iFolha - Controle o açúcar em sua dieta

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 26 de Junho de 2019
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 25/06/2019
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Canal da Nicole
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 15 de Abril, 2019 - 10:17
Controle o açúcar em sua dieta

Os adoçantes se tornaram bem populares. Uma das formulações mais recentes é a sucralose, um composto derivado da cana de açúcar, mas também não é indicado o consumo em demasia. Que tal experimentar um cafezinho sem açúcar e sem adoçantes? / GB Imagem



Substituir o açúcar refinado por açúcar demerara ou açúcar mascavo é uma alternativa saudável, mas também não devem ser consumidos em excesso / GB Imagem 

 

 

O seu corpo reflete o que você come. Esta é a primeira regra a ser observada se a intenção é manter os ponteiros da balança em dia, ou seja, de acordo com sua constituição física. E mais, a saúde e a beleza da pele também dependem do que você ingere.

Muito se tem falado em nutrição, sendo que o açúcar invariavelmente aparece como vilão, principalmente o açúcar refinado. Ele é temido principalmente pelas pessoas que lutam contra aqueles quilinhos a mais.

No entanto, especialistas explicam que o açúcar é essencial para o bom funcionamento do organismo, o que faz mal é o consumo excessivo e isso não somente no caso do açúcar, mas de qualquer outro alimento. Claro que no caso de algumas doenças, o açúcar é mesmo proibido na dieta.

Os especialistas em Nutrição enfatizam que quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação, ou seja, no refinamento. Apesar de esses aditivos deixarem o produto com boa aparência, eles também "roubam" a maioria dos nutrientes. Só para dar um exemplo, em 100 gramas de um açúcar bem escuro, o mascavo, existem 85 miligramas de cálcio, 29 miligramas de magnésio, 22 miligramas de fósforo e 346 miligramas de potássio. Para comparar, na mesma quantidade de açúcar refinado, aquele tipo branco mais comum, a gente encontra no máximo 2 miligramas de cada um desses nutrientes. Interessante saber algumas coisas sobre o açúcar disponível no mercado. O açúcar cristal possui grãos maiores e mais transparentes que o açúcar refinado, tornando-o mais difícil de ser dissolvido nos líquidos. O açúcar refinado é o açúcar branco mais comum nos supermercados.

Já o açúcar orgânico, desde o plantio à industrialização, não utiliza ingredientes artificiais nem agrotóxicos. Visualmente, este ingrediente tem cristais mais grossos e mais escuros que os outros açúcares mais comuns nas prateleiras dos supermercados.

O açúcar light é uma combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, que, por suas características, adoça quatro vezes mais que açúcar comum.

O açúcar mascavo tem cor caramelo e o sabor lembra a rapadura. A sua qualidade nutricional é bem melhor. Sem passar pelo processo de refinamento, ele conserva alguns nutrientes, tais como ferro e cálcio. E tem ainda o açúcar demerara que passa por um processo de refinamento leve, durante o qual não recebe nenhum aditivo químico.

A novidade fica por conta do açúcar de coco, ele tem coloração mais escura e é extraído do fluido das flores da palma de coco.  Consta que é mais nutritivo do que os conhecidos adoçantes e fornece potássio, magnésio, zinco, ferro e vitaminas.

Em contrapartida ao açúcar, existem os adoçantes. Uma das formulações mais recentes é a sucralose, um composto derivado da cana de açúcar que tem sido considerada melhor alternativa do que os outros que existem no mercado há mais tempo, no entanto neste caso também é preciso ter cuidado com a ingestão em demasia.

Procurar sempre opções naturais de alimentação é a melhor alternativa. Substituir o açúcar refinado por açúcar mascavo ou açúcar demerara é uma alternativa mais saudável e não consumir em excesso traz benefícios à saúde e lembrando-se dos nutrientes que estes contêm. Tudo é uma questão de acostumar o paladar e se livrar daquela compulsão por açúcar refinado.

Que tal tomar o cafezinho ou chá sem açúcar?


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
25 de Junho, 2019
Pura sintonia - 61
25 de Junho, 2019
Visite regularmente o dermatologista - 49
25 de Junho, 2019
O CD de Órfãos da Terra chegou nas lojas - 50
25 de Junho, 2019
O filme A Última Resistência chegou - 52
25 de Junho, 2019
Sobremesa de Banana - 58


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       




























Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites