iFolha - Jericoacoara, um paraíso no Ceará

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 20 de Novembro de 2017
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 20/11/2017
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Social
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Coluna do Ivo
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Olímpia FC - TV
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 13 de Novembro, 2017 - 17:12
Jericoacoara, um paraíso no Ceará

Passear de bugue pelas dunas de Jericoacoara é maravilhosamente inesquecível e obrigatório para quem viajar àquele paraíso / GB Imagem



O nome Jericoacoara significa "jacaré tomando sol", em linguagem indígena, segundos os próprios pescadores, visto do mar pode-se constatar que realmente a pedra furada é o "olho do jacaré" enquanto que a vila faz parte da "cauda" do mesmo / GB Imagem




Jericoacoara fica na costa nordestina brasileira, no Estado do Ceará. Possui uma área de 159,9 km² e tem como limites, ao norte, o Oceano Atlântico; ao sul, Bela Cruz; a leste, Cruz; e a oeste, Camocim.

O sol brilha quase todo o ano. A época de chuvas vai de março a maio. Jericoacoara é muito procurada para windsurf entre julho e janeiro, período de ventos fortes na região.

Devido ao fato de Jericoacoara ser uma Área de Proteção Ambiental não é permitido construção de hotéis. As opções de hospedagem se resumem a algumas pousadas, casas de pescadores e camping. A melhor opção de hospedagem do vilarejo é a Pousada Casa do Turismo, com vários anos de qualidade e bom atendimento.

A Praia Jericoacoara tem areias alvíssimas, lagos de água doce e salgada, rochas e como símbolo a Pedra Furada, local de visitação de turistas. Fica a 327 km de Fortaleza e seu acesso se dá pela BR-222 e CE-161.

Já o Parque Nacional de Jericoacoara foi criado a partir da recategorização parcial da Área de Proteção Ambiental de Jericoacoara, estabelecida pelo Decreto nº 90379 de 29 de Outubro de 1984, nos municípios de Jijoca de Jericoacoara e Cruz, no Estado do Ceará. Um fato de grande relevância histórica é o relato de Vicente Yanes Pizon (Capitão da Nau Nina, da frota de Cristóvão Colombo), que ancorou na enseada de Jericoacoara em 1499. Porém, tal fato não foi oficializado em sua época por consequência do Tratado de Tordesilhas, que entrara em vigor no mesmo ano.

Um bom local para se visitar é Tatajuba, um lugarejo vizinho à cidade de Jericoacoara, paradisíaco como tudo, naquela região. Por ser cercado de dunas, você vai ficar maravilhado com suas paisagens incomuns.

Indo por aquelas bandas, não deixe de deslumbrar a Lagoa de Jijoca. A Lagoa também é um ponto muito bom para se praticar o windsurf. Com ventos fortes e direcionados, oferece constância para um bom desempenho. Ideal para prática de Slalon e Free Ride. Ótimo local para quem curte velocidade pura. Muito indicado para iniciantes no esporte.

Com a proibição para carros, o jeito é contar com as caminhonetes da prefeitura (que circulam entre as pousadas e levam turistas gratuitamente) ou andar a pé. Esta é a melhor maneira de conhecer o lugar.

São três ruas importantes (São Francisco, do Forró e Principal), entrecortadas por vielas com bares, lojinhas e restaurantes. Contrate um bugueiro para conhecer praias e lagoas mais distantes do centrinho. Aliás, passear de bugue pelas dunas de Jericoacoara é maravilhosamente inesquecível e obrigatório para quem viajar àquele paraíso.

Na verdade a enseada de Jericoacoara está naturalmente protegida por uma verdadeira "cordilheira de dunas", que dificultou por muito tempo o acesso de exploradores às suas imaculadas terras. Assim sendo, temos apenas notícias de visitas esporádicas realizadas por aventureiros que, vindo por mar com destino ao Maranhão, lá estiveram a partir do Século XVII.

Visite Jericoacoara e conheça suas belas dunas e seu mar em passeios ecológicos. Durante o passar dos anos a duna sofreu uma mudança de local, por se tratar de uma duna móvel, e avançou em direção ao mar, cobrindo o coqueiral que antes existia ao pé da duna. A duna do Pôr do Sol é um dos pontos pitorescos de Jericoacoara.

O nome Jericoacoara significa "jacaré tomando sol", em linguagem indígena, segundo os próprios pescadores, visto do mar pode-se constatar que realmente a pedra furada é o "olho do jacaré" enquanto que a vila faz parte da "cauda" do mesmo.

Jericoacoara oferece diversas opções de culinária que vão desde pizzarias com forno a lenha, bares para a diversão noturna, restaurantes que oferecem cardápios nacionais, internacionais e os mais diferenciados molhos exóticos, só encontrados no paraíso situado no Estado do Ceará.

Se você quer sossego e uns dias de descanso, e ainda curtir um paraíso preservado e ver a natureza bem de pertinho, a sugestão é arrumar as malas e partir para Jericoacoara. Consulte já seu agente, e boa viagem!


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
20 de Novembro, 2017
Olímpia FC estreia contra o São Bernardo no ABC - 75
19 de Novembro, 2017
Menor é detido depois de furtar duas baterias - 75
19 de Novembro, 2017
Polícia esclarece roubos e prende cinco acusados - 381
19 de Novembro, 2017
Engenheiro é acusado de embriaguez e por agredir policial - 323
19 de Novembro, 2017
ACIO divulga premiação na campanha de Natal de 2017 - 55


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       
































Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites