iFolha - Desbrave o Peru e tenha aventuras inesquecíveis

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 14 de Novembro de 2018
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 13/11/2018
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Canal da Nicole
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 22 de Outubro, 2018 - 15:58
Desbrave o Peru e tenha aventuras inesquecíveis

Talvez um dos lugares mais conhecidos e comentados do Peru seja Machu Picchu, considerada como sendo a “primeira das sete maravilhas da atualidade” / GB Imagem



As lhamas são um dos animais símbolos do Peru, e de toda aquela região; os animais contrastam com as ruínas seculares e constituem uma atração à parte a ser admirada pelos turistas nos campos peruanos / GB Imagem

 

 

Peru é um destino inesquecível para o visitante, que pode viver a magia e o mistério do maravilhoso legado de civilizações milenares. O país também exibe uma das arquiteturas mais ricamente decoradas, que mostram, não apenas o apogeu de seu passado colonial, mas também o início de sua fase Republicana.

Por esse legado, a Unesco tem considerado como Patrimônio Cultural da Humanidade as seguintes localidades: o Centro Histórico de Cuzco; o Santuário Histórico de Macchu Picchu; o Sítio Arqueológico de Chavín; a Zona Arqueológica de Chan Chán; o Conjunto Conventual de São Francisco; o Centro Histórico de Lima; as Linhas e Geoglífos de Nazca e dos Pampas de Jumaná; o Centro Histórico de Arequipa; o Parque Nacional Huascarán; o Parque Nacional Manú; e o Parque Nacional do Rio Abiseo.

Além desses já reconhecidos sítios históricos e arqueológicos, o Peru é o país onde mais se tem encontrado “cidades perdidas” nas últimas décadas, como, por exemplo, o Gran Pajatén (1963), Vilcabamba La Vieja (1964), Vilaya (1985) e Saposoa (2002).

Isso sem contar os mausoléus, como o da Lagoa das Múmias (descoberto em 1996); o de Sipán (descoberto em 1987), onde se vê o luxuoso enterro de um soberano mochica nas areias de Lambayeque e uma profusão de peças artísticas elaboradas em metais preciosos, e cujo descobrimento é comparado ao do túmulo de Tutankamon no Egito.

E não esqueçamos que o Peru tem também Machu Picchu, eleita pelos leitores da prestigiosa revista britânica “Wanderlust” como a “primeira das sete maravilhas da atualidade”, seguida pelos templos de Angkor (Camboja), o Taj Mahal (Índia), Petra (Jordânia), o Grand Canion (EUA), a Grande Muralha da China, e as Ilhas Galápagos (Equador). A lista total está conformada por 75 dos mais importantes sítios turísticos do mundo. A revista brasileira “Viagem e Turismo” outorgou à cidadela inca o segundo lugar na categoria 'O Melhor no Ecoturismo'.

O turismo de aventura e o ecoturismo também são grandes atrações no Peru. A Cordilheira dos Andes, por exemplo, é a preferida dos que praticam trekking, andinismo e escalada de montanha. Mais de 12.000 lagoas, picos nevados que ultrapassam os 6.000 metros, os canyons mais profundos do mundo e seus alegres vales e povoados, reservam surpresas incomparáveis. Também sempre se encontra no Peru algum rio caudaloso onde praticar canoagem, belas sendas para pedalar em bicicleta e ventos que aguardam serem domados com asa delta e parapentes. As praias de Paracas e as da costa norte são ideais para os esportes náuticos, como o surfe, a pesca e o mergulho. E ainda: a espessura da selva amazônica serve de marco para a pesca esportiva e para a observação da natureza. Sob o cálido sol ou o estrelado céu noturno, o Peru é o lugar ideal para desfrutar de uma estadia única e inesquecível.

Tem crescido o número de brasileiros que procuram pelos roteiros de aventura no País dos Incas. Um dos fatores determinantes para o incremento de turistas brasileiros é o trabalho cooperado das operadoras turísticas peruanas com as agências de viagens brasileiras, que ampliam a comercialização do destino.

Animais dóceis, as lhamas são um dos animais símbolos do Peru, e de toda aquela região;  os animais contrastam com as ruínas seculares e constituem uma atração à parte a ser admirada pelos turistas nos campos peruanos.

A história do Peru, vista a partir de um prato típico nos remete a séculos de sabores. De acordo com uma pesquisa realizada com peruanos, 81% acreditam que a gastronomia local deve ser considerada patrimônio cultural da humanidade. As razões são evidentemente animadoras, conclusivas e indiscutíveis para os que têm convivido com tais sensações gustativas desde o berço. Vale a pena mencionar o tempero onde a pimenta é protagonista, a variedade e a riqueza dos produtos nacionais, tão complexas e ao mesmo tempo tão singulares, por conta dos costumes, mitos, rituais e crenças próprias de cada região do país.

A rica história, a mestiçagem e a fusão de culturas no Peru têm enriquecido a sua gastronomia que é fruto do encontro de civilizações como a chinesa, italiana, espanhola e japonesa com os insumos e preparação andina.

O artesanato peruano também é uma atração à parte. O artesanato do Peru é colorido, com múltiplas funcionalidades, e remete aos costumes incas e aos antigos artesãos, que há centenas de anos desenvolveram essa atividade, utilizando todo o tipo de material que pudesse expressar as experiências do dia a dia da população da época, o resultado são criações coloridas e lindíssimas, refletindo a alegria do povo daquele país.

Com múltiplas facetas, assim é o Peru. Sua geografia demonstra: um litoral desértico quente, uma serra imponente e uma floresta exuberante que convidam a viver todo o tipo de experiências radicais, onde você pode praticar montanhismo na cordilheira, sandboard nas dunas litorâneas, canoagem nos rios ou trekking no Caminho Inca. Por tudo isso, vale a pena conhecer o nosso vizinho Peru!


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
13 de Novembro, 2018
Thermas dos Laranjais é a 4.ª melhor do Brasil em gestão de pessoas do “Valor Econômico” - 64
13 de Novembro, 2018
3.º Jantar Beneficente em prol da Santa Casa lota o salão social do Thermas dos Laranjais - 87
13 de Novembro, 2018
Geninho entra com Habeas Corpus para não quebrar o seu sigilo bancário e fiscal - 315
12 de Novembro, 2018
O caos na Saúde pública local e a miopia de quem se nega a ver - 94
12 de Novembro, 2018
Tratando a pele do modo certo - 63


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       






























Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites