iFolha - Decoração de Natal na praça gera polêmica no Facebook

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 17 de Dezembro de 2017
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 13/12/2017
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Social
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Coluna do Ivo
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Olímpia FC - TV
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 03 de Dezembro, 2017 - 21:44
Decoração de Natal na praça gera polêmica no Facebook

Nem bem começou a ser implantada nas Praças da Matriz de São João Batista e Rui Barbosa, a decoração de natal escolhida pela Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer já gerou uma grande polêmica no Facebook. Muitas críticas foram verificas em pelo menos quatro páginas pessoais que receberam centenas de comentários e curtições. Mas chama a atenção uma que faz menção a uma lasca de madeira ser um pedaço de pau e mandar ... no prefeito Fernando Cunha.

A assessoria de imprensa não soube informar ainda qual será a posição do prefeito em relação à manifestação. Mas, acredita-se que o fato deverá ser ana­lisado pelos seus advogados.


Em uma das páginas, o dono, que se identifica como Cleber Luiz, embora tenha justificado que sua iniciativa seria apenas a de saber informações sobre o custo da decoração, acabou abrindo a possibilidade de várias críticas.

A internauta Eliana Fer­nandes postou: “Deixa as luzinhas, tira esses palitos”. Edna Queiroz disse: “Isso é uma vergonha para cidade turística”. Camila Vilela avisa: “Gente lê o tex­to, está inacabado. Não representa nem 5% da decoração terminada. Vamos esperar para ver, para elogiar ou criticar”. Mas Natália Rocha cobra: “Se as outras decorações forem assim. Melhor deixar sem ...”.

Edemir Girotto postou: “Está muito ruim isso nem dá para saber se é o pau pau Noel ou o saci Pererê porque só tem um pau ou perna e o gorro tá igual ao do saci. Vergonha”. Rafael De Oliveira Anjos postou: “Além de feio, está prejudicando a natureza com essas madeiras cortadas para isso”. Sonia Silva acres­centou: “Papai Noel, versão Pinóquio. Mas vamos esperar, tenho certeza que vai ficar tudo lindo”. Cairo Vasconcellos disse que “está parecendo mais gnomos do que Papai Noel”. Andrea Azeda: “Achei criativo e rústico!! Eu particularmente gosto”.

Cleber Luis postou: “Quero deixar claro que o motivo da minha pos­ta­gem não foi apenas criticar a decoração. Quis esclarecer. Essa é apenas uma par­te. Claro que se fosse apenas isso, ficaria, no mínimo, estranho. Mas sabemos que será um conjunto, com vários itens. Vamos aguardar o resultado final. Espero que supere as expectativas”.

Carlos Roberto de Souza: “Gente eu achei que ficou ótimo, essa fogueira de São João”. Thaísa Amarildo: “vamos pensar além, alguém vai usar os paus para fazer cerca em algum sítio próprio após o Natal”. Edemir Girotto: “Esse mesmo alguém deve ter uma plantação de árvores e comprou as madeiras dele mesmo assim ganha ainda mais com a venda e depois a reutilização

Ellen Lima: “Para uma estância que atrai milhões de turistas é risível uma coisa dessas”.

Laerte Oliveira: “avisa a esse povo que foram colocadas estacas para apoiar os coqueiros que estavam correndo o risco de tombar. E uns vândalos desenharam nos mesmos, aproveitando o espírito natalino”.

“Desculpe (risos), mas não resisti e compartilhei. Mas eu não consegui decifrar as carinhas: PAPAI NOEL ou SANTOS REIS”, questiona um internauta. “A imagem pode conter: pessoas em pé e atividades ao ar livre”, acrescenta outro.

Walthinho Sucesso postou: “Rema, Rema, Remador ... Prefeitura já prevendo as inundações resolveu ajudar a população e colocou na praça Remos como enfeite de natal!!! Choveu, alagou ... pegue seu Papai Noel Remo e se salve”. Vanderleia Mussolin questionou: “Sério mesmo que isso é a decoração da cidade turística de Olímpia”.

Secretária de Cultura responde a internauta em “post” no Facebook

Em meio a grande polêmica verificada em razão da decoração natalina escolhida pela Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer, para ornamentar as Praças da Matriz de São João Batista e Rui Barbosa, durante o mês de dezembro, que costumeiramente são colocadas por conta e risco da Prefeitura Municipal, um diálogo entre a secretária Maria Justina Boitar Riscali, Tina, e internauta Helena de Souza Pereira, está registrado na página da advogada no Facebook.

“Olá, Helena! Recebi com surpresa seus comentários sobre as primeiras peças decorativas (ainda não concluídas) colocadas na nossa praça. Somente a título de informação o Prof. Romeu Tamelini, grande artista plástico da nossa cidade, passou horas pintando essas figuras tão significativas para as crianças e para os adultos que ainda sonham. Há muitos artistas envolvidos, além de voluntários nesse trabalho de decoração do Natal Encantado!


Após o término dos trabalhos, que deverá ser dia 7/12 (vamos trabalhar ainda muito), esperamos que em especial as crianças e toda nossa querida Olímpia se sintam mais leves, abraçadas, fraternas, afinal em última análise, esse deve ser o espirito de Natal! Nosso intuito é fazer o melhor.

Claro que todos são livres para opinar sobre qualquer coisa, eu também, mas achei que não poderia me omitir, pela gratidão que sinto pelos voluntários, artistas, crianças, entidades assistenciais e artesãos envolvidos em toda a programação no Natal Encantado 2017.

O mérito não será meu, tenha a certeza, mas de todos que estão se empenhando. O que mais precisamos nesse momento é a mensagem da Bíblia Sagrada: “Paz na terra aos homens a quem Ele quer bem”. Grata. Tina Riscali”

Mas Helena Souza Pereira respondeu: “Minha querida Tina. Se você observar meu comentário em algumas das postagens, verá que eu até comentei que a ornamentação ainda não estava concluída, o que não nos impede de opinar sobre o que ali está. Eu prefiro a franqueza do que a bajulação, mesmo porque não preciso puxar de saco de ninguém. Prefiro a sinceridade das críticas porque me permitem e incentivam a melhorar, do que a bajulação que nunca levam à nada. Compartilhei sim, algumas publicações muito bem humoradas. Graças a Deus ainda vivemos numa democracia e temos liberdade de expressão. O mesmo direito que tive por ocasião do Festival do Folclore, quando fui pessoalmente cumprimentá-la e também através deste Facebook, pela organização que esteve perfeita. Continuarei sempre, com toda sinceridade que me é peculiar, fazendo minhas críticas e meus elogios, quando for o caso. E ó ... como eu gosto muito de você, tenha em mente que: “ quem puxa saco puxa também o tapete”. Boa sorte. Quando eu achar que está bonito, pode ter certeza que serei a primeira a tecer elogios, como sempre fiz”.

Cultura inicia a montagem da ornamentação de Natal na praça

Desde a terça-feira desta semana, dia 28, a Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer, está fazendo a montagem da estrutura para os enfeites do “Natal Encantado”, evento que começa no dia 8 de de­zembro, na Praça da Ma­triz de São João Batista, e vai até o dia 23 de dezembro, antevéspera do Dia de Natal.

No local estão sendo colocadas as tendas que abrigarão as seis barracas de alimentação e artesanato, e ainda um espaço coberto com cadeiras proporcionando maior conforto durante as apresentações artísticas e culturais.


De acordo com a secretaria, serão seis barracas de alimentação comandadas por entidades assis­tenciais e clubes de serviço do município, como Ro­tary Clu­b de Olímpia; Instituto Influência Projeto “A­mor do Sertão”; Ther­mas Social; SOS Animais; Paróquia São Jo­sé; e Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Ca­sa do Artesão, todas oferecendo uma variedade de alimentos e produtos.

O Rotary Club de Olím­pia vai comercializar vinhos, suco de uva, cooler de pêssego, espetinhos de carne de porco e de frango, e bolinho de bacalhau. O projeto Amor do Sertão vai apostar nos doces. Espetinho de morango com chocolate, trufas, pão de mel, bolo de pote, além de bebidas estão no cardápio da entidade.

O Thermas Social também já divulgou seu cardápio e traz novidades: bolinho de arroz, batata assada, canja de galinha, espetinho de frios e bebidas, como cerveja, refrigerante, suco de laranja e água. A ONG SOS Animais oferecerá salgados, batata frita no copo, espetinho assados de frango, salgadinho no copo e bebidas, como cerveja, refrigerante e água.

Os pastéis – doces e salgados – não poderiam ficar de fora. Eles serão o carro-chefe da barraca da Paróquia São José, que ainda venderá espetinho de frango e bebidas.

Já o Fundo Social de Solidariedade escolheu um cardápio totalmente doce. Para os apreciadores, bolos variados como os recheados de nozes, brigadeiro e leite ninho, balas, pão de mel e queijadinha. E é claro, o saboroso cafe­zinho passado na hora que todos já conhecem. O espaço do Fundo Social será em parceria com a Casa do Artesão, e no local serão comercializados os artesanatos produzidos pelas artesãs que fazem parte da entidade.

DECORAÇÃO

Luzes de Led, guirlan­das, Papais Noéis, árvores, anjos e enormes laços vermelhos. Os enfeites natalinos também estão sendo colocados em toda a praça central da Estância Turística de Olímpia. Funcionários da secretaria de Cultura, Esportes e Lazer e voluntários do Conselho Municipal de Cultural trabalham intensamente na con­­fecção e na colocação dos adereços. “Estamos preparando tudo com mu­ito carinho para as famílias olimpienses e para os turistas. O propósito deste ano é encantar”, disse a secretária Maria Justina Boi­tar Riscali, Tina Ris­ca­li. “Encantar as crianças, encantar as famílias. É o encantamento de dentro pa­ra fora do ser humano, O encantamento de Natal, da magia do Natal. Época de amor, de solidariedade e de harmonia”, completou.

PROGRAMAÇÃO

A abertura do “Natal Encantado” de Olímpia será no dia 8 de dezembro, às 20 horas, uma sexta-feira. Após o acendimento das luzes, a secretaria da Educação apresentará o Auto de Natal com mais de 80 crianças. Haverá ainda a tradicional chegada do Papai Noel, organizada pela Associação Comercial e Industrial de Olímpia (ACI­O). Nesta noite, o bom velhinho sairá da sede da A­CIO, na Rua São João, e seguirá em carro aberto até o Gabinete Municipal, on­de será recebido pelo prefeito Fernando Cunha. Neste momento será realizado um espetáculo com os cantores Maikon Leandro da Silva Souza (tenor) e Aline dos Santos Costa (soprano) nas janelas do belíssimo prédio da Prefeitura. O momento mais esperado pelas crianças que caracteriza o Natal Encantado será certamente a caminhada do papai Noel a­té sua Casinha, que será mon­tada próximo ao CAT, acompanhado pelo Grupo na Batida, da Escola Estadual Reis Neves.

No sábado, dia 9, o palco será da Camerata de São José do Rio Preto, com a Cantata de Natal.

A programação de palco seguirá nos dias 14, 15 e 16, 21, 22 e 23, ou seja, de quinta-feira a sábado, das duas semanas seguintes da abertura. Se­rão mais de 25 atrações envolvendo quase 600 pessoas, entre músicos, dançarinos e artistas.


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
13 de Dezembro, 2017
Daemo assina contrato para perfuração e reestruturação de poços - 109
13 de Dezembro, 2017
Programação cultural do Natal Encantado continua nesta quinta - 87
13 de Dezembro, 2017
Jurista Luiz Flávio Gomes faz palestra na Casa do Advogado nesta quinta-feira - 114
13 de Dezembro, 2017
Trabalhador fica assustado ao saber de dívida de R$ 200 mil em loja de eletrodomésticos - 668
13 de Dezembro, 2017
Estelionatário vende panela por R$ 100, mas cobra R$ 1000, no cartão de crédito - 429


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       






























Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites