami venceu a 16.ª etapa da Fórmula Inter domingo em Interlagos - 11
21 de Maio, 2018
No palco - 27
21 de Maio, 2018
A bolsa nossa de cada dia - 21
21 de Maio, 2018
O CD Rock Brazuca chegou nas lojas - 21


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       






























Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites