22 de fevereiro | 2009

Aprendizado de português e matemática em Olímpia está bem abaixo do esperado

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Quando se fala em aprendizado de Língua Portuguesa e de Matemática no município de Olímpia, os alunos das redes públicas de ensino aprendem essas matérias menos que a média do Estado de São Paulo e de toda a região Sudeste. Apenas os da 4.ª série do Ensino Fundamental, ciclo I, superam a média nacional. Pelo menos isso é o que revela um levantamento inédito do acompanhamento das Metas do Todos Pela Educação relativo ao ano de 2007, que foi divulgado nesta semana.

Apenas 34,3% dos alunos da 4.ª série do Ensino Fundamental, ciclo I, gerenciado pelo município, aprenderam o que era esperado em língua portuguesa, abaixo da média do Estado de São Paulo, Sudeste e superando apenas a média nacional, respectivamente, 37,5%, 36% e 27,9%. Em matemática apenas 31,6% chegaram ao esperado, também abaixo das médias do Estado, Sudeste, superando apenas a nacional, de 32,8%, 31,6 e 23,7%, respectivamente.

Os dados foram calculados pelo movimento a partir do resultado da Prova Brasil de 2007, avaliação feita pelo Inep a cada dois anos em todas as escolas da rede pública (municipais, estaduais e federais) da zona urbana do País com mais de 20 alunos na série. Os números mostram que a maioria dos alunos passa pela escola, mas não aprende o mínimo esperado.

De acordo com o levantamento, no Brasil a cada 10 alunos da 4ª série do Ensino Fundamental, menos de três aprenderam o que é esperado para a sua série em Língua Portuguesa e em Matemática.

Na 8ª série do Ensino Fundamental, a proporção é: para cada 10 estudantes, menos de três possuem os conhecimentos adequados à sua série em Língua Portuguesa e menos de dois em Matemática.

A pesquisa aplica os resultados do Prova Brasil 2007 a partir de uma escala de pontos para língua portuguesa e matemática estabelecida no Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), variando para língua portuguesa, de 125 a 350 pontos, e para matemática, de 125 a 375 pontos.

Pelo estudo, o aluno da 4ª série deve atingir mais de 200 pontos na prova de língua portuguesa e mais de 225 pontos na de matemática. Já para a 8ª série, o previsto era alcançar mais de 275 pontos em língua portuguesa e pontuação acima de 300 pontos em matemática.

Uma informação do relatório que chama a atenção é que em Olímpia, também no ano de 2007, apenas 46% dos professores de creche tinham curso superior; 47,3% no caso das pré-escolas; 80,5% no ensino fundamental I (rede municipal); 99,7% no ensino fundamental II (rede estadual). Apenas no ensino médio todos os professores possuíam formação acadêmica.

 

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