iFolha - Cuide da higiene de sua boca

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 24 de Outubro de 2018
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 22/10/2018
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Canal da Nicole
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 01 de Outubro, 2018 - 11:41
Cuide da higiene de sua boca

A boca é mesmo a porta de entrada de milhares de bactérias por isso manter a higiene é muito mais do que ter os dentes brancos.

O primeiro passo é ter sempre à mão escova e creme dental. As bactérias que estão na boca, quando se agregam ao resto de alimentos presentes nos dentes, transformam-se em placas bacterianas, que vão provocar cáries, tártaros e gengivites. Os dentes devem ser escovados até duas horas após a ingestão de qualquer alimento.

As melhores escovas são aquelas que têm a cabeça pequena e cabo longo, com cerdas macias e em três níveis para que possam limpar todos os dentes. Existem as escovas elétricas que vibram 30 mil vezes por minutos e, assim, destroem as placas bacterianas.

Para uma escovação ideal dos dentes normalmente deve-se fazer movimentos circulares com a escova, envolvendo no máximo três dentes de cada vez. Estes movimentos devem abranger toda a superfície do dente, não esquecendo que a escova deve penetrar entre um dente e outro e na junção entre o dente e a gengiva.

Os cremes dentais são um capítulo à parte. Os melhores são aqueles que contêm flúor, pois auxiliam na prevenção das placas bacterianas.

O fio dental promove uma verdadeira faxina na boca, pois retira os restos de alimentos que a escovação não alcançou.

A língua também acumula grande quantidade de alimentos e bactérias. Uma boa medida é escovar também a língua, embora já existam acessórios específicos para promover uma boa higienização.

Dentes brancos não estão ao alcance somente dos artistas de televisão. Existem tratamentos clareadores que deixam os dentes branquíssimos e podem ser aplicados em casa, sob a orientação do dentista, é claro.

O clareamento doméstico funciona assim: o dentista confecciona um aparelho de acetato onde será colocado um gel; o paciente usará o "aparelho" na hora de dormir.

Uma forma bem moderna e eficaz é o clareamento com lâmpada alógena, cujos resultados são muito melhores do que o clareamento doméstico. Existem ainda tratamentos específicos para o clareamento de manchas escuras ou amarronzadas.

Os aparelhos ortodônticos já são rotina nos consultórios dentários. Modernos e eficazes, podem até ser transparentes e assim totalmente imperceptíveis quando colocados nos dentes. Eles corrigem diversas imperfeições da arcada dentária, principalmente os famigerados dentes tortos.

Uma boa higienização da boca, todos os dias, é o primeiro passo para prevenir doenças (sim, cárie é uma doença) e ter dentes sempre bonitos e sadios, mas o papel do dentista é fundamental.

O ideal é sempre consultá-lo a cada seis meses, assim poderá detectar pequenos pontos de cárie e tratá-los evitando danos maiores.

Infelizmente, além da falta de informação, uma grande barreira para a visita periódica ao dentista é aquela história que dentista é caro, mas já existe uma infinidade de planos odontológicos que funcionam como os tradicionais planos de saúde.

O usuário paga uma mensalidade e tem acesso regular ao dentista. Vale a pena pensar nisso. 


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
22 de Outubro, 2018
Os olhos na mira da beleza - 39
22 de Outubro, 2018
O CD Espelho da Vida chegou nas lojas - 37
22 de Outubro, 2018
O filme Custódia chegou nas locadoras - 39
22 de Outubro, 2018
Sobremesa de Banana da Naná - 44
22 de Outubro, 2018
Compota Quente de Frutas - 50


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       






























Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites