16 de maio | 2021

Nepal um país místico e surpreendente

Compartilhe:

A bela natureza do Nepal, destacando-se a Cordilheira do Himalaia, a mais alta cadeia montanhosa do mundo / GB Imagem

O Nepal é um país que tem um turismo exótico. Bom para aventureiros que querem viver novas emoções.

A chegada ao país é única. A visão da imponente cordilheira do Himalaia com o Everest, e outras montanhas, é estarrecedora.

– É no Nepal que está o Monte Everest, o pico mais alto da Terra, com 8.848 metros de altura, localizado na fronteira com a China.

Muitos turistas vão ao Nepal só para conhecer Lumbini, cidade onde Buda nasceu em 563 A.C.

Buda nasceu em Lumbini como Príncipe Sidarta e seus seguidores acreditam que ele deixou sua família e seu reino para meditar nas selvas do Nepal e da Índia, antes de alcançar a iluminação. Por isso o local tem grande importância para o turismo, sendo reconhecido pela UNESCO devido ao seu grande valor histórico.

Souvenires que demonstram a cultura e os costumes locais agradam os turistas que querem levar um pouco da magia do Nepal para seu país natal / GB Imagem

O Nepal também oferece opções para esportistas e aventureiros. É a meca dos alpinistas que sonham com a conquista do Everest, o pico mais alto do planeta. Num país onde a vasta maioria das pessoas mora em áreas rurais, o Nepal agrega grande importância no turismo rural.

Nessa modalidade os turistas descobrem os principais tesouros do país: cultura, costumes e tradições. O turismo rural permite que os visitantes conheçam a rotina e a cultura dos residentes locais. O turista não irá apenas observar a vida na vila, mas também poderão participar diretamente dela.

O Nepal é um lugar de magia e mistério, tendo como cenário as montanhas mais altas do mundo. A população local não teme a pobreza e ensina como encontrar a paz interior.

– É no Nepal que está o Monte Everest, o pico mais alto da Terra, com 8.848 metros de altura, localizado na fronteira com a China. Na foto, um aventureiro aprecia a magnitude do monte / GB Imagem

Indo ao Nepal, não deixe de maneira alguma de fazer um safari ecológico em uma das dezenas de parques nacionais, admirando a fauna e flora local, sendo conduzidos confortavelmente no lombo de elefantes. Com certeza, uma experiência única!

País asiático dos Himalaias com a mais alta cadeia montanhosa do mundo, o Nepal ao norte faz divisa com o Tibete, província controlada pela China, e ao sul e oeste com a Índia. A sua capital é Katmandu e é no Nepal que está o Monte Everest, o pico mais alto da Terra, com 8.848 metros de altura, localizado na fronteira com a China.

Cidades de destaques do Nepal são, além da capital, a cidade-lago de Pakhara e Lumbini. Considerado um país pobre, o Nepal tem uma das maiores densidades demográficas do Continente, com 184 habitantes por quilometro quadrado.

Indo ao Nepal, não deixe de maneira alguma de fazer um safari ecológico em uma das dezenas de parques nacionais, admirando a fauna e flora local, sendo conduzidos confortavelmente no lombo de elefantes / GB Imagem

A população nepalesa é composta de 12 etnias que convivem harmoniosamente. A agricultura emprega 90% da mão de obra, tornando o país grande fornecedor de arroz para a região.

Em vez de construção de estradas, conter a erosão do solo há séculos tem sido a principal ocupação dos governantes, sendo que o sistema de terraços usados na irrigação do arroz é um desafio aos meios usados no Ocidente para conter o mesmo tipo de erosão.

Antes uma monarquia, na maior parte de sua história, o Nepal tornou-se uma República Parlamentarista em 2008, após um acordo entre os partidos políticos e as facções guerrilheiras rebeldes, tendo como pano de fundo a crescente insatisfação popular com o autoritarismo do último rei, Gyanendra.

É no turismo rural que se descobre os principais tesouros do país: cultura, costumes e tradições. O passeio permite que os visitantes conheçam a rotina e a cultura dos residentes locais. O turista não irá apenas observar a vida na vila, mas também poderão participar diretamente dela / GB Imagem

A cultura nepalesa é muito variada, refletindo as diferentes origens étnicas de seu povo. Como cerca de 80% da população é hinduísta, a cultura tem muitos costumes, crenças e tradições hindus. Entretanto a influência do budismo, que abrange cerca de 10% da população, é grande. As duas religiões coexistem e ritos hinduístas e budistas que acompanham o nascimento, o casamento e a morte são praticados conjuntamente.

O folclore é uma parte integrante da sociedade nepalesa. Contos folclóricos estão enraizados na realidade do dia a dia. Contos de amor e de batalhas, bem como demônios e fantasmas, refletem o estilo de vida local, como suas culturas e crenças. Muitos contos folclóricos nepaleses são contados mediante a integração de dança e música.

Como os hinduístas são em grande maioria vegetarianos, à semelhança do que se passa na vizinha Índia, a culinária nepalesa reflete uma dieta natural. Um prato tipicamente nepalês é o dal bhat, cuja base é uma porção de arroz branco cozido e uma sopa ou molho muito pouco espesso de lentilhas. Usualmente pode incluir outros molhos e outros ingredientes.

Na chegada em Katmandu, capital do Nepal, o visitante tem um profusão de cores fortes e odores inebriantes que revelam uma atmosfera mística, mágica e poderosa / GB Imagem

A maior parte das casas na área rural do Nepal é constituída com uma estrutura de bambu muito resistente e paredes recobertas de barro misturado com esterco de vaca. Este tipo de habitação permanece fresca no verão e mantém o calor no inverno. As casas nas colinas são normalmente feitas de tijolo cru e cobertas com telhas.

A melhor época para ir ao Nepal é entre os meses de outubro e abril. É que de maio a setembro ocorrem às monções, que são ventos carregados de umidade que invadem o Vale Katmandu. Ou seja, chove o tempo todo.

Com certeza o Nepal é um destino turístico bem diferente e se você gosta de conhecer novos lugares e se aventurar pelo mundo então o Nepal será uma boa opção. Mas espere a pandemia dar uma trégua. Consulte seu agente de viagens, faça planos, programe-se e tenha uma belíssima experiência de vida!

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas