iFolha - Prefeitura comemora bombeamento de esgoto da cidade para a ETE mais de três meses depois de sua inauguração

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 07 de Dezembro de 2019
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 02/12/2019
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Cidade em Destaque
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 24 de Novembro, 2019 - 21:13
Prefeitura comemora bombeamento de esgoto da cidade para a ETE mais de três meses depois de sua inauguração

DA REDAÇÃO COM ASSESSORIA

A prefeitura praticamente fez festa, reuniu parte do secretariado e dos co­missi­onados para comemorar o fato de mais de três meses após inaugurar a ETE – Estação de Tratamento de Esgoto após a rodovia Assis Chateaubriand, finalmente, na tarde da quarta-feira, 20, começou a bombear o esgoto da cidade que era despejado no riacho Olhos D’água, 500 metros adiante do Thermas dos Laranjais, para ser tratado na Estação.

No release enviado para imprensa e publicado em seu site, a prefeitura comemorou: “A Estância Turística de Olímpia acaba de colocar em operação definitiva a maior obra de saneamento da história da cidade, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Depois de mais de um século, o município tem, pela primeira vez, capacidade para tratar 100% do esgoto gerado”, claro, sem citar que a obra havia sido inaugurada há mais de três meses.

E continuou: “Trata-se de um marco importante na questão de qualidade de vida e meio ambiente, tendo em vista que, até então, apenas 22,8% do esgoto do município era tratado, em uma estação compacta, e o restante era lançado in natura no Córrego Olhos D’Água”.

Segundo a assessoria: “O funcionamento oficial da ETE teve início na tarde de quarta-feira (20), quando o emissário, com 2,5 quilômetros, foi liberado para canalizar o esgoto da cidade até a estação. A ETE começou a ser construída em 2011, ficou paralisada por alguns anos e foi retomada, no início de 2018. A parte civil do empreendimento foi inaugurada pelo Governo do Estado em agosto deste ano e, desde então, a Daemo Ambiental, que administra a ETE, vinha realizando os testes dos equipamentos como bombas, painéis e válvulas de manobras, além de formalizar os trâmites legais necessários para a operação, como a liberação da CETESB e a outorga que autoriza o município a devolver o esgoto tratado ao Córrego Olhos D’Água”.

“Não podíamos admitir uma cidade como Olímpia ter tão pouco esgoto tratado. Então, desde que assumimos, buscamos concluir esta obra. Agradeço aos três Governadores e ao Geninho que nos deu apoio. Esse sistema começa próximo ao Thermas dos Laranjais onde o esgoto é jogado no Córrego Olhos D’Água desde que Olímpia existe. Agora, o esgoto chega ao emissário e é levado, rapidamente, até a estação, que está na outra margem da Rodovia Assis Chateaubriand. O condutor levará o esgoto para a estação de bom­beamento onde será feito o processo de tratamento de bactérias, digestão de poluentes, filtragem e operação de limpeza, fazendo com que o esgoto retorne para o rio já tratado”, explicou o prefeito Fernando Cunha sobre o funcionamento da ETE.

“A estação tem capacidade para receber 500 mil litros por hora de esgoto, atendendo toda a cidade com margem. Por isso, este é um marco histórico em nossa cidade, porque, a partir de hoje, Olímpia terá 100% de tratamento de esgoto e sem poluir o córrego. Tínhamos uma dívida com o rio e estamos devolvendo a vida a ele. Então, agora, renasce um novo Olhos D’Água”, acrescentou o prefeito.

E a nota conclui: “A ETE, cujo investimento foi de R$ 28 milhões, permitirá a retirada de aproximadamente 81 toneladas/mês de esgoto doméstico do córrego, beneficiando toda a população da cidade e da região, bem como as bacias hidrográficas dos rios Turvo e Grande”.

 


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
02 de Dezembro, 2019
No cinema nacional - 516
02 de Dezembro, 2019
Época do ano boa para se exercitar - 499
02 de Dezembro, 2019
Mano Walter apresenta a faixa e o clipe de “Tô Disponível” - 497
02 de Dezembro, 2019
O filme Luta de Classes já está disponível! - 545
02 de Dezembro, 2019
Panetone com Gotas de Chocolate - 523


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       
























Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites