iFolha - Banda de Congo Beatos de São Benedito de Vila Velha do Espírito Santo volta ao Fefol

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 17 de Outubro de 2019
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 14/10/2019
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Cidade em Destaque
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 30 de Junho, 2019 - 18:43
Banda de Congo Beatos de São Benedito de Vila Velha do Espírito Santo volta ao Fefol

A Banda de Congo ‘Beatos de São Benedito’, da cidade de Vila Velha, no Espírito Santo, chega para com­por a programação do 55º Festival Nacional do Folclore (Fefol), que será realizado no período de 3 a 11 de agosto na Estância Turística de Olímpia. O gru­­po, que é mantido pela ACERBES - Associação Cul­tural Esportiva e Recreativa Beatos do Espírito Santo, foi anunciado comissão organiza­do­ra na quinta-feira desta se­mana, dia 27.

Trata-se do primeiro Estado do sudeste brasileiro divulgado pela organização para esta edição do Fe­fol. É o segundo ano que o grupo vem à Capital Nacional do Folclore. Sua es­tre­ia, com cerca de 40 com­ponentes, ocorreu no ano passado.

A ACERBES - Associação Cultural Esportiva e Recreativa Beatos do Espírito Santo é uma entidade que trabalha a cultura popular, o esporte e o lazer em no­ve comunidades. O trabalho foi iniciado em 1999, pelo atual presidente da Associação, Mestre Naio, no curso de Educação Física do Centro Universitário de Vila Velha (CUVV), e bus­cava pesquisar “o resgate local, a divulgação da cultura, a qualidade de vi­da, a fé e a inclusão social”, através do Congo, con­siderado, hoje, Patri­mônio Imaterial Cultural de Vila Velha. E, através des­tes objetivos, quan­ti­ficar melhoras posturais, motoras, rítmicas e sociais em crianças portadoras de necessidades especiais.

A associação deu origem e mantém a Banda de Con­go Beatos de São Benedito, com intensa atuação no âmbito da Cultura Popular Capixaba. A Banda de Congo é formada por pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos e adolescentes em risco social.

DEVOÇÃO

O congo do Espírito San­to é uma tradição de louvor a São Benedito que une elementos de origem negra, indígena e cristã. Segundo a lenda, em meados do século XIX, um navio negreiro naufragou na costa do Espírito Santo, e os escravos, amontoados no convés, rezavam a São Benedito, pedindo por um milagre que os salvasse. O Santo fez então com que o mastro central se descolasse de seu casco, tombando sobre a embarcação. Os negros se agarraram a ele e, flutuando sobre as ondas, conseguiram chegar salvos a praia. A partir do ano seguinte ao naufrágio, os sobreviventes instituíram a representação do fe­ito milagroso em louvor a­o Santo. A tradição se espalhou pelo Estado, obedecendo a um calendário anual de louvor aos santos em um be­lo espetáculo de dança e música. Além das festas tradicionais do Con­go, os Beatos se apresentam em festivais e festas públicas.


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
14 de Outubro, 2019
Tudo pronto - 307
14 de Outubro, 2019
Os cuidados durante a gravidez - 360
14 de Outubro, 2019
A Dona Do Pedaço – Vol. 2 – Trilha Sonora é lançado - 338
14 de Outubro, 2019
O documentário Hilda Hilst Pede Contato já está disponível - 339
14 de Outubro, 2019
Pão Integral de Aveia - 293


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       
















Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites