iFolha - Pesquisa desta Folha demonstra que Geninho não é o primeiro deputado federal de Olímpia

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 13 de Novembro de 2018
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 12/11/2018
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Canal da Nicole
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 21 de Outubro, 2018 - 22:45
Pesquisa desta Folha demonstra que Geninho não é o primeiro deputado federal de Olímpia

Uma pesquisa realizada esta semana pela Folha da Região, demonstra que o ex-prefeito Eugênio José Zuliani, Geni­nho (foto), não é o primeiro deputado federal eleito pe­la Estância Turística de Olímpia. Não procede, portanto, o chamamento utilizado por ele, em sua recente campanha eleitoral, apregoando, em sua propaganda, que a cidade teria a oportunidade de, pela primeira vez em sua história, eleger um deputado federal.

Da mesma forma não pro­cede a informação encaminhada a alguns órgãos da mídia local, provavelmente por sua assessoria, no sentido de que Ge­ninho tornou-se o primeiro deputado federal de O­límpia, na história política do Município. A afirmação é falsa, induzindo a erro in­voluntário aqueles que deram divulgação a essa informação inverídica.

Não é o caso, porém, de se classificar a divulgação da informação equivocada como “fakenews”, expressão muito em moda e utilizada atualmente para a­lertar o público quanto à falsidade de determinadas mensagens.

Assim pode ser entendido uma vez que o “fa­ke­news” é intencional, propositado e produzido com o intuito de prejudicar alguém ou obter vantagens de forma pouco idônea, razão pela qual muitos a consideram dolosa e de má fé.

Certamente este não é o caso dos órgãos de divulgação locais que, confiando na fonte das informações recebidas, deram publicidade a uma afirmação errada.

A rigor, culpa cabe a quem preparou e distribuiu a informação falsa, agravada a culpa pela ignorância de seu autor ou autores quanto à história política de nosso Município, e pela indigência ao não ter realizado qualquer pesquisa junto aos eleitores mais antigos da cidade ou mesmo através do Go­ogle.

PRIMEIRO DEPUTADO FEDERAL POR OLÍMPIA

O histórico dos eventos e da vida política do Município de Olímpia registra que o primeiro deputado federal com domicílio eleitoral em nossa cidade foi o médico José Lopes Ferraz, eleito para a Câmara Federal instalada em 1946 e que teve, inclusive, atribuições constitucionais, tendo promulgado a Cons­tituição Brasileira de 1946 em substituição à Constituição de 1937, originária do regime ditatorial anterior.

José Lopes Ferraz exercia a medicina em Olím­pia, tendo sido o fundador da antiga Casa de Saúde Lopes Ferraz, já extinta, lo­calizada no prédio onde está estabelecida hoje a Sociedade Beneficente de Socorros Mútuos, na Rua Dr. Antônio Olímpio.

Exerceu o cargo de Prefeito Municipal no tempo em que o país era governado por Getúlio Vargas e em 1945 disputou as eleições para a Câmara Federal, também com atribuições de assem­ble­ia constituinte, tendo si­do eleito sob a legenda do antigo Partido Social Democrático- PSD, que não tem nada a ver com o atual PSD.

Faleceu precocemente em 1946, pouco após sua posse como deputado federal, tendo participado dos trabalhos de elaboração da Constituição Nacional, promulgada naquele ano.

Na política local foi sucedido por seus irmãos Eloy Lopes Ferraz (que se elegeu deputado estadual), Waldemar Lopes Fer­raz (foi Prefeito de O­lím­pia, deputado estadual e Secretário do Interior na gestão do Governador Abreu Sodré) e Afonso Lopes Fer­raz (foi Presidente da Câmara e Prefeito), todos já falecidos.


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
12 de Novembro, 2018
O caos na Saúde pública local e a miopia de quem se nega a ver - 55
12 de Novembro, 2018
Tratando a pele do modo certo - 28
12 de Novembro, 2018
O CD Duas da Tarde – Silva chegou nas lojas - 25
12 de Novembro, 2018
O filme O Escorpião Rei 5 – O Livro das Almas chegou nas locadoras - 31
12 de Novembro, 2018
Camarão Ensopado - 28


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       






























Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites