iFolha - Ribeirinhos confirmam que o Rio Cachoeirinha está sendo poluído

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 24 de Janeiro de 2020
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 20/01/2020
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Cidade em Destaque
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 12 de Janeiro, 2020 - 21:53
Ribeirinhos confirmam que o Rio Cachoeirinha está sendo poluído

RIO DO ESGOTO!          “Eles vivem dando entrevista que tá 100% e não tá. Tá o esgoto puro aí”.  

“Eu queria saber se ele toma dessa água, se ele enche as piscinas que ele usa na casa dele, sítio, fazenda com essa água?”



Dois ribeirinhos confirmaram na manhã de sexta-feira, 10, que o principal rio que passa ao lado de Olímpia e iria ser até utilizado para o abastecimento da cidade, continua sendo poluído possivelmente pelo esgoto da cidade que ainda pode estar sendo despejado sem tratamento ou com tratamento deficiente no Olhos D’água, agora bem próximo do Cachoeirinha.

José Severino de Souza, entre outras coisas, afirmou que precisava que fosse limpo porque tem propriedade que mora às margens do rio. “Não é nada furtado aqui, a gente pagou pelo terreno, mora aqui. A gente precisa que esse rio seja limpo. Eles vivem dando entrevista que tá 100% e não tá. Tá o esgoto puro aí”.

Sobre o horário que o local, distante de dois a três quilômetros da nova ETE – Estação de Tratamento de Esgoto, fica mais notório a presença do esgoto, Severino afirma: “À tarde tá a água está preta igual carvão. Esgoto puro mesmo. Você sente de longe o odor e não tem condições, não tem vida esse rio. O peixe sumiu tudo porque não resiste, não tem oxigênio na água. Você vê peixe morto. Uns dias atrás tinha uma sucuri de uns quatro metros morta aqui. Deve ter se contaminado da água do rio”.

NÃO TÁ TRATANDO NEM A PAU

E continua: “Então é tudo isso aí que a gente reivindica. Que eles limpem esse rio e não fiquem com mentira de que tratam 100%, que não tá limpo, não tá tratado nem a pau isso aqui”, destacou.

José mora há 10 anos na região e diz que sempre foi assim. Agora ele deu entrevista dizendo que limpou 100% a água. Onde? Será que bebe dessa água? Tá aí a pergunta, eu queria saber se ele toma dessa água, se ele enche as piscinas que ele usa na casa dele, sítio, fazenda com essa água?”.

O ribeirinho complementa que peixe não existe no local. O único que resiste é o cascudo, de vez em quando você vê eles mortos boiando por cima da água. Não existe um peixe, um lambari. Não existe nada”.

O FEDOR É MESMO DE ESGOTO

Renato Diotto, que também mora no local, conta que a água é muito suja, com mau cheiro. Rapaz é horrível. O fedor é mesmo de esgoto. A água fica escura, bem escura mesmo. Não tem nem como pescar, não tem peixe. Você pode ver que tem uma plantação ali, a água matou a plantação. Não é plantação de nada, é mato mesmo. A própria água matou o mato. Choveu, a água subiu e matou o mato.

Já a respeito da utilização da água do rio por uma criação de porcos existente no local, o ribeirinho ressalta: “Não! Não tem nem como porque é uma água bem contaminada”.

Sobre quantas pessoas moram ou têm propriedade naquela região, Renato disse que deve ter de 25 a 30 ranchos e nenhum é abandonado.

“Uns funcionários da prefeitura já vieram aqui pra querer fazer escritura dos pedaços de terra da gente, mas no rio eles não reparam, eles não tratam. Tá sujo mesmo, não adianta. Já tive caso de filhotes de porco que escaparam e tomaram a água do rio. Quatro morreram”, destacou.

E continuou: “Eu fui multado outro dia porque cortei um galho de árvore. A juíza multou em três cestas básicas. É crime ambiental. E essa água poluída não é crime? É injustiça”, concluiu.


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
20 de Janeiro, 2020
Felizes - 96
20 de Janeiro, 2020
Uma fruta muito poderosa - 152
20 de Janeiro, 2020
A rainha da sofrência lançou o single “Graveto” - 132
20 de Janeiro, 2020
O filme Dor e Glória já está disponível! - 134
20 de Janeiro, 2020
Torta de Maçã - 93


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       




















Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites