iFolha - O leite é um alimento completo

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 11 de Agosto de 2020
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 11/08/2020
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Cidade em Destaque
Radio iFolha
TViFOLHA


Olimpia, 27 de Julho, 2020 - 15:05
O leite é um alimento completo

O leite é o primeiro alimento com o qual temos o contato quando nascemos. É primordial à vida, é saboroso e saudável; fonte de vitaminas, proteínas e minerais (fonte de cálcio), é um alimento essencial em todas as fases da vida. É por isso que o Ministério da Saúde, a OMS (Organização Mundial da Saúde) e outras organizações internacionais recomendam três porções diárias de leite ou derivados como iogurte, queijo ou bebidas à base de leite. 
O leite é considerado um alimento completo, por ser fonte de diferentes nutrientes essenciais à saúde, e se destaca pela interação e boa biodisponibilidade de seus nutrientes, ou seja, proteínas, essenciais para formação de células musculares, o sistema imunológico e alguns hormônios; minerais, como fósforo e zinco participam de diversas funções como sistema imunológico, e o cálcio, considerado a maior fonte alimentar, responsável pela saúde óssea e na prevenção da osteoporose. 
Além disso, estudos recentes têm mostrado uma nova faceta do leite na saúde: prevenção da obesidade, doenças no coração, diabetes, síndrome metabólica e ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue.

Há algum tempo vem se discutindo a importância da ingestão de leite e seus derivados para uma dieta saudável e nutritiva. Segundo o recente estudo feito por pesquisadores norte-americanos, o consumo da bebida pode ajudar também no processo de perda de peso e, com isso, prevenir problemas como a obesidade. O estudo mostra que populações de diferentes faixas etárias que consomem leite são mais magras e tem menos tendência a serem obesas. Segundo os mesmos pesquisadores, essa relação pode ser atribuída ao cálcio presente no leite que pode estimular a redução de gordura no organismo.

Evidências epidemiológicas mostram que o consumo de leite e produtos lácteos é relacionado como um fator inversamente proporcional à pressão sanguínea e ao risco de hipertensão. Isso se deve aos minerais presentes no leite: o cálcio, potássio e ao magnésio.

Para uma boa saúde dentária é importante, além dos cuidados relacionados à higiene, uma alimentação cuidadosa, que ajuda a formação dentária, protege os dentes de cáries e mantém a gengiva saudável. O leite é importante, pois o cálcio é o principal mineral envolvido na formação e manutenção de dentes saudáveis.

O diabetes é uma doença provocada pela deficiência de produção e/ou de ação do hormônio insulina, que leva a importantes complicações na saúde. Entre as diferentes formas de tratamento nutricional para esta doença, estudos recentes mostram que o leite pode ser um importante coadjuvante no tratamento e prevenção deste problema. Este efeito se daria a partir do alto teor de aminoácidos das proteínas do soro do leite, as quais afetam os processos metabólicos do organismo, favorecendo o controle da glicemia e a ação da insulina e, dessa forma, atuaria positivamente do controle das taxas de açúcar no sangue. Lembrando que o tratamento do diabetes precisa de orientação médica e a simples ingestão de leite não trarão o controle e nem a cura desta doença.

A osteoporose é definida como uma doença esquelética caracterizada por baixa massa óssea e deterioração do tecido ósseo com consequente aumento na fragilidade dos ossos e susceptibilidade a fraturas. O cálcio presente no leite é responsável pela mineralização óssea em todas as idades. E por isso deve ser consumido em todas as idades para a prevenção da osteoporose.

Apesar de o leite ser um alimento essencial, algumas pessoas possuem intolerância à lactose. Por isso, sempre é preciso recorrer ao médico quando sentir qualquer anormalidade. Pessoas portadoras de doenças crônicas sempre devem seguir as recomendações médicas quanto aos alimentos a serem ingeridos.


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
11 de Agosto, 2020
Cuidados especiais com os atores vulneráveis - 50
11 de Agosto, 2020
A postura corporal tem tudo a ver com beleza - 35
11 de Agosto, 2020
Mano Walter lança EP “Histórias” - 44
11 de Agosto, 2020
Filme; Um Elefante Sentado Quieto - 44
11 de Agosto, 2020
Cappuccino de Canela com Mel - 46


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       








Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites