17 de junho | 2012

A moda da chia

Compartilhe:

A chia é o cereal que está fazendo a cabeça de quem quer perder peso. Apesar de ser calórica, a ingestão da semente pode produzir maior tempo de saciedade / GB Imagem

 

A chia é uma semente cultivada na América há quase 600 anos, no entanto só agora parece ter sido descoberta como uma poderosa aliada da beleza, uma vez que o seu consumo promete ajudar nas dietas de emagrecimento. E quem não quer perder alguns quilos de maneira rápida e eficiente? Daí o interesse pelo cereal.

É bom começar pelo começo. A chia é fonte de nutrientes, fibras, Ômega 3, antioxidantes, cálcio, ferro, fósforo e magnésio e oferece benefícios à saúde e, consequentemente, à beleza principalmente da pele. E ainda contem substâncias que prometem reduzir o colesterol e o triglicérides no sangue.

Por causa de sua ação antioxidante, o cereal ajuda na eliminação de toxinas e assim previne o envelhecimento precoce.

Rico em fibras, regula o funcionamento do intestino e dá sensação de saciedade por mais tempo, por isso tornou-se o queridinho do momento.

A chia pode ser encontrada na forma de grãos, farinha ou óleo. Os preferidos são os grãos, ou sementes, porque preservam todos os nutrientes, mas nenhuma de suas formas têm contraindicações no consumo, lembrando que o óleo perde as fibras em sua produção, mas tem maior concentração de Ômega 3.

A recomendação é que sejam consumidas uma ou duas colheres de sopa ao dia, as quais podem ser misturadas com outro alimento, pura dissolvida na água ou suco, sobre frutas ou iogurtes ou vitaminas, e também entrar na composição de bolos e pães.

É bom lembrar que este cereal é calórico; cada colher de sopa tem cerca de 65 calorias, por isso o consumo deve ser moderado para que realmente funcione como auxiliar na dieta de emagrecimento.

A chia não faz milagres e ainda não existem estudos que comprovem que o seu consumo emagrece, por enquanto o que sabe é que ela dá sensação de saciedade, a fome demora mais para aparecer e isso ajudaria a comer menos.

Explicando bem, consumir chia e não entrar na reeducação alimentar não vai resolver nada.

 

As frutas e as flores ativando a beleza da pele e dos cabelos

 

Assim como as frutas, as flores também são um ótimo ingrediente no preparo de produtos de beleza, industrializados ou caseiros / GB Imagem

 

As flores sempre foram ingredientes na confecção de artigos de perfumaria e já faz algum tempo que as frutas também ganharam espaço nesta área e aparecem na formulação de águas de colônia, sabonetes, cremes, shampoos, condicionadores, óleos de banho, entre outros.

As frutas preferidas são a pitanga, jabuticabas e lychia, que oferecem suavidade, refrescância e deliciosas fragrâncias.

Que tal conhecer as propriedades de algumas delas e entender porque fazem a diferença?

A pitanga, fruta típica do Nordeste brasileiro, é uma fonte rica de Vitaminas A, C e do Complexo B. Pode ser encontrada em óleos para banho, sabonetes, shampoos, emulsão perfumada e desodorante colônia, como os da linha Mahogany, Natura e Avon, para citar apenas algumas mais populares.

Devido às propriedades da pitanga, tais produtos proporcionam toque acetinado e agradável sensação perfumada. A emulsão é de rápida absorção, não é gordurosa e a hidratação é imediata.

O shampoo de pitanga tem propriedades adstringentes, combinadas com sais minerais, vitaminas e associadas à cosmética, hidratam além de deixar o cabelo deliciosamente perfumado. O condicionador da mesma linha ajuda a fechar as escamas, deixando os fios mais brilhantes e resistentes. Equilibra os fios, devolvendo o condicionamento necessário para deixá-los mais macios.

Uma fruta nativa da Mata Atlântica brasileira, a jabuticaba,  entra na composição de colônias desodorantes, emulsão perfumada e shampoos. Por ser uma fruta rica em Vitamina C, Complexo B, Ferro, Fósforo e Cálcio, a jabuticaba promove suavidade, hidratação vitalidade para a pele.

E a lychia? Originária da China, a lychia se diferencia pela casca rugosa, de cor vermelha, pela polpa suculenta. Esta fruta saborosa entra na formulação de óleos em creme, emulsão perfumada e sabonetes líquidos que promovem hidratação e suavidade à pele.

Agora, basta ler os rótulos e escolher os preferidos dentro desta “salada de frutas”.

Mas você sabia que as flores também são riquíssimas em nutrientes benéficos para a pele? No mercado também existem inúmeros sabonetes, shampoos e cremes a base de várias flores de todos os tipos e fragrâncias.

Se você quer completar seu ritual de beleza com produtos naturais, saiba que existem várias maneiras de se aproveitar as flores, muitas delas podem ser encontradas em seu jardim.

A orquídea, por exemplo, tem o poder de aumentar a ação de produtos faciais industrializados. Basta lavar a flor, amassar e misturar no creme facial de sua preferência.

A margarida  tem antiendotelina, uma substância clareadora que suaviza manchas e impede o escurecimento da pele quando exposta à luz solar. Pegue várias pétalas da margarida e coloque em uma xícara de água fervente e espere esfriar. Aplique o conteúdo no rosto com um algodão, antes de usar seu creme noturno, sem enxaguar. Use todos os dias e conserve sempre em geladeira.

Já a rosa branca tem princípios ativos tonificantes e regeneradores. Ameniza linhas finas de expressão e deixa a pele com mais vida. Você pode fazer um creme natural com rosas brancas, batendo no liquidificador uma xícara de pétalas e ½ copo de iogurte natural. Depois é só aplicar no rosto limpo e deixar agir por cerca de 40 minutos. Em seguida use um algodão úmido para tirar o produto da pele. Você pode usar esta receita todo o dia, mas não se esqueça de guardá-lo na geladeira.

Outras flores muito boas para a beleza da pele são o jasmim, a camomila e a rosa vermelha. Não se esquecendo que a babosa, que também é conhecida por Aloe Vera é ótima para os cabelos e também para limpar machucados.

Lembrando que para serem usadas, as flores devem ser cultivadas organicamente. Mude de atitude, leve uma vida mais natural!

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas