16 de junho | 2013

Cuidando dos bichinhos no inverno

Compartilhe:

Os bichinhos sofrem com o inverno e podem contrair doenças, sendo que a mais comum é a gripe que pode evoluir para pneumonia.

Se você tem cão ou gato em casa, a primeira providência é prestar atenção ao local onde estes se abrigam. Certifique-se de que eles se acomodem num lugar livre do frio; é aconselhável que os de menor porte sejam conservados dentro de casa e para aqueles que ficam no quintal, providencie uma casa, de acordo com seu tamanho, forrada de panos quentes. O uso de jornais para aquecer a cama, ou a casa, do seu pet é vista com reservas pelos veterinários porque a tinta de impressão pode ser tóxica e fazer mal aos bichinhos. Neste caso, use panos, que pode ser aquele edredom de solteiro que você comprou especialmente para o seu bichinho, ou cobertas e agasalhos que você não usa mais. O importante é garantir cama quentinha. Tem aquele cachorro que é teimoso e insiste em dormir no relento, mesmo que tenha local quentinho. O jeito é prendê-lo com coleira apropriada em lugar abrigado, caso contrário ficará doente.

Uma das doenças mais comuns é a gripe, ou melhor, a traqueobronquite infecciosa que ataca os cães, e a rinotraqueíte, que afeta os gatos. Quando detectado no início, o tratamento – que deve ser sempre via veterinário – é simples.

É preciso ficar atento aos sintomas. Tanto o cão quanto ao gato apresentam tosse, parecidas com engasgo, o nariz escorre, os olhos ficam avermelhados e perdem o apetite, além de ficarem deitados quietos, apáticos. A doença não é grave, mas se não for tratada, progride para pneumonia e daí fica bem complicado.

No inverno, o gato pode apresentar doenças do trato urinário porque tendem a dormir mais. Daí não bebem água suficiente. O jeito é o dono caprichar nas brincadeiras, não deixar o bichano ficar hibernando tanto tempo e prestar atenção na caixa de areia, ao número de xixi diário. Se perceber que a quantidade diminuiu, procurar auxílio porque as doenças urinárias do gato são de difícil trato quando agravadas e levam a óbito.

E falando de água para gato, eles são exigentes. Mantenha a disposição mais de um recipiente com água e este deve ser de boca bem larga porque os gatinhos não gostam de encostar os seus bigodes nas laterais dos potes quando bebem água.

Outra dica, durante o inverno diminua as tosas, deixe os bichinhos com seus pelos, pois estes ajudam a mantê-los aquecidos. Outro item são as roupinhas que podem se tornar “depósito de bactérias”. Tenha algumas trocas, a roupinha precisa ser trocada por outra limpa, com frequência.

Os banhos fazem bem aos pets, mesmo no inverno. Eles só não podem ficar molhados ou passar por choque de temperatura após o banho.

E os peixinhos? Eles também sofrem com o frio e podem morrer. O jeito é colocar aquecedor adequado no aquário.

Para quem tem periquito ou calopsita, é bom saber que as aves precisam ser mantidas em local aquecido e livre das correntes de ar frio. Durante a noite, cobrir as gaiolas com pano para evitar a friagem. No caso de viveiros grandes, mantenha ninhos de madeira em seu interior, em número suficiente para abrigar todas as aves.

As aves podem ser contaminadas com o vírus da gripe e evoluir para pneumonia, mas os sintomas são difíceis de serem detectados. O jeito é mantê-los longe do frio e ficar de olho no comportamento, se permanecerem empoleirados e quietos por longo tempo e não comerem, é hora de buscar socorro.

Também não se pode esquecer da solidariedade aos pets abandonados. Doe alimentos, remédios e cobertas aos abrigos de animais.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas