iFolha - O café como aliado da saúde

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 14 de Novembro de 2018
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 13/11/2018
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Canal da Nicole
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 22 de Outubro, 2018 - 15:55
O café como aliado da saúde

O café é a bebida dos brasileiros e do resto do mundo também. A bebida é bem popular e foi incrementada e pode até ser encontrada na categoria “café gourmet”. O café é o melhor companheiro do pão de queijo, renova o ânimo no meio da tarde, é um bom despertador de manhã, enfim, tem sempre um bom motivo para se tomar café.

E mais, estudos apontam que a bebida mais consumida pelos brasileiros pode auxiliar na prevenção de inúmeras doenças, como câncer e AVC, além de contribuir para a queima de gordura.

O café é uma das bebidas mais populares do planeta, porém o que poucos sabem é que, enquanto a cafeína pode ser uma vilã quando consumida exageradamente, se ingerida na quantidade correta a substância pode trazer uma série de benefícios para a saúde. Os estudos apontam que consumo seguro diário de cafeína para adultos que não possuem sensibilidade à substância é de 400 mg por dia, o que equivale a mais ou menos três xícaras de 150 ml café, já que cada uma tem de 60 a 150 mg de cafeína.

Veja quais os principais benefícios que o café pode trazer para a nossa saúde: alguns estudos sugerem que o consumo diário de café ajuda a prevenir vários tipos de tumor, incluindo o câncer de mamas, de intestino, próstata, ovários e fígado; o café pode ajudar a prevenir a deterioração da visão e afastar uma possível cegueira causada devido a fatores como envelhecimento e diabetes; a cafeína presente no café faz com que a bebida tenha uma ação termogênica, aumentando o gasto calórico e contribuindo para a queima de gordura; apesar de ainda estarem sendo realizadas pesquisas sobre o assunto, estudos apontam que a cafeína auxilia na prevenção e tratamento de doenças por ter efeito anti-inflamatório, regulando e reduzindo inflamações; uma pesquisa brasileira associou o consumo moderado da bebida a um menor risco de problemas cardiovasculares já que o grão é rico em polifenóis que têm demonstrado ação protetora na prevenção de várias doenças crônicas; alguns estudos indicam que o café tem efeito antioxidante, ajudando assim a diminuir o acúmulo de gorduras saturadas e a reduzir a resistência à insulina, propriedades que podem minimizar o risco de AVC.

No entanto, os mesmos especialistas que estudam os benefícios da ingestão do café, alertam que para que o café seja realmente benéfico é preciso consumi-lo com moderação e da maneira correta. Por exemplo, você não deve substituir seu café da manhã por muitas xícaras de café ou então tomar café junto com medicamentos antidepressivos ou para acompanhar cigarros, pois isso pode causar fortes dores de cabeça e elevar a pressão arterial. Da mesma forma, pacientes com problema de gastrite e refluxo também devem evitar o café. Além disso, uma boa ideia é  trocar o café industrial pelo café orgânico e evite adicionar leite, creme de leite, chantili ou muito açúcar em sua bebida. No lugar, de preferência para algumas gotas de leite desnatado, estévia ou açúcar mascavo, já que estes ingredientes possuem menos calorias.


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
13 de Novembro, 2018
Thermas dos Laranjais é a 4.ª melhor do Brasil em gestão de pessoas do “Valor Econômico” - 62
13 de Novembro, 2018
3.º Jantar Beneficente em prol da Santa Casa lota o salão social do Thermas dos Laranjais - 85
13 de Novembro, 2018
Geninho entra com Habeas Corpus para não quebrar o seu sigilo bancário e fiscal - 305
12 de Novembro, 2018
O caos na Saúde pública local e a miopia de quem se nega a ver - 94
12 de Novembro, 2018
Tratando a pele do modo certo - 63


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       






























Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites