iFolha - Bonito é um excelente destino para quem busca harmonia com a natureza

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 21 de Janeiro de 2021
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 20/01/2021
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Cidade em Destaque
Radio iFolha
TViFOLHA


Olimpia, 02 de Janeiro, 2021 - 19:42
Bonito é um excelente destino para quem busca harmonia com a natureza

Quando você for visitar Bonito, não deixe de fazer a trilha ecológica na mata ciliar do Rio Mimoso, em meio à fauna e flora local e conhecer o Parque das Cachoeiras. São sete belíssimas cachoeiras que podem ser admiradas e ecologicamente exploradas / Divulgação

 

Um aquário natural, onde o visitante pode se sentar em meio à natureza e admirar as belezas dos inúmeros peixes que habitam as águas cristalinas de Bonito / Divulgação

 

A flutuação é uma das práticas mais interessantes para quem visita Bonito. Orientadores especializados, roupa de neoprene e colete são os equipamentos essenciais. Depois é só curtir o céu azul, a flora e a fauna deslizando suavemente pelas águas frescas e cristalinas / André Turatti

 

Dourados e piracutangas nadam na transparência das águas dos rios de Bonito. Na foto, um flash do Rio Olho D´água / André Turatti

 

Gruta com espeleotemas e o magnífico Lago Azul. A riqueza dos espeleotemas é o resultado da dissolução e precipitação do bicarbonato de cálcio, oriundo da rocha de calcário; uma paisagem deslumbrante que tira o fôlego do visitante / Divulgação

 

A vitalidade da cachoeira do Rio Mimoso em meio à vegetação. Uma paisagem de encher os olhos em Bonito. É no Rio Mimoso que fica a Caverna Submersa, lugar muito procurado pelos mergulhadores / André Turatti

 

A rica fauna do cerrado e floresta demonstra a liberdade do animal silvestre. As araras vermelhas são apenas um aspecto da paisagem que pode ser apreciada na região / GB Imagem

 

Bonito é um excelente destino para quem busca harmonia com a natureza

 

Férias, verão! Tempo de descansar curtir e se distrair. Mas com a pandemia, viajar neste momento ainda pode ser muito perigoso, por isso, prefira viagens nacionais, mais curtas e em locais abertos, em meio a natureza, onde a chance de contaminação pelo novo coronavírus é bem menor, e às vezes, quase inexistente.

Uma dica de um lugar maravilhoso, com várias atrações ao ar livre, é Bonito. Bonito começou a se destacar no Brasil e no mundo, pelas suas características de rara beleza natural, assim como a forma profissional de conduzir um sistema turístico em harmonia com a própria natureza.

Para quem gosta de natureza, esportes e aventura, este é destino certo, uma cidade cujo cenário justifica o nome que ela tem. Este paraíso situa-se no Estado do Mato Grosso do Sul, na região centro-oeste do Brasil. Está a 280 quilômetros da capital Campo Grande, a 180 quilômetros do Pantanal e dentro da Serra da Bodoquena, uma região de belezas naturais, como o Parque Nacional da Serra da Bodoquena e riquezas culturais, como uma reserva indígena, com três diferentes etnias.

Atualmente, Bonito é reconhecida também pelas suas manifestações culturais, tais como teatro, música, artes plásticas, festas típicas, dentre outras formas de expressar a cultura de um povo simpático.

Contando com uma bem organizada infraestrutura para atender ao visitante, vale à pena conhecer algumas das atrações que a natureza da região oferece. Que tal contemplar o azul do céu boiando e se deixando levar pela correnteza?

A flutuação é um esporte bastante popular devido às muitas opções de rios de águas cristalinas, nos quais pode se flutuar à vontade. Usando roupa especial de neoprene, máscara e snorkel, o visitante boia tranquilamente em cursos com pouca correnteza. É possível observar com incrível nitidez peixes típicos da região, como piraputangas, pintados, pacus e dourados. Os locais preferidos para isso são o Aquário Natural da Baía Bonita, Rio Sucuri, Rio do Peixe e Rio Formoso.

Imperdível é uma visita à Gruta do Lago Azul; trata-se de uma impressionante formação rochosa repleta de espeleotemas. No fundo da gruta de paredes brancas calcárias está o lago de água transparente e parada que se assemelha a um enorme espelho azulado. Tem 100 metros de largura e 70 de profundidade. O visitante chega próximo à borda, mas não é permitido tocar a água. A gruta é tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e o número de visitas por dia é limitado.

Quando você for visitar Bonito, não deixe de fazer a trilha ecológica na mata ciliar do Rio Mimoso, em meio à fauna e flora local e conhecer o Parque das Cachoeiras. São sete belíssimas cachoeiras formadas por tufas calcárias e pequenas cavernas, que convidam os turistas para se refrescar em suas piscinas naturais.

Para aqueles que gostam de emoção extra, uma boa dica é o mergulho em cavernas submersas, mas isso é permitido apenas aos mais experientes e credenciados. Tudo isso no Abismo Anhumas, cujo acesso é feito por rapel e permite mergulho livre em lago com 80 metros de profundidade. Tem ainda a caverna submersa da Gruta do Mimoso.

Fazendas nos arredores da cidade recebem os turistas para passeios a pé e a cavalo em trilhas pela mata ou de bote, caiaque e boia pelos rios. E sempre há uma cachoeira para banhos refrescantes. A maior, a do Rio Aquidabã, tem 120 metros de altura.

O turismo em Bonito é muito organizado e tudo é feito com a máxima preservação da natureza, por isso cada passeio tem um número máximo de visitantes.  Assim, o ideal é fazer as reservas com antecedência.

Qualquer reserva para os passeios deverá ser efetuada numa agência de turismo local. A agência se responsabilizará pelas reservas, contratação do guia de turismo que irá acompanhá-lo e emitirá uma autorização para realização do seu passeio.

Conforme lei municipal, para visitação dos atrativos turísticos de Bonito é obrigatório o acompanhamento do guia de turismo local credenciado pela EMBRATUR e cadastrado na prefeitura.

Nunca é demais lembrar que as roupas e calçados devem ser os mais confortáveis possíveis, sendo que o calçado recomendado para os passeios é o tênis.

O protetor solar e o repelente não poderão ser utilizados em alguns atrativos para a conservação das águas e peixes.

As condições atmosféricas podem impedir ou dificultar a realização de alguns passeios.

O acesso de carro se dá a partir de Campo Grande, pela BR-060, via Nioaque e Guia Lopes da Laguna. Ônibus saem de Campo Grande. A cidade ainda é servida por aeroporto local.

Bonito é muito mais do que uma simples aventura. Antes de fazer sua viagem para Bonito, pesquise sobre os protocolos sanitários ao combate da Covid-19 e as atrações que estão em funcionamento neste momento de pandemia. Se organize e se programe, assim fará uma viagem inesquecível nesse paraíso natural.

 

 

 

 

 

 

 


 


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
20 de Janeiro, 2021
Com apenas 640 doses, vacinação em Olímpia começa na 5.ª feira às 08 horas na Santa Casa - 209
19 de Janeiro, 2021
Com 550 casos em apenas 19 dias, mês de janeiro já é o 3.º com maior número de infectados com o novo coronavírus - 151
19 de Janeiro, 2021
Olímpia registra 03 mortes por covid-19 na terça-feira e chega a 08 mortos em janeiro - 368
19 de Janeiro, 2021
Verminose não é doença de criança! - 102
19 de Janeiro, 2021
Embu das Artes, um lugar para conhecer e se apaixonar - 106


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       








Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites