iFolha - Cuide da saúde de sua coluna

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 17 de Agosto de 2018
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 15/08/2018
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Canal da Nicole
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 28 de Maio, 2018 - 18:31
Cuide da saúde de sua coluna

A coluna vertebral sustenta todo o corpo por isso merece toda a atenção. Pelo menos deveria ser assim.

Alguns especialistas no assunto afirmam que a primeira providência que cada ser humano deveria tomar é alimentar-se de maneira adequada a fim de não adquirir mais peso do que a sua coluna poderia aguentar. Os quilos extras são alguns dos causadores de dores e outras complicações na coluna e nos pés. 

Além disso, as dores na coluna podem ocorrer por diversos motivos. O cansaço, a presença de um trauma e o sedentarismo são fatores que podem piorar ainda mais este problema. Mas com um tratamento adequado é possível reverter este quadro e minimizar as chances de o paciente ter outras lesões e recidivas.

Os exercícios de estabilização segmentar vertebral surgem como uma alternativa eficaz para manter a boa sustentação do corpo e eliminar as dores. O método consiste em reeducar o grupo de músculos próximo às articulações, que é, geralmente, o que mais sofre alteração em situações como dor, degeneração, trauma ou fadiga.

Quando alguém efetua um movimento, os chamados músculos estabilizadores se contraem antes mesmo de a ação acontecer. Se essa contração involuntária for inibida em razão do cansaço, da presença de um trauma ou como resultado do sedentarismo do paciente, a estabilidade da coluna fica comprometida e os movimentos vertebrais acontecem além de um limite seguro, o que pode acarretar lesões.

O tratamento é indicado, sobretudo, para dor lombar aguda e consiste em três fases: cognitiva, associativa e de automatismo. A primeira exige do paciente o compromisso de realizar o trabalho de recuperação destes músculos. A preocupação é dar ênfase à disfunção e não à patologia. A ideia é recuperar o movimento e promover a melhoria por meio de informações ergonômicas, que permitam ao paciente a usar a coluna ou o corpo inteiro de maneira mais favorável. Ele aprende a selecionar esse grupo específico de músculos, responsável pela estabilização segmentar.

Na segunda, a pessoa já começa a associar outros músculos. Na fase de automatismo, trabalha-se o músculo mais profundo abdominal, denominado de transverso que, geralmente, em pacientes com dor lombar, apresenta uma perda da antecipação da atividade elétrica, prejudicando o movimento.

A estabilização segmentar vertebral atua no sistema muscular, para que ele proteja as estruturas articulares da coluna, justamente com a finalidade de evitar micro traumas repetitivos, dor recorrente e degenerações precoces.

Há uma lista de exercícios simples que ajudam a fortalecer a coluna e contraem o transverso do abdômen. Eles podem ser feitos no dia a dia, mas todos dependem de uma avaliação, acompanhamento especializado e uma progressão adequada. De qualquer forma, qualquer pessoa está apta a trabalhar os músculos profundos da coluna.


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
15 de Agosto, 2018
Xande é preso por tráfico e denunciado como o autor do roubo de R$ 150 mil da AFPMO - 317
15 de Agosto, 2018
Menor é espancado por seguranças e servente sofre traumatismo craniano - 346
15 de Agosto, 2018
HB20 foi incendiado e moto e bolsa furtados em noite movimentada no Recinto do Fefol - 180
15 de Agosto, 2018
Diretor de escola de samba é preso por tráfico durante o Fefol - 347
13 de Agosto, 2018
Hugo Moura está faturando em presença vip - 99


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       






























Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites