iFolha - O mercado que modela a emoção e estabelece até as comemorações

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 20 de Novembro de 2017
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 20/11/2017
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Social
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Coluna do Ivo
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Olímpia FC - TV
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 15 de Outubro, 2017 - 13:50
O mercado que modela a emoção e estabelece até as comemorações


Só pra contestar, Papai Noel vem
no Dia das Crianças de Nicole e Sofia

José Antônio Arantes c/ Rainer Sousa da equipe Brasil Escola

CLARO, ...
... o objetivo é comercial. Visa sustentar este novo Deus que comanda a vida da quase totalidade das pessoas deste Brasil varonil, o chamado Deus Mercado. Mas como não tem como se isolar do mundo e utilizando a máxima de que se não dá para vencer o inimigo o melhor é unir-se a ele, por que não unir o clima da data que ensina as crianças que felicidade é consumo, com outro, cultuado em outra data de mesmo condão, o Natal, para criar um clima de magia e de exercício imaginativo de nossas crianças? E aí sim, cultuar o afeto, o amor, a própria relação entre seres quase humanos.

FOI DENTRO ...
... deste contexto que no último dia das crianças, claro, também querendo sentir a emoção do abraço de minhas pequenas, que com tal intensidade só é obtido por ocasião do Natal, resolvi vestir a fantasia de Papai-Noel do final do ano, também nesta data, unindo o útil ao agradável, ou mesmo ao que muitos possam considerar desagradável. Quem sabe? Afinal, cada um tem a sua própria verdade e com ela julga gregos e troianos.

MAIS UMA ...
... vez, a situação se repete. A magia, o encanto, parece tomar conta do ambiente. A alegria das minhas duas crianças e até das outras, cujos corpos já dão marcas do passar do tempo, é contagiante.

PARA ...
... explicar e aumentar o mito do personagem para minhas meninas, Nicole e Sofia, criei dois irmãos gêmeos imaginários que Dona Sofia, a mãe do Filhosófo, nunca aceitou, aproveitando o próprio personagem que surgiu para explicar uma mesma voz falando de música e de jornalismo na rádio Cidade, o Big Joe e, para encabeçar os dotes culinários, o outro, Joselito.

NA ...
... “estória” infantil e para adultos, ambos nasceram junto com o jornalista na Santa Casa local de Olímpia nos idos de 1958. Mas Big Joe acabou desaparecendo do berçário (ficção gente, não realidade) e sendo levado para a Austrália, onde foi adotado por uma índia chamada Cangureta. E ele, além de contar histórias da música na rádio Cidade, vem em todos os natais, já há alguns anos, vestido de Papai Noel, fazer a alegria da grande paixão Nicole. Mais recentemente também da princesa Sofia.

JÁ ...
... Joselito, também desaparecido nos idos de 58 do berçário imaginário, foi para a Espanha, onde foi adotado por um casal de camponeses. Este acabou se tornando chefe de cozinha com formação nas melhores escolas da França. É ele o responsável pelo tempero do principal espetinho do Sassá Espetos.

ESTÓRIAS ...
... quase literárias ou meros contos para as duas infantis, a verdade é que já provoca até o medo da grande amiga e quase tia Rita de Cássia de, em tempos de pós-verdade, se continuar sendo repetida tantas vezes, se transformar em verdade familiar.

SE FOI ...
... uma iniciativa benéfica ou maléfica; se amenizou ou não o efeito alienante da educação para o consumismo desenfreado da própria data, cada um poderá julgar dentro de seus próprios conceitos. Mas, o fato é que se causou danos ou não para a educação das minhas pequenas, ou se não foram extirpados no todo, pelo menos se aproveitou o momento para o proliferar de energias positivas contagiantes, momentos de sorrisos no rosto, de emoção infantil destacada, de abraços fortes e apertados, de alegria desenfreada.

O FILME ...
... está no Youtube pra todos conferirem. E também no site iFolha, em www.ifolha.com.br, onde compartilho com prazer este momento único que uma simples fantasia infantil pode provocar. E a lição que fica é a de que não podemos, nunca, perder nossa capacidade de sonhar, de almejar um mundo melhor, com muito mais amor, sorrisos e momentos de alegria no relacionamento entre “nossotros”, seres quase humanos.

PARA AJUDAR ...
... a entender o caso, a história e não a estória, está no UOL Educação que o Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países. Cada um escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar de seus menores. Ao mesmo tempo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças.

A ESCOLHA ...
... desta data se deu porque nesse mesmo dia, no ano de 1959, o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação. No caso brasileiro, a tentativa de se padronizar uma data para as crianças aconteceu algumas décadas antes.

EM ...
... 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.

ENTRETANTO, ...
...  a data não se tornou uma unanimidade imediata. Somente em 1955, ela começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada Estrela. Primeiramente, Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da empresa, lançou a chamada “Semana do Bebê Robusto”. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos.

COM ISSO, ...
... lançaram uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do “12 de outubro” criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.

José Salamargo ... uma criança feliz carcomida pelo tempo que não perde alegria e a utopia de achar que ainda pode ajudar a construir um mundo melhor. Feliz Dia das Crianças para todos nós.


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
20 de Novembro, 2017
Olímpia FC estreia contra o São Bernardo no ABC - 75
19 de Novembro, 2017
Menor é detido depois de furtar duas baterias - 75
19 de Novembro, 2017
Polícia esclarece roubos e prende cinco acusados - 386
19 de Novembro, 2017
Engenheiro é acusado de embriaguez e por agredir policial - 326
19 de Novembro, 2017
ACIO divulga premiação na campanha de Natal de 2017 - 55


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       
































Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites