iFolha - Afinal, para que serve as vitaminas?

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 01 de Outubro de 2020
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 30/09/2020
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Cidade em Destaque
Radio iFolha
TViFOLHA


Olimpia, 11 de Fevereiro, 2020 - 15:50
Afinal, para que serve as vitaminas?

As vitaminas sempre estiveram no foco quando o assunto é saúde, longevidade e, principalmente, juventude do corpo e da pele. É certo que algumas vezes a busca pelo corpo perfeito, sarado e sem gramas extras, pode levar a uma deficiência de vitaminas, uma vez que dietas restritivas e feitas sem controle podem fazer com que não sejam ingeridas as quantidades adequadas de nutrientes. O resultado daí pode ser o corpo magro, mas com a saúde comprometida a médio e longo prazo. Por outro lado, a ingestão excessiva também fará mal; equilíbrio e bom-senso são as palavras de ordem. O jeito, então, é entender bem qual a importância das vitaminas para o bom funcionamento do organismo.

A Vitamina A fortalece as membranas das células, previne infecções e é fundamental para a saúde dos olhos. Ela está presente no espinafre, gema de ovo, óleo de fígado de peixe, cenoura, mamão, tomate e na manteiga.

A Vitamina B1 presente no feijão, soja, ovos e fígado protege os nervos e os músculos. A Vitamina B2 é responsável pela energia do organismo e melhora o desempenho físico. É encontrada no leite e seus derivados, frutas, centeio e vegetais verdes.

Consumir carne magra, grãos integrais, peixe, cereais e couve faz bem porque tais alimentos são fontes de Vitamina B3, responsável pela nutrição do organismo. A pirodixina – outro nome da Vitamina B6 – é responsável pelo equilíbrio metabólico do organismo, do sistema nervoso e para a pele. E também ajuda na prevenção de doenças cardíacas. A Vitamina B6 é encontrada nas carnes, grãos integrais e levedo de cerveja.

A Vitamina B12 acelera o crescimento, combate a anemia e está presente no fígado, carne bovina e carne suína.

A festejada Vitamina C é um poderoso antioxidante, protege contra a baixa imunidade, auxilia no trato de doenças cardiovasculares e doenças dos olhos. As maiores fontes são as frutas cítricas, brócolis, espinafre, pimentão, goiaba e acerola.

Já a Vitamina D é lembrada quando o assunto é a pele e os ossos, já que ela é responsável pela fixação de cálcio. A maior fonte de Vitamina D são os raios solares, observando sempre os horários recomendados para a exposição ao sol. Nos alimentos, a Vitamina D é encontrada no leite e seus derivados, salmão, sardinha, cogumelo, ovos e cereais.

Outro antioxidante é a Vitamina E e é também excelente para fortalecer a pele. Pode ser encontrada no germe de trigo, ovos, peixes, amêndoas, nozes e amendoins, espinafre e brócolis. E tem ainda a Vitamina K, que mantém os ossos saudáveis e regula a coagulação sanguínea.  As principais fontes são o nabo, iogurte, gema de ovo, brócolis e espinafre.

Antes de optar pela suplementação de vitaminas – e não faltam opções nas farmácias – é bom consultar o médico e fazer exames específicos que apontaram se há deficiência.

O melhor modo de ingerir vitaminas é através da alimentação. Abrace a reeducação alimentar.


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
30 de Setembro, 2020
Olímpia fechou setembro com a metade dos casos de agosto - 106
30 de Setembro, 2020
Olímpia tem mais uma morte na 4.ª feira e fecha setembro com 18 óbitos por Covid - 134
30 de Setembro, 2020
Proprietário de chácara que perdeu quase tudo diz que fogo começou perto do rio Cachoeirinha - 469
30 de Setembro, 2020
Vídeo mostra extensão de queimada que quase atingiu a zona urbana de Olímpia na quarta-feira - 208
30 de Setembro, 2020
Incêndio possivelmente criminoso quase atinge a cidade no início da tarde de 4.ª feira - 321


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       








Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites