iFolha - O espetáculo da Ilha da Madeira

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 22 de Maio de 2019
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 20/05/2019
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Canal da Nicole
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 25 de Fevereiro, 2019 - 08:31
O espetáculo da Ilha da Madeira

A Ilha da Madeira é uma mistura de história, modernidade e riquezas naturais. Tudo na medida certa / GB Imagem



O artesanato da Ilha da Madeira é conhecido no mundo inteiro, assim como o vinho produzido por lá. Um dos destaques são os famosos bordados que são sinônimos de requinte e bom gosto. Por lá existem várias lojas com suas vitrines lotadas de bordados / GB Imagem

 

 

Já foi revelado que para quem gosta de esportes em cenários paradisíacos, a Ilha a Madeira é um destino perfeito. Mas que tal um passeio pela ilha do vinho e do bordado? Que tal desfrutar de lugares centenários com todo o conforto oferecido pela modernidade?

Assim é na Ilha da Madeira, um dos maiores pontos turísticos de Portugal. O lugar começou a ser povoado pelos idos de 1432 – por isso guarda tanta história; sua paisagem exuberante constitui um dos seus maiores atrativos. A economia da ilha gira em torno do turismo, artesanato, flores, frutos tropicais e, claro, o seu renomado vinho. No quesito artesanato, o bordado é famosíssimo e tido como item de luxo e requinte.

Banhada pelo Oceano Atlântico, a ilha convida a velejar e a praticar o sky, surf e mergulho, sendo que a temperatura da água do mar varia de 18 a 24 graus, dependendo a época do ano. Os golfinhos que andam por aqueles mares constituem uma atração à parte.

E falando um pouco dos hotéis, o atendimento é sempre personalizado e o requinte faz parte do jeito de ser madeirense. O visitante pode optar por hotéis moderníssimos, pelas centenárias “Quintas da Madeira” ou pelo Turismo Rural.

A ilha compreende seis cidades, Funchal, Porto Santo, Machico, Câmara de Lobos, Santa Cruz e Santana; Funchal é a capital, situada na costa sul também é a mais populosa com cerca de 120 mil habitantes; ali se encontram os melhores hotéis, os quartos são luxuosos e com vista para o mar e a serra. A cidade está recheada de monumentos, praças e ruas históricas; tem ainda jardins encantadores, vilas pitorescas, grutas vulcânicas impressionantes e uma charmosa orla costeira com praias naturais e vistas magníficas.

Continuando nossa viagem, é tempo de conhecer outros lugares do arquipélago. Vai ser preciso pegar um barco e percorrer a distância de quarenta quilômetros que separa a Ilha da Madeira e a Ilha de Porto Santo, considerada um paraíso por aqueles que lá passaram.

As areias são douradas e contrastam com o azul-turquesa do mar. Além dos irresistíveis mergulhos, tem campos de golfe, hipismo, jeep-safari, passeios de charrete e ainda a casa onde viveu Cristóvão Colombo.

Também conhecida como Ilha Dourada, Porto Santo ganha cada vez mais adeptos por causa das propriedades terapêuticas de suas areias, resultantes do desmantelamento de um enorme recife de coral ocorrido há mais de 30 mil anos, localizado numa das plataformas da ilha. Segundo pesquisadores, trata-se de um areia fina que possui elementos químicos benéficos para a saúde.

Para quem gosta de mar, a prática de snorkeling, mergulho, vela, windsurf, surf e pesca esportiva são algumas das opções. Imperdível também é um passeio ao longo da costa, a bordo de uma das inúmeras embarcações disponíveis, que pode ser um catamarã ou um barco à vela. O passeio é acompanhado de golfinhos, baleias e focas que vivem no mar da ilha.

A Ponta de São Lourenço, uma reserva natural com vistas panorâmicas do Oceano Atlântico e de espetaculares formações rochosas, é uma paisagem única muito diferente do resto da ilha. Se você for passear a pé poderá encontrar uma variedade de plantas diferentes como a erva gelada, o cardo, a maçacota, a perpétua de São Lourenço, o murrião e muitas outras. Descendo a encosta tem uma praia isolada chamada Prainha, que é a única praia de areia preta natural da ilha. Muito procurada é ótima para banhos de mar.

Novamente, dê uma paradinha para prestar atenção à gastronomia do lugar. Os pratos típicos, além do bife de atum com molho vilhão, são o peixe espada com banana frita, milho cozido ou frito, bolo do caco com manteiga de alho e bolo de mel.

A Ilha da Madeira também é cultura e lazer. Toda a história da ilha pode ser vista no “Madeira Story Center” e nas “Grutas de São Vicente – Pavilhão de Vulcanologia”. Tem ainda o Centro de Ciência Viva do Porto Moniz, o Aquário da Madeira e o Parque Temático de Santana. Especialmente para as crianças foi criado o Madeira Magic.

O arquipélago inclui ainda pequenas ilhas desabitadas, entre elas, as Ilhas Desertas, que constituem uma Reserva Biogenética desde 1992, status conferido pelo Conselho da Europa devido à presença no local de mamíferos marinhos únicos; é o último reduto da foca monge, a foca mais rara do mundo. Priorizando a preservação ambiental da ilha, naquele local é proibida a pesca submarina e navegação na parte sul.

Voltando a capital Funchal, na cidade encontram-se os mais modernos hotéis da região com apartamentos luxuosos e restaurantes temáticos, oferecendo ainda uma movimentada vida noturna, que não fica devendo nada a outros grandes centros.

Como se vê, você pode ter férias inesquecíveis a uma hora e meia do chamado Portugal Continental. Consulte o seu agente de viagens.


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
20 de Maio, 2019
Vida real - 61
20 de Maio, 2019
Os amigos da cabeleira - 59
20 de Maio, 2019
O CD da novela Verão 90 chegou nas lojas - 60
20 de Maio, 2019
O filme Oitava Série chegou nas locadoras - 51
20 de Maio, 2019
Arroz-doce Caramelizado - 63


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       




























Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites