03 de fevereiro | 2013

As praias do Rio Grande do Norte na novela das seis

Compartilhe:

Grazi Massafera,  Henri Castelli e o diretor Jayme Monjardim, numa das cenas de seus personagens Ester e Cassiano / João Miguel Jr-RG

 

 

O ator Juca de Oliveira aguardando para gravar uma das cenas na qual seu personagem Samuel dirige nas areias de Genipabu / João Miguel Jr-RG

 

 

 

 

Mais do que nunca de olho nos índices de audiência, a Globo aposta todas as suas fichas nas produções de novelas. Tanto que estão em fase de produção, “Sangue Bom”, de Maria Adelaide Amaral; “Em Nome do Pai”, de Walcyr Carrasco; “O Pequeno Buda”, de Thelma Guedes e Duca Rachid; e “Flor do Caribe”, sendo que esta última substituirá “Lado a Lado”, com previsão de estreia para março. É interessante dizer que “O Pequeno Buda” entrará no lugar de “Flor do Caribe”, que nem entrou no ar e já tem outra para ser exibida posteriormente. Sem contar, as “encomendas” aos autores Filipe Miguez e Isabel de Oliveira, Elizabeth Jhin e Miguel Falabella. E há de se reconhecer que, apesar dos esforços da Record e do SBT, a Globo continua sendo a melhor na teledramaturgia, tendo em vista o uso de equipamentos e tecnologias de ponta.

Uma das tacadas da emissora é gravar as cenas dos folhetins fora do Brasil, sendo a mais recente “Salve, Jorge”, que mostra as paisagens e aspectos culturais de Istambul e da Capadócia.

Tantos folhetins em produção têm uma explicação. A intenção da emissora dos Marinho é exibir histórias mais curtas, numa tentativa de prender mais a atenção do telespectador e ter sempre novidades em sua tela. É sabido que enredos muito longos acabam cansando o público e, assim, comprometem a audiência.

De autoria de Walther Negrão, “Flor do Caribe” será ambientada no Rio Grande do Norte, bem aqui, no Brasil. Conhecido pelas belezas naturais das dunas de Genipabu e das praias de Pipa, o Rio Grande do Norte também esconde segredos bem guardados como a Baía Formosa, Barra do Cunhaú, Ponta do Mel, Dunas do Rosado, as minas de Currais Novos e Malembar. É nesse cenário deslumbrante que vivem os moradores da fictícia Vila dos Ventos.

Durante 40 dias, o Estado recebeu as gravações da novela. Graças ao trabalho de aproximadamente 100 profissionais, foi possível fazer um retrato apurado das belezas locais que poderão ser vistas a partir de março. “Uma das características dessa novela é que ela se passa toda no Rio Grande do Norte. Concentramos em volta da fictícia Vila dos Ventos as belezas naturais do Estado. Assim, criamos uma geografia única utilizando o que há de mais bonito na região”, explica Jayme Monjardim, diretor de Núcleo que dirigiu as cenas ao lado de Leonardo Nogueira, diretor-geral da trama.

Para compor as cenas com muita praia, sol e mar, Jayme convidou Affonso Beato para uma consultoria na direção de Fotografia, especialmente quando é utilizada a inovadora técnica chamada “noite americana”, um efeito que transforma em noite imagens que foram gravadas de dia. Nem mesmo o forte calor e o sol desanimaram os atores Henri Castelli, Grazi Massafera, Igor Rickli, Aílton Graça, Bruno Gissoni, Débora Nascimento, Dudu Azevedo, Jean Pierre Noher, José Loreto, Juca de Oliveira, Max Fercondini, Raphael Viana, Thaissa Carvalho e Thiago Martins, que aproveitaram o tempo livre para explorar a região. “Tivemos a oportunidade de conhecer lugares incríveis como a praia de Pipa, Baía Formosa, Dunas do Rosado, Malembar, Barra do Cunhaú e Genipabu, entre outros”, diz Henri Castelli. “É muito bacana receber o carinho das pessoas que acompanham as gravações. O povo do Rio Grande do Norte nos recebeu muito bem”, comenta Grazi Massafera.

Com a paisagem natural servindo de cenário, coube à produção de Arte entrar em campo para decorar as jangadas, a procissão dos barcos e a cabana, onde Cassiano (Henri Castelli) e Ester (Grazi Massafera) se encontram, deixando tudo com o clima leve e solar que marca a história. Três caminhões, com aproximadamente 20 toneladas, foram necessários para levar todo o material até o local das gravações. “Buscamos muito a vivência e a experiência dos locais para compor os cenários. Na procissão dos barcos, por exemplo, os 100 pescadores que participaram eram todos locais, com seus próprios barcos e equipamento. Tudo era deles”, ressaltou Lara Tausz, produtora de Arte.

No cenário da base aérea de Natal foram necessários quatro dias de gravação para captar a ação dos 16 caças nas pistas e nos ares. Para os uniformes e postura dos oficiais, a produção de Arte fez um levantamento completo do vestuário, dos hábitos e até do vocabulário falado pelo esquadrão. No céu da região, os atores dividiram a cabine dos aviões com pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB), acostumados a voar fazendo as manobras mais radicais.

Foram oito cidades e aproximadamente 2.000 quilômetros rodados. Para cumprir o cronograma, seis caminhões partiram do Rio de Janeiro com maquinário e figurino, além de um furgão de grua e uma van com equipamentos. Ainda assim, parte dos elementos de cena e do figurino foi adquirida pela equipe no próprio local. O figurino de Ester (Grazi Massafera), por exemplo, foi sendo composto ao longo da viagem com as famosas e tradicionais rendas da cidade de Caicó. Já os adereços cenográficos se misturaram, mesclando objetos garimpados no local com os que vieram do Rio de Janeiro.

Segundo Leonardo Nogueira, fazer uma novela bem real e natural é um desafio estimulante. “Agregamos a diferentes universos uma estética apurada, mas sem perder o realismo da linguagem da novela, seja voando com os caças como navegando com os pescadores ou até trabalhando na mina” diz.

O autor Walther Negrão promete uma história de aventuras, paisagens e amores nas dunas, salinas e belas praias do Rio Grande do Norte. E mais, algumas cenas foram feitas na América Central.  É neste ambiente que nasce o amor de Cassiano (Henri Castelli) e Ester (Grazi Massafera). Dois jovens que se conheceram na infância e que, na adolescência, descobriram o amor verdadeiro. Das brincadeiras infantis na fictícia Vila dos Ventos às juras de amor na fase adulta foi um pulo. Ela, guia turística que faz passeios de bugue pelas praias deste paraíso, não vê a hora de se casar com seu amor da juventude, hoje, um piloto de caça da Aeronáutica. Tudo seria perfeito, não fosse por Alberto (Igor Rickli), amigo do casal, que, para conquistar Ester, será capaz de tudo. É neste momento que a vida colocará no caminho de Cassiano uma série de desafios, que o obrigará a provar se pode superá-los para ficar com o grande amor de sua vida.

No elenco estão ainda Aílton Graça, Ângela Vieira, Bete Mendes, Bruno Gissoni, Daniela Escobar, Débora Nascimento, Dudu Azevedo, Jean Pierre Noher, José Loreto, Juca de Oliveira, Laura Cardoso, Livian Aragão, Max Fercondini, Rafael Almeida, Raphael Viana, Rita Guedes, Sergio Mamberti, Sthefany Brito, Suzana Pires, Tainá Muller, Thaíssa Carvalho, Thiago Martins, entre outros.

Tudo indica que o enredo é bom, o cenário escolhido dispensa apresentação. Resta saber qual será a reação do telespectador. É esperar para conferir!

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas