iFolha - Quase 6 mil voltam às aulas na rede municipal na quarta-feira

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 23 de Abril de 2019
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 22/04/2019
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Canal da Nicole
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 27 de Janeiro, 2019 - 21:35
Quase 6 mil voltam às aulas na rede municipal na quarta-feira

Aproximadamente seis mil alunos que frequentam as escolas municipais da Estância Turística de Olímpia, volta às aulas na quarta-feira da próxima semana, dia 30, indicando que o primeiro semestre do ano letivo de 2019, já tem data definida para começar.

O calendário escolar consta na Resolução SME nº 15/2018 e foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do dia 26 de dezembro do ano passado. Ainda segundo a publicação, o período de aulas regulares do primeiro semestre se encerrará no dia 27 de junho. Além do ensino regular, o retorno às aulas também contempla os alunos do EJA – Educação de Jovens e Adultos – e do AEE – Atendimento Educacional Especializado.

Antecedendo as aulas, este mês de janeiro é de planejamento entre a secretaria municipal de Educação e as equipes gestoras das unidades escolares, com reuniões e orientações.

Desde a sexta-feira da semana passada, dia 18, foram iniciadas as atribuições de aulas dos professores efetivos e ACT. O cronograma completo está disponível no Diário Oficial do dia 18 de dezembro de 2018.

Aproveitando as férias, as escolas estavam recebendo reparos necessários como reformas em telhados, lousas, troca de lâmpadas e ventiladores para deixar tudo em ordem para o retorno das aulas.

Para os pais que precisam do atendimento escolar, na educação infantil – modalidade Creche, a rede municipal também continua oferecendo a Escola Polo. Entre os dias 03 e 25 de janeiro, a EMEB Sitio do Pica-Pau Amarelo e as creches dos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu estão funcionando das 07h às 16h para atender alunos do Berçário e Maternal I. Realizada pelo sétimo ano, a ação é planejada antecipadamente por meio de reuniões das escolas com os pais, cujo objetivo é incentivar e conscien­tizar as famílias sobre a importância da criança ter o tempo de descanso no lar, o que tem diminuído gradativa­mente a quantidade de alunos. Este ano, cerca de 20 crianças fazem uso do serviço.

No total, o município possui 32 unidades escolares, sendo 08 creches, 10 pré-escolas e 10 escolas de Ensino Fundamental, além das 04 entidades filantrópicas que prestam atendimento educacional com apoio da Prefeitura.

MATERIAL ESCOLAR E UNIFORMES

Logo no início do ano letivo, também serão entregues os uniformes e materiais escolares. Cada aluno receberá duas camisetas com manga curta.

Já em relação ao material escolar, os produtos estão sendo distribuídos nas escolas para montagem dos kits, de acordo com a necessidade de cada modalidade de ensino. Entre os materiais básicos estão cadernos, pasta, cola, lápis grafite, lápis de cor, estojo, giz de cera, massinha, etc.

UNIVESP

Por outro lado, o ano letivo de 2019 da Univesp – Universidade Virtual do Estado de São Paulo já tem data para começar. Os alunos matriculados no polo de Olímpia devem retornar às aulas no dia 25 de fevereiro (segunda-feira). O calendário foi divulgado recentemente pela instituição.

Este é o segundo ano de funcionamento da universidade em Olímpia, que foi uma das cidades contempladas com a conquista do polo no fim de 2017, por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

Com o intuito de proporcionar formação gratuita em ensino superior, o polo local oferece, na modalidade EAD – Educação a Distância, os cursos de Pedagogia, Engenharia da Computação, Engenharia da Produção e Tecnólogo em Gestão Pública. As aulas são ministradas por professores da USP, Unesp e Unicamp e Fatec.

De acordo com o coordenador do polo, Tiago Ignácio, Olímpia conta com mais de 160 alunos matriculados, o que representa uma taxa baixa de desistência.

VESTIBULAR 2019

Neste ano, não haverá vestibular para o ingresso de novos alunos agora no começo de 2019. Conforme comunicado enviado pela instituição, devido às mudanças governamentais, a nova gestão optou por reorganizar os polos, o atendimento e as contratações administrativas e pedagógicas. Ainda segundo a Univesp, a intenção é que haja o processo seletivo no meio do ano.

O polo local funciona na sede da Escola Estadual Professora Maria Ubaldina de Barros Fur­quim, localizada na Rua Ber­nar­dino de Campos, 366 – Centro.


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
22 de Abril, 2019
Juliana Paiva escalada - 49
22 de Abril, 2019
O chocolate não é um vilão! - 60
22 de Abril, 2019
CD acústico de Thiaguinho chegou nas lojas - 46
22 de Abril, 2019
O filme O Manicômio chegou nas locadoras - 39
22 de Abril, 2019
Mousse de Chocolate - 55


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       




























Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites