iFolha - Perfuração de poço profundo deve começar dia 24 de janeiro

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 19 de Fevereiro de 2018
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 19/02/2018
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Social
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Coluna do Ivo
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Olímpia FC - TV
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 15 de Janeiro, 2018 - 10:34
Perfuração de poço profundo deve começar dia 24 de janeiro

Com a finalidade de melhorar o abastecimento e acabar com a falta de água e as torneiras secas na Estância Turística de Olím­pia, a Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente – Daemo Am­bi­en­tal dará início no próximo dia 24 de janeiro a perfuração do poço profundo, que será instalado na sede da ETA – Estação de Tratamento de Água, do Jardim Toledo. O contrato com a empresa Água Nossa – Poços Artesianos Ltda., foi assinado na quarta-feira desta semana, dia 10.

O novo poço terá profundidade prevista para 1.100 metros e vazão estimada em 350 metros cúbicos por hora. A obra de perfuração do poço profundo será de forma contínua, com cronograma de 90 até 120 dias, nos períodos diurno e noturno, intermitente, até a sua conclusão. O investimento se­rá de R$ 3.428.500,00.

“Com esse novo poço, a cidade ampliará em mais de 100% a captação de á­gua para fornecimento à população e, com is­so, diminui-se o risco de falta d’água. Esse po­ço fo­i um pedido do prefeito Fer­nan­do Cunha para que, em 2019, tenhamos o triplo de reservação e possamos resolver o problema de falta d’água”, disse José Au­gus­to Gia­notto, superintendente da Daemo Ambi­ental.

Além da obra, a empresa será responsável pela emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), transporte, material, mão-de-obra e e­qui­pamentos necessários para a perfeita execução do serviço, projeto de localização da perfuração e projeto de poço tubular profundo.

“No município, 40% do abastecimento vêm do Cór­rego Olhos D’Água, mas, em período de seca, o rio tem sua capacidade diminuída. Por isso, a necessidade de outro poço. A nova captação será pe­lo Aquífero Guarani e, a­lém de gerar economia, vai aumentar e tornar mais constante a vazão”, afirmou o prefeito Fer­nando Augus­to Cunha.

REUNIÃO COM MORADORES

Por outro lado, na última terça-feira, 9, a Daemo Ambiental reuniu os moradores do bairro Jardim Toledo para explicar sobre a perfuração do poço profundo, que ficará dentro da sede da autarquia. Essa foi a segunda reunião de conscientização, a primeira foi realizada no final do mês de dezembro, na Ca­sa de Cultura.

Durante o encontro, a en­­genheira Camila Valente Furquim Vicente fez uma apresentação sobre a água e o solo, o Aquífero Gua­ra­ni e a respeito da perfuração do poço profundo. Além disso, foi divulgado aos moradores o estudo realizado pelos Fiscais Am­­bientais da Daemo sobre o impacto sonoro da obra e o barulho real das máquinas durante a perfuração.

Daemo contrata empresa para produção de mudas

O Viveiro Municipal da Estância Turística de Olím­pia está passando por re­for­mulações e uma delas é a contratação de uma empresa especializada na pro­dução de mudas. Na úl­tima semana, dia 8 de janeiro, a Superintendência de Água, Esgoto e Meio Am­biente – Daemo Am­biental, responsável por administrar o espaço, assinou contrato com a empresa Alcides Aparecido Candido EPP.

A empresa, contratada por meio de licitação, ficará responsável pela pro­­dução de mudas adequadas à arborização urbana, reflorestamento, cultivo agrícola, frutíferas e ornamentais e serviços gerais. O contrato terá vigência de 12 meses.

A partir da assinatura do contrato, a empresa tem uma meta anual de produção de mudas e de serviços. Ao todo, serão 60 mil mudas a serem produzidas e plantadas.

O Viveiro Municipal é fundamental para a multiplicação das espécies nativas e exóticas a serem produzidas, tanto para o reflorestamento, arboriza­ção urbana como para pa­i­sagismo.

O espaço permanece a­berto de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16 horas e aos sábados, das 8 horas às 11 horas. O viveiro está localizado na Estrada Municipal Vi­tó­rio Celso Cisoto, quilômetro 1,5, no Parque Am­biental do município.

CAMPANHA

Por outro lado, o órgão já realiza uma campanha pensando em ampliar a cobertura vegetal arbórea, beneficiar a biodi­versi­da­de e promover a melhoria da qualidade ambiental do município.

Para tanto, foi instituída a Campanha Permanente de Incentivo à Arboriza­ção da Estância Turística de Olímpia, principalmente, nas áreas mais carentes de vegetação.

Além da distribuição gratuita de mudas feita diariamente no Viveiro Municipal, a Daemo Am­bi­en­tal realizará, a partir deste mês de janeiro, a distribuição de mudas de árvores em frente à sede administrativa da autar­quia, na A­venida Harry Giannec­chi­ni, 350 - Jardim Toledo, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16 horas, em dias específicos, conforme cro­nograma divulgado.

Dentre as árvores frutíferas que são doadas estão Pinha, Jambo Amarelo, Café, Cabeludinha, Goiaba, Romã, Tamarindo e Pitanga. Já para plantio em calçadas, são distribuídas mudas de árvores de pequeno e médio porte, Sabão-de-Macaco, Pa­ta-de-Vaca, Flamboyant Mirim, Ipê de Jardim, Noni, Aroeira Pimenteira e Cás­sia.

Além da doação de mudas, serão entregues car­tilhas sobre Educação Am­biental e a população também receberá orientações e informações sobre questões ambientais.



Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
18 de Fevereiro, 2018
Aposentado cai no golpe da “funcionária” e perde quase R$ 10 mil com cartão trocado - 120
18 de Fevereiro, 2018
Operação “Edurance” prende traficante e devedor de pensão - 403
18 de Fevereiro, 2018
Estudante hipoteca casa da avó para ficar em liberdade - 87
18 de Fevereiro, 2018
Caminhoneiro fica ferido após bater em traseira de carreta em rodovia - 142
18 de Fevereiro, 2018
Ladrões levam fusca 77 de aposentada e o abandonam no Quinta das Aroeiras - 146


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       






























Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites