iFolha - Estiagem faz Daemo continuar o processo de racionamento

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 20 de Julho de 2018
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 18/07/2018
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Olímpia FC - TV
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 08 de Outubro, 2017 - 20:36
Estiagem faz Daemo continuar o processo de racionamento

A estiagem – falta de chuvas por longo período – que está atingindo a microrregião de Olímpia, principalmente nas nascentes do córrego Olhos D’água, está fazendo com que a Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente – Daemo Ambien­tal – continue com o processo de racionamento na distribuição de água tratada aos consumidores da cidade. Para o superintendente do Daemo, Otávio Lamana Sarti, ainda há riscos da estiagem continuar.

“A Daemo Ambiental informa que as chuvas dos últimos dias ainda não foram suficientes para a recuperação do Ribeirão Olhos D’Água. No momento, o município não sofre com falta d’água, mas a população precisa continuar economizando água, pois ainda podemos ter alguns períodos de estiagem”, diz nota encaminhada à redação nesta semana.


O sistema de racionamento foi implantado a partir da noite do dia 15 de setembro, quando já era considerável a redução da vazão do córrego Olhos D’água e também a falta de reposições nos lençóis utilizados para o abastecimento através de poços profundos.

O objetivo, segundo a direção da autarquia, era socorrer alguns bairros que poderão ser futuramente desabastecidos. Por isso, a Daemo orientava para que os moradores do São José (zona sul), Jardim Glória (região central), Álvaro Brito (zona oeste), Centro, e, Silva Melo (zona oeste), todos abastecidos com água captada no Olhos D’água, fiquem e evitem o consumo exagerado.

Além disso, consumidores dos bairros da zona leste, como Viva Olímpia, Harmonia, Jardim Paulista e Jardim Leonor (zona sudeste), devem fechar os registros por volta das 22 horas, e deixem fechado até o dia seguinte pela manhã, para evitar água suja nas caixas d’água das residências.

Volta a chover em Olímpia
depois de quase 130 dias

Embora ainda considerado como não sendo volume necessário, voltou a chover em Olímpia depois de quase 130 dias. Mesmo que timidamente, o primeiro registro foi feito na noite da sexta-feira, dia 30, quando o pluviômetro da Casa de Agricultura marcou o total de apenas 4,2 milímetros. No total, até a manhã da terça-feira desta semana, dia 3, choveu 71.7 milímetros.


No entanto, do total de 71,7 milímetros, mais da metade, ou seja, 43,8 milímetros choveu no domingo, dia 1.º de outubro. O restante foi dividido entre a segunda-feira, dia 2, (15,4 milímetros) e na terça-feira, dia 3, quando foram registrados 8,3 milímetros.

Como se recorda, até no sábado, dia 12 de agosto, a cidade estava há 83 dias sem um registro sequer de chuvas. A última chuva havia sido registrada no dia 21 de maio próximo passado, quando foram registrados aproximadamente 35 milímetros. Naquele mês foram registra­dos 128 milímetros, mas não foi o mês que mais choveu na cidade.

Aliás, considerando os índices históricos, 2017 foi o ano com o menor índice pluviométrico. No total do período foram registrados 275.1 milímetros de chuva.


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
18 de Julho, 2018
Manifestantes queimam 15 ônibus, 9 veículos e até banheiros químicos - 2207
18 de Julho, 2018
Olimpiense de apenas 21 anos morre em batida de moto em árvore - 1069
18 de Julho, 2018
PM revida rojão disparado por manifestantes com gás lacrimogêneo no Jardim Santa Ifigênia - 745
18 de Julho, 2018
Irmão de “Beiço” diz que eletricista morreu por um motivo “besta” - 793
16 de Julho, 2018
PM de São Paulo mata olimpiense com um tiro no abdome em bar na Av. Aurora Forti Neves - 1115


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       






























Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites