11 de maio | 2008

A partir de 2006 mais de 60% dos partos foram cesáreos

Compartilhe:

 

Contrariando o que está sendo preceituado pelo Ministério da Saúde, mais de 60% das crianças que nasceram na Santa Casa de Olímpia entre janeiro de 2006 até nesta semana de maio de 2008, foram através de procedimentos em cesáreas. Neste período 1.282 das 2.090 mães que deram a luz fizeram opção de não enfrentar as dores do parto normal.

Esses dados foram extraídos de um levantamento mostrado na tarde desta sexta-feira, dia 9, pela provedora do hospital, Helena de Souza Pereira. No entanto, o procedimento em cesárea predomina em mães que são atendidas por convênios.

De acordo com o levantamento, foram 920 procedimentos em cesáreas no mesmo período, o que representa cerca de 72% do total realizado. O restante foi feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que só paga o procedimento quando há riscos para a mãe ou para o bebê.

Em 2006, por exemplo, nasceram 869 crianças e apenas 348 delas foram através de parto normal através do SUS, ou seja, 97% das mães que não eram assistidas por algum convênio. Outras 521 nasceram de cesárea e neste caso, apenas 30% pelo SUS. Na verdade apenas oito crianças nasceram de mães conveniadas.

A mesma tendência se verifica nos números relativos ao ano de 2007, período em que houve 939 nascimentos, sendo cerca de 62% através de cesáreas, sendo que neste caso, das 574 mães eram assistidas por convênio, ou seja, cerca de 74%. Das conveniadas apenas 13 tiveram filhos através do SUS.

Também segundo o mesmo levantamento, em 2008, aparentemente, a situação não deverá ser diferente. Nos quatro primeiros meses do ano nasceram 282 crianças, sendo que 187 foram de cesarianas. Deste total, 135 estavam assistidas por convênio e 52 através do SUS. Das conveniadas apenas três nasceram através de partos normais.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas