iFolha - Sinal analógico de televisão termina dia 28 de novembro

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 16 de Julho de 2018
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 16/07/2018
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Olímpia FC - TV
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 01 de Abril, 2018 - 16:28
Sinal analógico de televisão termina dia 28 de novembro

O prazo para o encerramento da transmissão dos sinais de televisão analógicos em Olímpia será no dia 28 de novembro deste ano, data em que os transmissores serão desligados dando lugar ao sistema digital. Também no mesmo dia os telespectadores terão que já ter implantado o receptor de sinal digital ou ter um aparelho já preparado para recepcionar os sinais. Atualmente, apenas dois canais já alteraram o sistema.

Pelo que a reportagem desta Folha apurou a Prefeitura Municipal não vai ter que fazer nenhum investimento para tanto, uma vez que cabem às empresas as readequações dos transmissores, o que já vem sendo feito por elas.

Já no caso dos kits de conversão digitais - inclusos antena, cabo, conversor e controle remoto, até o momento não se sabe como vai ser realizado, mas em São José do Rio Preto seria entregue para famílias cadastradas em programas assistenciais do governo federal, como Bolsa Família, Fies e Minha Casa Minha Vida.

Atualmente, apenas a Rede Record, no canal 07.1; e a TV Tem, afiliada da Rede Globo de Televisão em São José do Rio Preto, pelo canal 26.1; estão com seus sistemas completamente prontos.

As demais ainda estão em andamento, mas no caso da Rede Vida, embora ainda em fase de testes, o sinal já está sendo recebido no canal 32.1; SBT no canal 34.1 e Bandeirantes pelo canal 58.1.

Por outro lado, os canais analógicos em UHF, que foram sintonizados nesta Folha da Região, na tarde desta quinta-feira, dia 1, em um aparelho comum são: 16 (SBT Interior), 19 (TV TEM Rio Preto), 21 (RBI TV), 29 (TV Cultura), 31 (Rede Vida), 40 (Rede Record TV Rio Preto), 43 (Record News), 46 (Rede Século 21), 48 (Rede TV) e 58 (Band Paulista - Bandeirantes).

RIO PRETO E REGIÃO

Por outro lado, marcado para acontecer na quarta-feira desta semana, dia 28, o desligamento do sinal analógico de TV foi prorrogado para o dia 18 de abril na região de Rio Preto.

De acordo com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), as cidades que compõem o grupamento de Rio Preto e Presidente Prudente não atingiram o percentual mínimo de 90% dos domicílios com acesso ao sinal digital, conforme estabelece portaria do MCTIC. Nos 21 municípios da região de Rio Preto e nas 23 cidades próximas a Presidente Prudente, o índice de digitalização está em 89%.

No entanto, a gerente regional da Seja Digital, Ângela Ribeiro afirma que não se trata de adiamento do prazo. “Não é adiamento. Inicia-se agora e vai até o dia 18 de abril, quando será feito o desligamento oficial. No entanto, qualquer emissora está autorizada pela Anatel, a partir das 23h59, a desligar o sinal analógico. Fica a critério de cada uma acabar com o sinal analógico e iniciar o digital”.

Diante disso, o Gired, grupo responsável pela implantação da TV digital no Brasil, propôs ao Ministério o desligamento gradual do sinal analógico nesses agrupamentos.

A população continuará a ser informada sobre o desligamento do sinal analógico por meio de cartelas exibidas durante a programação de TV. Também continuará pelos próximos 30 dias a distribuição de kits com conversor digital e antena para famílias cadastradas em programas sociais do governo federal.

De acordo com informações da Anatel, com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta em tecnologia analógica. Essa radiofrequência será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G LTE) no Brasil.

 


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
16 de Julho, 2018
Pele macia e hidratada durante o Inverno - 6
16 de Julho, 2018
Personagem - 6
16 de Julho, 2018
Pele macia e hidratada durante o Inverno - 4
16 de Julho, 2018
O CD Sem Rótulos - Mano Walter chegou nas lojas - 5
16 de Julho, 2018
O filme Ninguém Está Olhando chegou nas locadoras - 15


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       






























Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites