iFolha - As atividades físicas na gestação

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 15 de Abril de 2021
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 15/04/2021
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Cidade em Destaque
Radio iFolha
TViFOLHA


Olimpia, 23 de Março, 2021 - 19:26
As atividades físicas na gestação

Sempre obedecendo as recomendações médicas, é saudável que a mulher grávida pratique exercícios. O Pilates é um dos mais recomendados porque prioriza o alongamento da musculatura e também promove o relaxamento

 

Reservar momentos para cuidar da mente e da autoestima garantirá à mulher uma gestação mais tranquila, agradável e prazerosa / GB Imagem

 

As atividades físicas na gestação

 

A prática de atividade física durante a gestação, apropriada às condições da gestante, pode prevenir complicações na gravidez e ajudar no trabalho de parto. De acordo com profissionais, a liberação para a prática dos exercícios deve ser feita por um médico ginecologista e o acompanhamento da realização destas atividades, por um profissional de educação física. 

Qualquer indivíduo pode se prejudicar com a prática de atividades físicas exaustivas se esta exigência ultrapassar seus limites. Com uma grávida, os cuidados devem ser redobrados, pois seu metabolismo funciona por dois (ou mais) e não pode exigir do organismo o mesmo de antes da gravidez. Mulheres que já tinham uma rotina de treinamento possuem mais facilidade em exercitar-se durante a gravidez, sendo aconselhável reduzir a intensidade dos exercícios em cerca de 30% no início e, conforme o período gestacional avançar, ir diminuindo.

Durante as atividades físicas, é importante que a grávida saiba reconhecer os sinais que seu corpo manifesta, como: dores articulares, falta de ar e cansaço extremo, por exemplo. Assim, atividades como caminhadas, ciclismo, aulas de ginástica aeróbica (sem impacto de saltos), step (baixa altura), esteira, elíptico, natação, hidroginástica e dança podem ser altamente benéficas. 

A musculação também é recomendada, mas evitando realizar exercícios com cargas muito elevadas. Recomenda-se, ainda, atividades que promovam o relaxamento, como alongamento e Pilates, tomando sempre os devidos cuidados de não exagerar nas amplitudes, pois, devido a ação de hormônios, as articulações das gestantes ficam mais instáveis.

Para as mulheres que já estão acostumadas a exercitar-se, apenas terão que adequar-se, mas as sedentárias devem buscar orientação e alternativas de como poderão mexer-se.

Os exercícios trazem alívio para o estresse natural deste período além de fazer um bem enorme para o corpo.

As grávidas que malham ganham muito por movimentar o corpo durante a gestação, esta atitude traz benefícios para elas e seus bebês. Bem orientado e supervisionado por um profissional qualificado, o treino permite que a gestante melhore muito a sua capacidade respiratória, perca peso, fortaleça e alongue a musculatura e aumente a circulação e endorfina pelo organismo e isto dá uma enorme sensação de leveza e bem-estar.
Os especialistas contam que tudo isso ajuda muito na hora do parto, garantindo mais força e fôlego para a mamãe auxiliar o seu bebê na hora do nascimento.

Ainda tem os benefícios do pós-parto; serão quilos e gordura a menos no corpo e assim voltar à antiga forma fica bem mais fácil.

As grávidas que não estavam acostumadas a malhar devem iniciar com atividades leves. A melhor opção é a caminhada que pode ser executada até os últimos dias de gravidez.

É bom ficar atenta para algumas recomendações importantes a fim de garantir o sucesso e os benefícios das atividades físicas. A primeira coisa a fazer é conversar sobre o assunto com o médico que está acompanhando o pré-natal. É importante fazer uma avaliação física para saber como estão as articulações a fim de verificar se não existe nenhum problema que poderá ser agravado, aliás, esta é uma dica que vale para todas e todos que querem começar a praticar uma atividade física.

Outro ponto, nunca dispensar os alongamentos antes de iniciar os exercícios. Prestar bastante atenção à roupa que vai usar na hora da malhação; deve ser bem confortável, de preferência de malha. Usar sutiã reforçado que acomodem confortavelmente os seios e as calças e bermudas não podem de modo algum apertar o abdome. O tênis teve ter solado amortecedor.

Antes de malhar, alimentar-se para evitar a queda do nível de açúcar no sangue. Não descuidar do consumo de água durante o tempo em que exercitar-se.

Tenha especial atenção quanto à temperatura do corpo, não deixe que se eleve muito, pois além da sensação desconfortável, prejudica muito o bebê. Fazer intervalos e descansar entre os exercícios.

É bom ficar atenta a alguns sintomas e suspender imediatamente a prática se ocorrerem sangramentos vaginais, contrações, dor na região lombar, taquicardia, febre ou cansaço exagerado.

Lembrando mais uma vez que, constatado a gravidez, todas as atitudes devem ter o aval do médico.


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
15 de Abril, 2021
Bombeiro incendiário teve que ser escoltado para prestar depoimento na prefeitura e cinco entidades representativas de jornalistas formam comissão para acompanha caso do editor da Folha, foram os temas do Cidade em Destaque de quarta-feira, 14.04.2021. - 20
15 de Abril, 2021
Cidade em Destaque de terça-feira, 13.04.2021 comentou a intolerância e ódio incontidos: advogados jogam ácido em carro de outro advogado. - 21
14 de Abril, 2021
Com 06 mortos em 03 dias Olímpia vai a 18 em abril e 172 na pandemia - 104
14 de Abril, 2021
Casos confirmados de covid caem de 50 para média de 30 por dia - 83
14 de Abril, 2021
Pista da ponte da Waldemar com Aurora está interditada - 64


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       














Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites