19 de setembro | 2011

Abaixo-assinado pede proibição de Festas de Peão no município

Compartilhe:
 
Um abaixo-assinado que pelo menos até o início da noite da sexta-feira desta semana, dia 16, continha 652 assinaturas, está pedindo a proibição da realização de festas de peão ou rodeios na área do município de Olímpia. De acordo com o idealizador do movimento, Marcelo Henrique Cury, o documento será encaminhado à Prefeitura Municipal de Olímpia.


O abaixo-assinado está hospedado e pode ser visitado na Internet, no endereço http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6151. Segundo a reportagem desta Folha verificou no início da noite de ontem, por volta das 18h04, o documento já havia sido assinado por 652 pessoas.


Marcelo Cury justifica que está “consciente da exploração e torturas submetidas aos animais nos rodeios, que utilizam formas e artefatos que impulsionam o animal e/ou os machucam podendo ocasionar fortes dores, lesões e morte”.


Um dos principais prejuízos à saúde do animal, segundo ele, pode ocorrer na “Laçada de bezerro: rompimento da medula do bezerro causando morte ou paralisia”. Além disso, aponta a utilização do Sédem: “artefato amarrado fortemente na genitália do animal causando grande dor para impulsioná-lo a se debater, entre outros”.


Para pedir a proibição Cury considera a Lei Federal número 9.605/98 e o Decreto GDF 19.998/98 que diz que maltratar animais é crime e o artigo 32: Praticar ato ou abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime.


Para esses casos estão previstas multa e pena de 3 meses a 1 ano de prisão. “Declaro que sou contra a realização de rodeio em Olímpia, SP, Brasil. Folclore é cultura, rodeio é tortura”, afirma.


O idealizador do movimento destaca que no período de 12 a 15 de outubro de 2011, o município de Olímpia sediará mais um evento desse tipo. “Embora o nome esteja em língua inglesa, a crueldade não difere da grafia em língua portuguesa. Este é o terceiro ano do evento e a cidade não tem tradição nesta área e sim no Festival Nacional do Folclore”, comenta.


No entendimento de Marcelo Henrique Cury, as empresas e o município (leia-se Prefeitura e Câmara), “deveriam incentivar eventos culturais, porém de uma cultura de paz”. “Se ainda alguém duvidava que os rodeios com animais são espetáculos recheados de crueldade, esta edição de Barretos comprovou os maus-tratos, que há anos vêm sendo apontados por pessoas mais bem informadas”, reforça.


Por outro lado, Marcelo Henrique cita que esses eventos já foram proibidos em Araraquara, a partir de Lei Municipal aprovada no dia 06 de setembro de 2011, pela Câmara Municipal daquele município.


“Espetáculos como Rodeios contribuem para imbecilizar mais o nosso povo, para desprestigiar o município que promove esse espetáculo grotesco e fazer com que o Brasil, um país libertário e avançado, seja visto pelo ângulo do retrocesso”, observa.


“Rodeios e touradas são bastante similares. Atraem dinheiro porque as pessoas ainda não preferem óperas, orquestras sinfônicas ou shows de qualidade. Ainda retira do Brasil sua tradição original para substituí-la por uma americanização ridícula”, reforça.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas