iFolha - Final de ano também pode ser sinônimo de isolamento e frustração

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 14 de Dezembro de 2018
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 13/12/2018
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Canal da Nicole
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 03 de Dezembro, 2018 - 08:20
Final de ano também pode ser sinônimo de isolamento e frustração

O mês de dezembro é sempre muito esperado porque é mês de festas e confraternização; ocasião em que se renovam a esperança, os votos de amizade, os laços de amor. No entanto, o mês de dezembro também se apresenta como tempo de depressão e baixa autoestima. Para muitos, é tempo de sofrimento e de reviver sentimentos negativos.

É comum nessa época vermos propagandas e fotos nas redes sociais, nas quais o amor e o espírito de felicidade predominam entre familiares e amigos o tempo todo. Porém na vida real nem sempre é assim.

Especialistas em comportamento humano explicam que diversos fatores originados no inconsciente contribuem para uma espécie de confusão de emoções, entre eles a falta de controle ou conhecimento próprio que impulsionam sentimentos como desolação, solidão, depressão, angustia no período natalino, ansiedade, transtornos de humor e muito estresse. Em ambas as situações esses sentimentos são acompanhados de receio, desconforto e descontentamento nas datas comemorativas.

Curiosamente a globalização, assim como o mundo virtual e tudo que gravita em volta dele, são associações mentais que colaboram ainda mais com esses sentimentos, pois interferem negativamente na realidade de muitos.

No Natal as pessoas se sentem mais sozinhas, pois muitas vezes percebem que não possuem tantos amigos. Já no Ano Novo sentem carência de perspectiva, com medo do novo ciclo que se inicia. É uma sensação de pânico que pode se instalar “na cabeça” do indivíduo que precisará de ajuda especializada para sair de uma espécie de escuridão que afetará o seu relacionamento com o mundo à sua volta.

Por isso, é preciso ter cuidado com as imagens divulgadas nas redes sociais, pois nem sempre correspondem à realidade. A tecnologia ajuda a aproximação das pessoas, mas o contato real, o olho no olho, ainda é a melhor coisa que existe.

Se você se encaixa no perfil daqueles que tendem à depressão e tristeza nesta época do ano, preste atenção em algumas dicas. No Natal, o auge dos sintomas da depressão pode ser veemente minimizado através de um reagrupamento familiar, pois o conforto adquirido junto aos seus é imensurável. Portanto nessa época vale manter as relações familiares balanceadas. Interaja com seus sentimentos. Se aquela pessoa que você amava se foi (no caso de um parente, amigo (a), namorado (a)), tente se lembrar dos momentos alegres que vocês tiveram juntos. Se não tiver família, compartilhe os momentos com os amigos, ou atue como voluntário em alguma instituição. Qualquer medida é mais importante do que o isolamento e a solidão. Para o Ano Novo, mantenha a realidade em dia. Não sonhe com o impossível, isso só aumenta a ansiedade e o estresse.

Use ambas as datas para a promoção positiva de sua mudança. Não compactue com conjecturas. Isso o deixará mais aliviado no Ano Novo, afastando-o de confusões e desorientações, possibilitando criação de metas. Foque nelas e estabeleça esse objetivo. Obedeça a seu orçamento e realize suas atividades pessoais de acordo com o mesmo impedindo o aumento ou estabelecimento da frustração. O bom começo de ano se dá quando você decide se livrar de tudo aquilo que te faz mal. Aprender a falar “não” também se constitui numa boa tática para melhorar a sua qualidade de vida.


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
12 de Dezembro, 2018
Polícia faz busca e apreensão em Escritório de advocacia de Olímpia - 168
12 de Dezembro, 2018
Assaltantes levaram mais de 20 baterias da Auto Elétrica do “Dirceu” - 60
12 de Dezembro, 2018
Ex- vereador é roubado por motociclista quando esta sentado na Praça da Cizoto - 109
12 de Dezembro, 2018
Empresário é roubado e leva tiro centro da cidade - 69
10 de Dezembro, 2018
Dia 10 de dezembro: Dia do Palhaço - 57


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       




























Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites