iFolha - Sistema de Saúde local terá mais dois médicos cubanos iFolha - Anunciado no ano passado prédio da Uniesp está parado na terraplenagem

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 20 de Julho de 2018
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 18/07/2018
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Olímpia FC - TV
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 17 de Setembro, 2017 - 22:07
Sistema de Saúde local terá mais dois médicos cubanos

Da redação e assessoria

Mais dois médicos cubanos do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, chegaram à Estância Turística de Olímpia nesta semana. Dr. José Miguel Lorenzo, 52 anos e Dr. Raidel Lorenzo, 28 anos, são pai e filho, e estão na segunda missão, sendo a primeira realizada na Venezuela. Na tarde de quarta-feira, 13 de setembro, os médicos foram apresentados ao prefeito Fernando Augusto Cunha. Eles estavam acompanhados da secretária municipal de Saúde, Sandra Regina de Lima e da diretora da divisão de Atenção Básica, Janaína Simões.


Os cubanos, que são da cidade de Vinãles, da Província Piñar del Rio, vão atuar como médicos da Família e Comunidade. Dr. José Miguel ficará na UBS Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso, localizada no Jardim Campo Belo, e Dr. Raidel vai atuar ESF Dr. Gilberto Vicente Mora, no distrito de Baguaçu.

Agora, o município conta com cinco médicos cubanos atuando nas unidades de saúde. Em junho, Olímpia recebeu as médicas Yanelis Vaillant Isaac, que está na ESF Dr. Francisco Figueiredo Filho, no Jardim São José, e Tatiana Ferrer Gonzalez, que está na ESF Dr. Custódio Ribeiro de Carvalho, no distrito de Ribeiro dos Santos. Já a médica Tatiana Lago Columbi, que está na cidade desde abril de 2014, continua prestando serviços em Olímpia por mais três anos.

Ifolha

Olimpia, 11 de Março, 2018 - 23:36
Anunciado no ano passado prédio da Uniesp está parado na terraplenagem

Depois de ter sido anunciada em meados de junho de 2017, pelo presidente da Uniesp S/A e reitor da Universidade Brasil, Fernando Costa, a obra pa­ra construção de um pré­dio próprio na cidade, está parada e ainda em fase de terraplenagem.

Com um investimento inicial da ordem de R$ 5 milhões, na ocasião, a previsão era para a primeira e­ta­pa ficar pronta até dezembro do ano passado.

No entanto, a construção ainda não se concretizou e os alunos continuam estudando em prédios públicos locais.

Na oportunidade, o prefeito Fernando Augusto Cu­nha dizia que  A área a ser construída está localizada em frente à Condu­max. Os investimentos, em uma primeira etapa, ficarão acima de R$ 5 milhões. O campus da nova Faculdade de Olímpia deverá ter cursos nas áreas de Saúde, Engenharia, A­gronegócio e Turismo, a­lém de licenciaturas”.

Consta que a área de 20 mil metros quadrados que foi adquirida pela Uniesp S/A, pertencia ao produtor rural, Augusto Zanotti, e está localizada na via de acesso Wilquem Manoel Ne­ves, praticamente em frente à Condumax.

Entretanto, o que se po­­de verificar na tarde de sex­ta-feira, 09, é  que há pelo menos duas máquinas paradas no local e que ainda faltaria muito para concluir o serviço de terra­plenagem.

Na prefeitura a informação recebida é que o trabalho foi iniciado, mas não informaram quando, e que o mesmo havia sido paralisado em razão da grande quantidade de chuvas.

REPORTAGEM

A reportagem desta Folha procurou por informações com Rodrigo Marini, que seria representante da Uniesp em Olímpia. Veja como foi o contato da reportagem com ele: “FR: Bom dia Rodrigo. Gostaria de gravar uma entrevista com você para o Jor­nal Folha da Região. RC: Bom dia! Claro... será um prazer... qual seria o tema da entrevista? FR: Sobre a construção do prédio da Uniesp”.

E direcionou as perguntas a Marini: “1. Vão realmente construir o prédio em Olímpia? 2. Quando vai começar? 3. Renovaram com prédio da prefeitura por mais seis meses?

Quando esperam terminar a construção? 4. Como vai ser? Para abrigar quan­tos alunos? 5. Quantos a­lunos tem hoje em Olím­pia? 6. Quais os cursos que oferece? Quais cursos mais procurados? 7. Quan­to custa por mês cursar o curso mais procurado e os outros?

A resposta, ainda no final de fevereiro foi a de que pelo contrato de Mari­ni estão poderia falar em nome da instituição sem autorização. No entanto, ficou de enviar as questões para o setor competente.

Em em outro contato, uma semana depois, o representante local da instituição deu a mesma resposta e pediu novamente para enviar as questões, de­monstrando não haver interesse da instituição em esclarecer a situação para a população local, mesmo estando fazendo uso de um prédio público para manter seus cursos em funcionamento no município.

CÂMARA MUNICIPAL

Por outro lado, a Câmara Municipal da Estância Turística de Olímpia aprovou recentemente um projeto de lei autorizando que a Uniesp continue funcionando em prédio público local, enquanto não conclui as obras de suas instalações próprias. A informação foi confirmada nesta semana pela assessoria da Prefeitura Municipal de Olímpia.

Consta que a universidade pediu mais seis meses 6 meses e a Câmara aprovou. De acordo com as informações veiculadas no ano passado, a entidade vai construir suas instalações à margem da rodovia de acesso Dr. Wilquem Manoel Neves.


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
18 de Julho, 2018
Manifestantes queimam 15 ônibus, 9 veículos e até banheiros químicos - 2207
18 de Julho, 2018
Olimpiense de apenas 21 anos morre em batida de moto em árvore - 1069
18 de Julho, 2018
PM revida rojão disparado por manifestantes com gás lacrimogêneo no Jardim Santa Ifigênia - 745
18 de Julho, 2018
Irmão de “Beiço” diz que eletricista morreu por um motivo “besta” - 793
16 de Julho, 2018
PM de São Paulo mata olimpiense com um tiro no abdome em bar na Av. Aurora Forti Neves - 1114


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       






























Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites