iFolha - Olímpia despeja um terço do esgoto que polui rios do noroeste paulista

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 21 de Outubro de 2017
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 19/10/2017
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Social
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Coluna do Ivo
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Olímpia FC - TV
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 02 de Outubro, 2017 - 19:36
Olímpia despeja um terço do esgoto que polui rios do noroeste paulista

 Só Olímpia, segundo dados que constam em relatório inédito feito pela Agência Nacional de Á­guas (ANA), é responsável por um terço da carga de DBO (demanda bioquímica de oxigênio) despejada por toda a região. A DBO é a carga orgânica proveniente do esgoto que vai pa­ra o rio, uma poluição que diminui o oxigênio da água e consequen­temente prejudica a vida aquática. O estudo é o maior já feito na área de saneamento básico e reúne dados de 5.570 municípios brasileiros. As informações utilizadas são de 2013.

Os rios da região de São José do Rio Preto recebem por dia 6 toneladas de esgoto. A carga equivale ao material coletado ou não pelo sistema de captação de 54 municípios do Noroeste paulista e que são despejados sem nenhum tipo de tratamento.

O relatório mostra que de 61 cidades da região de Rio Preto, apenas sete possuem 100% de eficiência na captação e tratamento de esgoto. Outras 54, entre elas Olímpia, con­tinuam jogando algum tipo de esgoto sem tratamento nos rios.


Cidade de 54 mil habitantes, Olímpia leva o sta­tus de “Estância Turística”. Mas, o crescimento turístico não foi acompanhado pelas obras de tratamento do esgoto gerado. O município deixa de tratar 77,2% de todo o esgoto coletado, o que represen­ta uma carga de 2.078,1 quilos de DBO por dia poluindo os rios.

FALTA INVESTIMENTO

Para o Samir Barcha, ge­ó­logo especialista em hi­drogeologia e membro do Comitê das Bacias Hi­dro­gráficas dos Rios Turvo e Grande (CBH-TG), diversos prefeitos da região não tiveram a visão ambiental que deveriam ter. “Isso tu­do é reflexo de crescimento da população aliado à falta de investimentos. Foram deixando esse tipo de investimento para depois e isso foi ficando mais caro. Essas são obras de alto valor para os municípios”, afirmou.

De acordo com Barcha, o Comitê tem feito um bom trabalho e mudando a realidade desses municípios. “Hoje a situação está melhor. A maioria desses municípios já está com sistema de tratamento”, disse.

CIDADES TRATAM 100%

Votuporanga é a maior em número de habitantes entre as sete cidades que, de acordo com o estudo da ANA, tratam todo o esgoto gerado por seus moradores.

O superintendente adjunto da Saev Ambiental – autarquia que cuida do tratamento de esgoto -, Marcelo Marin Zeitune, afirmou que a estação de tratamento foi inaugurada em 2010 com 100% de eficiência, índice que é mantido até hoje.“Con­segui­mos manter o mesmo índice. Tratamos os esgoto de nos­sos 38 mil clientes”, disse.

A Estação de Tratamento de Esgoto de Votu­po­ranga ocupa uma área de 11 alqueires e está localizada a 14 quilômetros da cidade.“Todo nosso sistema de captação é feito por gravidade, portanto também não gastamos energia elétrica com isso. Durante o tratamento também gastamos pouca energia. Usamos o sistema australiano, que se consiste em lagoas aeróbicas e anaeró­bicas”, afirmou.As outras cidades que tratam 100% do esgoto são Altair, Cajo­bi, Fru­tal, Mirasso­lândia, Pereira Barreto e Santa Fé do Sul.

RIO PRETO

Maior cidade da região, Rio Preto não consegue tratar todo o seu esgoto. De acordo com o estudo, a cidade deixa de coletar e tratar 1,6% do total, o que representa 327,8 quilos de DBO por dia jogados nos rios.

 


 

Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
19 de Outubro, 2017
Polícia captura procurado condenado a 27 anos de prisão por estupro de vulnerável - 363
19 de Outubro, 2017
“Euripinho” quase foi transferido para São Paulo para fazer tratamento fisioterápico - 1081
19 de Outubro, 2017
Ampliação do Fórum poderá custar R$ 14 milhões - 171
19 de Outubro, 2017
Feriado em Olímpia registra maior ocupação hoteleira do ano - 101
16 de Outubro, 2017
Na novela da Record - 61


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       
































Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites