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Olimpia, 10 de Abril, 2017 - 19:22
Sobras de bolacha

Sobras de bolacha

Sobras de bolacha não devem ir para o lixo. Despedace-as e guarde-as em vidro fechado, para usar como cobertura de bolos.

 

Vinagre

O vinho azedado pode ser aproveitado como vinagre.

 

Croquetes de purê de batata

Se sobrou purê de batata, forme pequenas bolinhas, polvilhe com farinha de rosca e frite como croquetes.

 

Abóbora

A abóbora é altamente nutritiva. Lembre-se de aproveitá-la inteira: casca, polpa, folhas e pendúculo (cabinho).

 

Folhas

Folhas de nabo, rabanete e beterraba têm maior concentração de cálcio, fósforo e vitaminas A e C, se comparadas com a raiz, que estamos acostumados a comer. Pique-as bem e sirva em saladas, refogadas ou em conserva.

 

Folhas de cenoura

As folhas de cenoura são riquíssimas em vitamina A e devem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas, ou picadinhas em saladas. O mesmo se pode dizer das folhas duras de salsa.

 

Sobras de queijo

Rale as sobras de queijo e use em molhos e sopas.

 

Farinha de trigo

Se quiser guardar a farinha de trigo por muito tempo, deixe-a na geladeira ou no congelador, para que não fermente.

 

Maionese

Se a maionese talhar, não jogue fora, pingue água quente até que ela volte ao ponto.

 

Pão

Para se tornar fresco o pão amanhecido, basta umedecê-lo levemente com água ou leite e levar ao forno quente por alguns minutos.

 

Batatas

Se cozinhar batatas para usar durante alguns dias, acrescente uma cebola à água de cozimento, para que elas não escureçam.

 

Folhas verde escuro

Todas as folhas verdes escuro são ricas em ferro. Não deixe de aproveitá-las.

 

Abacate

Quando for usar uma metade do abacate, deixe a outra com caroço. Isso evita que a fruta deteriore com rapidez.

 

Alho

Alho tem um preço “salgado”, por isso evite as perdas, transformando-o em pasta.

 

Peixe assado

Somente depois de assado o peixe é que se deve tirar-lhe a cabeça. Se não a parte cortada fica seca e dura.

 

Talos de agrião

Não jogue fora os talos de agrião, pois ele tem muitas vitaminas. Limpe, pique e refogue com tempero. Depois de refogado, junte ovos batidos e cozinhe sempre mexendo. Se quiser, depois de pronto, junte farinha de mandioca a gosto obtendo, assim, gostosa farofa.

 

Verduras nutritivas

Cozinhe as verduras no vapor. Assim elas não perderam o valor nutritivo.

 

Aproveitando os talos

Os talos de couve, taioba, espinafre etc. contem fibras e devem ser aproveitados em refogados, no feijão ou na sopa.

 


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