iFolha - Olimpiense lança livro na 5.ª feira, 16, no Sesc Rio Preto

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 19 de Agosto de 2017
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 18/08/2017
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Social
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Coluna do Ivo
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Olímpia FC - TV
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 15 de Março, 2017 - 21:25
Olimpiense lança livro na 5.ª feira, 16, no Sesc Rio Preto

Do Diário da Região

Quem lê viaja. Sobre isso, não há dúvida. As páginas carregadas de palavras são capazes de conduzir a mente e os sentidos para lugares distantes, seja real ou imaginário. O sétimo livro da psicóloga, educadora e escritora Maria Antônia de Oliveira (foto), de Olímpia, faz jus a essa máxima literária. Trata de uma viagem, sim, mas essa por um lugar historicamente explorado por estudiosos da condição humana.(foto de Mara Sousa).

Viagem pelo Mundo Interior (Vitrine Literária), que será lançado nesta quinta-feira, 16, no Sesc Rio Preto, é uma viagem existencial cujo roteiro é marcado pelas reflexões do analista suíço Carl Gustav Jung (1875-1961), o pai da psicologia analítica, um dos temas estudados por Maria Antonia ao longo de sua carreira na área da educação.

Mergulhar no universo junguiano, para desvendar conceitos como o arquétipo, o inconsciente coletivo, o complexo e a sincronicidade, é uma tarefa que existe estudo e tempo. Mas que pode ser prazerosa na companhia da autora, que constrói sua Viagem pelo Mundo Interior com muita poesia e crônica. Uma espécie de ‘kit básico’ sobre o legado de Jung.

Autora de cinco livros de poesia e de uma biografia sobre seu avô, Davi de Oliveira - Um Homem de Alma Grande, lançada no ano passado, Maria Antonia diz que sua nova publicação é uma porta de entrada para o mundo junguiano. “Minha carreira sempre foi pautada pelo diálogo entre psicologia e arte. Com esse livro, busquei traduzir o que sei de Jung, de uma forma mais simbólica e acessível, para tocar no coração das pessoas”, comenta.

Composto de poemas, crônicas, prosas e citações literárias, Viagem pelo Mundo Interior também representa um passeio da autora pelo seu universo pessoal. “Não deixa de ser uma viagem para dentro de mim. Jung falava muito da importância de cuidar do nosso ‘mundo interior’. Isso é fundamental nos dias de hoje, em que há uma supervalorização do mundo exterior”, destaca.

Os oito capítulos da obra fazem referência a termos e conceitos da psicologia analítica. Desta forma, há o capítulo dedicado ao ego, que a autora classifica como ‘o gerente da casa’, assim como outro à persona, considerada por Maria Antonia ‘a máscara para todas as ocasiões’. A viagem segue longe, chegando ao lugar habitado pelos sonhos e à manifestação do código do ser, em referência ao processo de individuação estudado por Jung.

O lançamento de Viagem pelo Mundo Interior também será uma boa oportunidade para conhecer um pouco mais sobre as estudos do analista suíço. A sessão de autógrafos será antecedida por um bate-papo com a analista junguiana Inês Praxedes Longhi, responsável pelo prefácio da obra.


Comentários - 2
Genival Miranda
Publicado em 16 de Março, 2017

Tenho grande honra de conhecer a psicologa e escritora Maria Antonia e fico muito feliz em saber que ela está lançando mais um livro. Fiquei muito interessado em ler o livro que pelo tema e seu comentário sobre o termo persona que é derivado da palavra latina equivalente a máscara, e se refere às máscaras usadas pelos atores no teatro grego clássico para dar significado aos papéis que estavam representando.

Jonas
Publicado em 16 de Março, 2017

A bagagem intelectual da escritora merece nossa admiração e incentivo. com certeza comprarei o livro.Gostaria de saber o nome dos outros livros.SUCESSO

 
Ultimas Noticias
17 de Agosto, 2017
Juiz nega a prisão domiciliar para Euripinho mas ainda pode voltar atrás após exames particulares - 290
17 de Agosto, 2017
Amiga diz que jovem morta pelo pai após homenageá-lo na web queria cursar psicologia - 631
16 de Agosto, 2017
Para delegada ninguém nunca vai saber motivo de homem matar a mulher e a filha em Guaraci - 273
15 de Agosto, 2017
Menino de quatro anos que presenciou pai matar a mãe e a irmã em Guaraci foi salvo por uma vizinha - 968
15 de Agosto, 2017
Servente briga com a namorada, tenta suicídio deitando na pista e causa acidente com 5 vítimas - 624


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       
































Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites