iFolha - Denúncia de suspeitos de covid-19 com rodízio de acompanhantes na Santa Casa viraliza na internet

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 26 de Maio de 2020
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 26/05/2020
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Cidade em Destaque
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 17 de Maio, 2020 - 20:22
Denúncia de suspeitos de covid-19 com rodízio de acompanhantes na Santa Casa viraliza na internet

FALTOU ORIENTAÇÃO OU VIGILÂNCIA?     Diretor técnico diz que em casos de pessoas com dificuldades especiais é permitido.

“Um conhecido meu faz 10 dias que está internado com acompanhante, todos os dias as filhas dele ficou la com ele por ordem da santa casa (...)”

Uma postagem no Facebook feita pelo perfil de nome Sidiclei Olímpia, no final da tarde de quarta-feira, 13, questionando o fato de pacientes com suspeita de covid-19 estarem ficando com acompanhantes na Santa Casa de Olím­pia acabou virali­zando na internet.

Sidiclei comentou: “Pessoal venho informar que todas as pessoas internadas na santa casa de Olímpia suspeito de corona vírus estão com acompanhante de dia e a noite, isso é um absurdo negligencia da santa casa ou o senhor secretario de saúde quer contaminar toda a cidade”.

INTERNADO 10 DIAS COM ACOMPANHANTE

E continuou: “Um conhecido meu faz 10 dias que está internado com acompanhante, todos os dias as filhas dele ficou la com ele por ordem da santa casa de Olímpia, quando foi hoje ele testou positivo para coronavirus , agora imagina o tanto de gente que pode esta contaminada nesse momento na cidade, só acho que se for internado como suspeito de coronavirus a saúde tem que isolar esse paciente de visitas e acompanhante ou dentro de poucos dias vamos ter centenas de casos em Olímpia , com isso cabe uma denuncia ao ministério da saúde para que apure a conduta da santa casa de Olímpia em relação a esses pacientes”.

Um pedido de resposta para a situação dos problemas de internação foi enviado para o diretor técnico do hospital, o médico Fábio Martinez, que afirmou que a recomendação segue orientação do Ministério da Saúde que prevê a possibilidade de se autorizar a presença de acompanhante em casos de idade avançada e se a pessoa apresentar dificuldades especiais. Caso contrário o paciente tem que ficar sozinho, isolado.

FALHA DE VIGILÂNCIA

“O certo é que apenas um acompanhante que já estava em contato com o paciente permaneça com ele durante o período da internação. Não pode haver troca de acompanhante. E por falha de vigilância isso acabou acontecendo”, afirmou Martinez.

E continuou: “A partir de agora pediremos para que o acompanhante assine um termo de responsabilidade de que vai seguir as normas exigidas e haverá uma fiscalização maior”, destacou.

Pelos 97 comentários e mais de 120 compartilha­mentos que a postagem obteve na internet, o paciente citado no comentário seria o senhor de 70 que acabou falecendo na madrugada de quinta-feira, 14, um dia após ter a confirmação de que estava com o vírus.

Em um outro perfil, no entanto, na quinta-feira, surgiu uma nova posta­gem dando conta de que uma pessoal que teria ficado como acompanhante do paciente que havia morrido no hospital contaminado pelo novo coronavírus estava na UPA passando mal.

ESTÁVAMOS REVEZANDO OITO PESSOAS

Nos comentários, Jacira Pereira conta: “ainda ontem, depois do resultado do exame dar positivo falaram que a gente tinha que escolher duas pessoas que tinham ficado com ele para revezar a partir de ontem, mas até ontem estávamos revezando oito pessoas. Eu sou uma das filhas que entrou de acompanhante e falaram que estava sem controle. Como estava se lá na frente pedem RG e tem tudo controlado. Queremos o resultado do meu pai”.

Muitos comentários questionavam também a informação dada pela prefeitura de que os familiares fariam exame e seriam monitorados pela vigilância sanitária e os parentes postaram comentários dizendo que ninguém tinha feito exame e que esse seria importante, pois senão não conseguiriam voltar a trabalhar.

A pessoa da família que estava passando mal na UPA, segundo informações publicadas no perfil onde se deu a polêmica, teria sido consultada e, sem fazer exames, mandada de volta para casa e tomar o medicamento dado, com a orientação de que se piorasse era para voltar.


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
26 de Maio, 2020
Os politiqueiros e suas falsas verdades, pedido de exame de covid-19 e morte de mototaxista foram os temas do Cidade em Destaque de terça-feira, 26.05.2020 - 46
26 de Maio, 2020
Briga no Quinta da Colina termina com homem esfaqueado na segunda-feira - 75
26 de Maio, 2020
Olímpia tem mais um caso de covid-19 confirmado e vai a 43 - 134
26 de Maio, 2020
“Chaves” e “Chapolin” boas opções para assistir na quarentena - 52
26 de Maio, 2020
Totalmente Demais: Policiais vão à casa de Germano para apreender Fabinho - 56


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       








Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites