iFolha - Professor Ivo de Souza está internado na UTI em estado gravíssimo com provável morte cerebral

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 20 de Novembro de 2017
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 20/11/2017
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Social
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Coluna do Ivo
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Olímpia FC - TV
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 08 de Novembro, 2017 - 12:05
Professor Ivo de Souza está internado na UTI em estado gravíssimo com provável morte cerebral

O professor Ivo de Souza, professor aposentado e colaborador desta Folha por mais de duas décadas, onde mantinha  semanalmente a “Coluna do Ivo”, está internado na UTI – Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Misericórdia de Olímpia em estado gravíssimo, com provável morte cerebral.

A informação foi confirmada no início da manhã desta quarta-feira, 08, pelo diretor clínico do hospital, o médico cirurgião Nilton Roberto Martines, que explicou que o quadro dele, no seu entendimento, leva ao diagnóstico de morte cerebral, pois não apresenta nenhum tipo de reflexo, está em coma profundo.


Segundo o médico já foi tentada por diversas vezes a retirada do respirador, mas ele não tem nenhum tipo de reflexo. “Entendo que o estado dele é gravíssimo”.

Nilton, no entanto, não soube afirmar com certeza o que pode ter acontecido com ele, pois não acompanhou diretamente todo o processo. “Mas as hipóteses são de que tenha tido uma embolia cerebral, uma hipófise cerebral. Faltou oxigênio no cérebro dele. Então, não tem o que pensar, a hipótese é de morte cerebral”, disse o médico.

Martines complementou dizendo que pelo que ele colheu de informações no hospital ele teria operado o joelho, não teria tomado anticoagulante que teria sido prescrito para ele e teve uma embolia cerebral. “Seria mais ou menos esta história”, destacou.

Outra história, segundo Nilton, é a de que ele teria chegado em uma unidade de atendimento de plano de saúde e teriam achado que ele estaria dormindo, quietinho, então teriam deixado ele em observação, mas na verdade ele já estava respirando mal. “Então, teria tido uma hipófise cerebral. As duas hipóteses são plausíveis. Não dá para assegurar qual realmente aconteceu. O quadro é de falta de oxigênio no cérebro.

O QUE É EMBOLIA CEREBRAL
A embolia cerebral surge quando um coágulo (formado num coração doente por arritmia, problema de válvula, etc.) ou uma placa de gordura (ateroma), que se desprende ou se quebra geralmente da artéria carótida, correm através de uma artéria até encontrar um ponto mais estreito, não conseguindo passar e obstruindo a passagem do sangue.


BIOGRAFIA

Professor universitário e colunista da Folha da Região, poeta e pintor, filho de José e Rita, Ivo de Souza nasceu em Santa Cata­rina (Terra do Espigão – Canoinhas). Fez o curso clássico na escola Capitão Narciso Bertolino, em O­límpia, e o curso de Letras na Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de São José do Rio Preto.

Concluiu os créditos do curso de Pós-Graduação (Unesp) na área de Literatura Brasileira, especializando-se no Modernismo Brasileiro. Escreve uma coluna semanal (Coluna do Ivo) na Folha da Região.

Tem poemas publicados em várias antologias. É Consul Honorífico da Real Academia de Letras (Porto Alegre) – Confraria dos Poetas. Foi premiado em 2009, 2010 e 2011 com o Dragão Dourado (IX, X e XI) Prêmio Cultura Nacional. Publicou pela Real Academia (2009) o livro “Poemas – Um retrato na parede” edição esgotada. Recebeu em 2010 (novembro/19) a “Comenda do Mérito Comunitário” e a “Medalha Professor José Sant’Anna”, outorgadas pela Câmara de Vereadores de Olímpia, pelos serviços prestados à Educação olimpiense.


 


Comentários - 1
Dourado
Publicado em 08 de Novembro, 2017

É com muito pesar que leio esta noticia; é um buraco que se abre n'alma ao saber que o Professor Ivo se encontra nesse estado precário de saúde. Nem preciso me referir sobre esta pessoa ínclita, humilde e acima de tudo um cidadão com todas as virtudes e o cosmopolitismo de seu comportamento para com todos. Se existem cidadãos do mundo, Ivo sempre foi, por todos os méritos, um cidadão olimpiense sem nunca ter se escorregado à direita ou esquerda. Transitava por ambas com a isenção que os homens de bem e comprometidos com as pessoas e o lugar que mora, dedicam sua vida pelo bem estar comum. Deus há de curá-lo!

 
Ultimas Noticias
20 de Novembro, 2017
Olímpia FC estreia contra o São Bernardo no ABC - 75
19 de Novembro, 2017
Menor é detido depois de furtar duas baterias - 75
19 de Novembro, 2017
Polícia esclarece roubos e prende cinco acusados - 385
19 de Novembro, 2017
Engenheiro é acusado de embriaguez e por agredir policial - 326
19 de Novembro, 2017
ACIO divulga premiação na campanha de Natal de 2017 - 55


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       
































Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites