iFolha - Dicas para economizar nas tarefas e nos reparos de casa

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 01 de Outubro de 2020
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 30/09/2020
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Cidade em Destaque
Radio iFolha
TViFOLHA


Olimpia, 11 de Fevereiro, 2020 - 17:22
Dicas para economizar nas tarefas e nos reparos de casa

Em tempos de crise, sempre é bom economizar. Uma das formas de reduzir os custos de manutenção de uma casa é colocar a “mão na massa”, realizando tarefas e serviços que em geral são executadas por profissionais especializados.

Com cuidado e atenção, aliados a ferramentas e produtos adequados, é possível poupar um bom dinheiro. Mas, antes de arregaçar as mangas e sair fazendo estripulias pela casa, tome cuidado para evitar acidentes – de uma martelada no mindinho a um corte no pé, imprevistos podem acontecer, ainda mais quando não se lida de forma precavida com ferramentas ou produtos de limpeza.

Então, sempre que for meter a “mão na massa”, utilize equipamentos de proteção, como óculos e luvas. Tenha claro também que qualquer procedimento que inclua o uso de equipamentos elétricos exige total atenção. Com energia elétrica, não se brinca – o menor descuido pode ter consequências graves.

Com isso em mente, programe um tempo para a execução das tarefas. Desta forma, você poderá realizar o que precisa ser feito da melhor forma possível – e sem acidentes. E o melhor: com uma trilha sonora agradável ou a companhia de alguém especial, o trabalho pode até se tornar algo divertido.

 

Limpeza de tapetes

Caso haja alguma mancha, utilize o Limpa Carpete, produto desenvolvido especialmente para este tipo de superfície. Em seguida use uma lavadora de alta pressão. Primeiro, pendure-o na posição vertical – sobre um muro, uma cerca ou mesmo um fio de alta resistência, capaz de suportar o peso do objeto molhado. Depois, acione a lavadora, fazendo com que o jato percorra toda a superfície do tapete. Pronto. Agora é só ter paciência para deixar a água escorrer e o tapete secar. 

 

Limpeza de colchões e estofados

Em média, passamos um terço de nossos dias dormindo. Por isso, ter um colchão em boas condições significa qualidade de vida. Além da questão estrutural – colchões usados podem ficar deformados, prejudicando a postura e o sono –, um aspecto essencial a ser observado é a higiene. Com o tempo, os colchões podem se tornar o habitat perfeito para a proliferação de bactérias e ácaros prejudiciais à saúde. Assim, recomenda-se que a limpeza do colchão de seis em seis meses. Passe um bom aspirador de pó, em ambos os lados, depois realize uma limpeza a seco, pode-se aplicar produtos especiais como o álcool perfumado, usando uma flanela.

 

Instalação de chuveiro

Antes de mais nada, desligue a energia ou o disjuntor do banheiro e feche o registro de água. Em geral, a substituição de um chuveiro é simples, uma vez que os canos e as conexões elétricas são padronizados – o encanamento e os fios usados no chuveiro antigo serão os mesmos aos quais o novo chuveiro deverá ser conectado. Assim, os passos essenciais são estes: desconecte os fios; desenrosque o chuveiro da parede; passe fita veda-rosca na ponta do cano do novo chuveiro e instale-o (enroscando-o no cano da parede) no lugar do antigo; ligue os fios; cubra as emendas com fita isolante. Em caso de dúvidas, recomenda-se a leitura do manual de instruções do produto. Feitas as conexões, antes de religar a energia, abra o registro de água para que o chuveiro não esteja vazio quando ligado à força – se for ligado sem água, ele provavelmente irá queimar. Os procedimentos para a troca de resistência são semelhantes. Para isso, basta seguir os passos iniciais do procedimento anterior (fechar o registro de água e desligar o disjuntor do banheiro). Depois, basta abrir o chuveiro (fique atento: cada modelo é aberto de uma forma diferente) e substituir a resistência, observando e posicionando os pontos de conexão da peça nova conforme o padrão da que está sendo trocada.

 

Remoção de mofo e limo

A limpeza de locais atingidos por mofo e limo só será completa se a infiltração ou a umidade do ambiente forem resolvidas. Caso contrário, o problema não irá demorar para voltar. Para realizar a limpeza, espere o mofo secar. Depois, aplique um tira limo. O produto pode ser usado para remover manchas e sujeiras difíceis de limo, resíduos de sabonete e mofo, especialmente em azulejos, portas, rodapés, cortinas de box, tapetes de vinil e pisos frios. Para o enxágue e a completa remoção das sujeiras, também se pode utilizar uma lavadora de alta pressão.

 

Desentupimento de pias

Muitas vezes, o entupimento tem causas mais simples do que se costuma imaginar. Em boa parte dos casos, o agente causador está poucos centímetros abaixo da pia. Para desentupir, comece desrosqueando o copo do sifão, localizado abaixo da pia. Se houver algum objeto ou acúmulo de resíduos obstruindo a saída da água, basta retirá-lo, limpar o encanamento e recolocá-lo de volta no local. Em casos mais graves, a origem do entupimento pode estar na caixa de gordura. Nessas situações, recomenda-se a aplicação de produtos específicos para a limpeza da caixa de gordura.

 

Trabalhos de jardinagem

De nada adianta ter um grande jardim se a grama está sempre alta, as árvores vivem cobrindo a passagem das pessoas e cerca viva tira o espaço de lazer das crianças. Manter o pátio e o jardim bem cuidados é essencial para o melhor aproveitamento do espaço que a casa oferece e que a família precisa. Para as mais diversas tarefas de jardinagem existem empresas especializadas que oferecem a possibilidade de locação de equipamentos. Entre as opções estão aparador de cerca viva, cortadoras de grama elétrica e a gasolina, podador de galhos e roçadeiras elétrica e a gasolina.


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
30 de Setembro, 2020
Olímpia fechou setembro com a metade dos casos de agosto - 106
30 de Setembro, 2020
Olímpia tem mais uma morte na 4.ª feira e fecha setembro com 18 óbitos por Covid - 134
30 de Setembro, 2020
Proprietário de chácara que perdeu quase tudo diz que fogo começou perto do rio Cachoeirinha - 470
30 de Setembro, 2020
Vídeo mostra extensão de queimada que quase atingiu a zona urbana de Olímpia na quarta-feira - 208
30 de Setembro, 2020
Incêndio possivelmente criminoso quase atinge a cidade no início da tarde de 4.ª feira - 322


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       








Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites