iFolha - Um assunto sempre atual

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 15 de Abril de 2021
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 15/04/2021
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Cidade em Destaque
Radio iFolha
TViFOLHA


Olimpia, 29 de Março, 2021 - 08:04
Um assunto sempre atual

A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é uma doença que atinge um grande número de homens e o seu melhor remédio é a prevenção, sendo que justamente neste quesito é que entra o preconceito, a vergonha de ir ao urologista.

Todo homem, a partir dos 40 anos, começa a ter um crescimento benigno da próstata, que com o tempo poderá causar uma série de prejuízos à sua qualidade de vida.

A idade é um fator de risco determinante. Os especialistas estimam que 90% dos homens com mais de 80 anos sofram com as consequências dessa doença.

E, como a expectativa de vida felizmente aumentou, é fundamental entender como o HPB pode evoluir e quando é necessário recorrer ao urologista para tratamento adequado.

Como detectar a doença?

A próstata possui o aspecto e o tamanho de uma noz, está localizada abaixo da bexiga e envolve a uretra, canal que conduz a urina armazenada na bexiga para o exterior do organismo. Uma das principais funções da próstata é produzir um líquido viscoso esbranquiçado que favorece a fertilidade e a manutenção dos espermatozoides após a ejaculação.

Como a próstata envolve a uretra, um dos primeiros sintomas ocorre no ato de urinar. O jato fica fino, mais fraco, a micção pode ficar interrompida, o homem pode levantar várias vezes à noite para urinar. É comum também a queixa de que é preciso fazer muita força para urinar. Diante de quaisquer desses sinais, o ideal é consultar logo um médico.

É preciso não negligenciar estes sintomas, porque a HPB, ao evoluir, pode desencadear várias complicações bem mais graves à saúde do homem. Se não tratada de forma correta, a Hiperplasia pode provocar cálculos renais, sangramento da próstata e até mesmo a dilatação dos rins por causa da dificuldade em esvaziar a bexiga.

Quanto mais cedo diagnosticada a HPB, melhor. Fica mais fácil acompanhar o crescimento da próstata, e saber o momento em que será necessário interferir com medicamentos para alívio dos sintomas ou até recorrer a cirurgia.

Porém, é importantíssimo que o homem vença os preconceitos e medos e aqui o papel da companheira é fundamental.

Dois exames são importantes para a investigação da HPB. Um deles é o toque retal, feito pelo intestino e uma dosagem de sangue de uma proteína chamada PSA. Os dois exames se completam e precisam ser feitos.

Através destes exames também se pode diferenciar um caso de Hiperplasia Prostática Benigna e um caso de Câncer de Próstata. As duas doenças são diferentes. A HPB não evolui para o câncer, porém, as duas podem acometer o mesmo homem.

Há várias formas de tratar a HPB. O médico avalia a situação a partir dos danos causados ao aparelho urinário e da gravidade dos sintomas.

Além de medicamentos, processos cirúrgicos podem ser utilizados e, em geral, determinam rápida e boa recuperação.

 

 


 


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
15 de Abril, 2021
Bombeiro incendiário teve que ser escoltado para prestar depoimento na prefeitura e cinco entidades representativas de jornalistas formam comissão para acompanha caso do editor da Folha, foram os temas do Cidade em Destaque de quarta-feira, 14.04.2021. - 29
15 de Abril, 2021
Cidade em Destaque de terça-feira, 13.04.2021 comentou a intolerância e ódio incontidos: advogados jogam ácido em carro de outro advogado. - 43
14 de Abril, 2021
Com 06 mortos em 03 dias Olímpia vai a 18 em abril e 172 na pandemia - 120
14 de Abril, 2021
Casos confirmados de covid caem de 50 para média de 30 por dia - 90
14 de Abril, 2021
Pista da ponte da Waldemar com Aurora está interditada - 67


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       














Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites