iFolha - Plantando saúde e bem-estar

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 22 de Novembro de 2019
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 21/11/2019
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Cidade em Destaque
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 12 de Agosto, 2019 - 16:03
Plantando saúde e bem-estar

Ninguém gosta de ficar doente, mesmo sabendo que a doença é inerente à vida. No entanto, muito se pode fazer quanto o assunto é prevenção. Cuidar bem do corpo e da mente é fundamental. E esse cuidado deve fazer parte do nosso dia a dia. Não é difícil.

Especialistas em Saúde e Nutrição podem nos ajudar a compreender melhor o assunto. Pode parecer clichê, mas é real: se alimente bem. E isso não quer dizer que a alimentação deva ser composta apenas de verduras, legumes e frutas. Se alimentar bem é ter uma dieta diversificada e equilibrada, sem radicalismos. Todos os alimentos são permitidos, as quantidades é que vão variar de acordo com cada perfil. O que não pode são os exageros, lembrando sempre de manter a hidratação em dia e evitar o consumo de itens que não trazem benefícios à saúde, como bebidas alcoólicas em excesso.

Ter uma alimentação saudável é benéfico tanto fisicamente como mentalmente, e aqueles que se alimentam de forma adequada tendem a ter mais disposição e autoestima. Além disso, a alimentação é uma aliada importante na prevenção de doenças como obesidade, câncer, anemia, diabetes, hipertensão arterial, entre outras.
Por fim, não se pode esquecer a importância do prazer ao comer. A refeição é uma experiência cheia de significados, que ultrapassam a nutrição em si. Por isso, equilíbrio e prazer são as palavras-chave.

O exercício físico regular e orientado proporciona condicionamento cardiorrespiratório e é a única maneira de ajudar a diminuir as perdas musculares decorrentes do envelhecimento, iniciadas com a diminuição do tônus muscular a partir dos 40 anos de idade. Além disso, a prática traz independência e reduz o risco de comprometimento cognitivo.

É importante estabelecer uma rotina de consulta ao médico e rastreamento de possíveis doenças.

É sempre válido lembrar que após a prevenção, o diagnóstico precoce é essencial para garantir uma saúde de qualidade no longo prazo. Isso garante que o tratamento adequado seja iniciado o quanto antes e as chances de sucesso sejam significativamente maiores.

O cuidado com a saúde deve ser integrado, não deixe de lado sua saúde mental. Diversas situações do dia a dia fazem com que a saúde mental das pessoas seja impactada – um exemplo disso são as exigências da vida moderna, que requer ainda mais agilidade e disposição das pessoas. Esses fatores, por sua vez, podem influenciar no desenvolvimento de doenças como a ansiedade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo, com 18,6 milhões convivendo com o transtorno.

Por isso é importante manter o equilíbrio no dia a dia, separando sempre um tempo para fazer algo que descontraia e dê prazer, sem se esquecer também do descanso. Ler um bom livro, sair com amigos, meditar – existem várias técnicas de relaxamento que trazem uma sensação de tranquilidade e bem-estar, ajudando a lidar melhor com a vida moderna.

Fuja do isolamento e da solidão. Sendo assim, apesar da importância de se desenvolver uma independência e dedicar um tempo para si, não se pode deixar de lado o convívio com outras pessoas, como amigos e familiares. Essas experiências trazem ganhos físicos e emocionais da infância à velhice, e também contribuem para o autoconhecimento, além do aprendizado sobre conviver com as diferenças.

O contato com pessoas diferentes é uma oportunidade de nos conhecermos melhor e nos construirmos ao longo do tempo, além de contribuir também com o desenvolvimento do outro. Por isso, a construção de relações é imprescindível para uma vida saudável e mais feliz.


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
21 de Novembro, 2019
Caso de bebê mordido em creche de Severínia repercute no Brasil inteiro - 535
19 de Novembro, 2019
Fazendo sucesso - 1764
19 de Novembro, 2019
Aloe vera ou babosa, tanto faz! O importante é que traz benefícios para a saúde e beleza - 380
19 de Novembro, 2019
Luan Santana lança álbum ao vivo "Viva" - 340
19 de Novembro, 2019
O filme A Tabacaria já está disponível! - 398


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       
























Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites