iFolha - Aumento de cinco leitos de UTI na Santa Casa pode tirar região de Olímpia da fase vermelha

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 06 de Março de 2021
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 06/03/2021
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Cidade em Destaque
Radio iFolha
TViFOLHA


Olimpia, 20 de Fevereiro, 2021 - 09:34
Aumento de cinco leitos de UTI na Santa Casa pode tirar região de Olímpia da fase vermelha

RECLASSIFICAÇÃO DA RECLASSIFICAÇÃO!
Reunião virtual entre prefeitos, deputado e secretário encaminhou a situação. Prefeito espera que o Estado reclassifique Olímpia de volta para a fase laranja na segunda ou terça-feira. Até lá continua tudo do jeito que está.

O aumento de cinco leitos de UTI na ala de tratamento de Covid da Santa Casa de Olímpia já anunciados pelo prefeito Fernando Cunha no final da tarde de sexta-feira, 19, poderá fazer com que Olímpia e toda região voltem para a fase laranja do Plano São Paulo, antes mesmo de entrar em vigor a reclassificação anunciada pelo governo no início da tarde do mesmo dia, que recolocou a região de Barretos na fase vermelha, com tudo fechado e funcionando apenas os serviços essenciais.

O prefeito Fernando Cunha participou na tarde de sexta-feira, junto com os prefeitos da região de Barretos, de uma videoconferência, com o deputado federal Geninho Zuliani e o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi onde o assunto foi discutido e acertada a criação dos leitos na Santa Casa local.

MAIS 05 LEITOS NA SANTA CASA A PARTIR DE SEGUNDA

O prefeito explicou que a volta para a fase vermelha seria muito traumático para a economia local. “Desde ontem que começamos junto o consórcio dos municípios Codevar e o deputado Geninho a trabalhar junto ao Estado e hoje tivemos essa reunião, onde o fator principal foram os leitos de UTI. Para vocês entenderem, dos diversos indicadores para classificar a região, a ocupação de leitos de UTI é que nos colocou de novo na fase vermelha”.

E continuou: “E nesse aspecto a gente foi prejudicado porque o Hospital Nossa Senhora de Barretos, que tem 52 leitos de UTI recebeu diversos pacientes da região de Araraquara e com isso indisponibilizou leitos e aumentou o nível de ocupação. Então, estamos pleiteando que o Estado transfira esses doentes para regiões que estão na fase amarela, não laranja para que não sejamos prejudicados”, explicou.

Quanto ao aumento de leitos o prefeito contou que Barretos tem 10 leitos que serão disponibilizados para a ampliar o que a gente já tem. “E durante o dia a gente conseguiu junto a Santa Casa de Olímpia, com o provedor Luiz Alberto Zacarelli e com o diretor técnico médico Fábio Martinez o aumento de mais cinco leitos de UTI a partir de segunda-feira, num esforço da Santa Casa, dos médicos, dos enfermeiros, de todos os funcionários nesse momento importante para Olímpia”.

VINHOLI ASSUMIU COMPROMISSO

O prefeito concluiu dizendo que ficou solidificado o compromisso do secretário de Desenvolvimento, Marco Vinholi, para que tudo isso se concretizando, baixando os indicadores de ocupação de UTI, que a região vá imediatamente para fase laranja. 

“Estamos esperando então que segunda-feira, o mais tardar terça-feira, o governo nos reclassifique para que a gente volte para fase laranja. De qualquer forma, aqui em Olímpia, nós com cinco leitos a mais, vamos para cerca de 60% de ocupação da UTI e teremos condições no plano de São Paulo de estar na fase laranja. Mas esperamos que o próprio governo na segunda ou terça, venha a declarar a nossa região como estando na fase laranja, graças ao esforço que Barretos fez (10 leitos de UTI a mais) e que Olímpia fez (05 leitos a mais), finalizou

SEGUNDO COMUNICADO – PEDIDO DE RECLASSIFICAÇÃO

Em segundo comunicado expedido no início da noite, sobre o assunto, a assessoria da prefeitura de Olímpia também explicou que, “logo após o anúncio do Governo do Estado sobre a reclassificação da regional de Barretos para a Fase Vermelha, os prefeitos da região iniciaram novas tratativas para tentar reverter a decisão. Tendo em vista que o fator que levou a regional a retroceder foi a alta ocupação de leitos de UTI Covid, o prefeito Fernando Cunha mobilizou mais recursos do município para ativar mais 5 leitos de UTI na Santa Casa de Misericórdia de Olímpia, ampliando a estrutura hospitalar”.

E continuou: “A regional pleiteou ainda a inserção de mais 10 leitos de ventilação mecânica em Barretos, além de ter sido proposto o encaminhamento dos pacientes de Araraquara para hospitais que estão em regiões de Fase Amarela, ou seja, com menor ocupação hospitalar. Todas as medidas foram discutidas com o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, em videoconferência na tarde desta sexta (19) e, conforme o mesmo havia anunciado em coletiva, as providências devem possibilitar que a regional permaneça na Fase Laranja”.

A nota conclui: “A previsão é que a autorização seja concedida pelo Estado no início da próxima semana e, com isso, os estabelecimentos e atividades autorizados pela referida fase, incluindo os parques, poderão continuar a operar respeitando os protocolos estabelecidos e as regras de prevenção”.


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
06 de Março, 2021
Cidade em Destaque de sexta-feira, 05.03.2021, abordou novas medidas da fase vermelha e sobre os números da pandemia cada vez piores. - 20
04 de Março, 2021
Cidade em Destaque de quinta-feira, 04.03.2021 especial procurou entender o novo decreto da fase vermelha publicado pelo prefeito. - 70
04 de Março, 2021
Mais mortes por Covid, mais escolas com alunos infectados e a nova fase vermelha de Dória foram os temas do Cidade em Destaque de quarta-feira, 03.03.2021. - 72
04 de Março, 2021
Cunha publica novo decreto com medidas mais rígidas e anuncia que vai endurecer a fiscalização - 243
04 de Março, 2021
Olímpia passa de 5 mil positivados e de 50 internados na quinta-feira - 138


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       


















Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites