23 de maio | 2021

Bombeiro municipal incendiário deve ser exonerado esta semana

Compartilhe:

 

Espera-se que já nesta próxima semana seja publicado o decreto de exoneração do bombeiro incendiário. Comissão já apresentou relatório circunstanciado ao prefeito pela exoneração. Prazo de possível recurso termina na segunda-feira e na próxima semana prefeito deverá decidir se acata ou não.

 

O bombeiro, anteriormente aos fatos, teve recusado pedido de aposentadoria pela previdência municipal em ato que foi assinado pelo prefeito e foi afastado de suas funções nos dias seguintes à confissão.

A comissão de sindicância que foi formada no dia 01 de abril deste ano para gerir o Processo Administrativo Disciplinar instaurado contra o bombeiro municipal Claudio José Azevedo de Assis, que colocou fogo no prédio onde funciona a redação desta Folha, decidiu na semana passada indicar ao prefeito a exoneração do funcionário incendiário.

A comissão, além de investigar os fatos, ouvir testemunhas e, inclusive o acusado (que no dia foi acompanhado de policiais militares) entendeu que o bombeiro municipal incendiário teria infringido normas de dever funcional e prática de conduta vedada na legislação municipal.

A comissão já apresentou relatório circunstanciado ao prefeito e agora aguarda possível recurso por parte da advogada do bombeiro. Após o recurso, o prefeito terá 10 dias para decidir sobre a exoneração ou não, mas, acredita-se que isso aconteça ainda na próxima semana, com o prefeito publicando sua decisão pela exoneração ou não no Diário Oficial do Município na internet.

BOMBEIRO MUNICIPAL INCENDIÁRIO
CONFESSOU OS CRIMES

Segundo informações a apuração dos fatos foi conclusiva, principalmente pelo fato de o bombeiro ter confessado o crime, além de uma fundamentação robusta sobre os fatos, não se acreditando em outra possibilidade senão a publicação da exoneração do bombeiro municipal.

Cláudio confessou na quarta-feira, 31 de março, ter sido o autor do atentado contra a redação do jornal Folha da Região de Olímpia, onde, no andar superior, reside o seu editor, o jornalista José Antônio Arantes.

Em seu depoimento na polícia, segundo o escrivão que participou do interrogatório e alertou o prefeito municipal, o bombeiro incendiário teria afirmado que sentiu vontade de matar Fernando Cunha por suas medidas no combate à pandemia do novo coronavírus.

PREFEITO ASSINOU
NEGATIVA DE APOSENTADORIA

O bombeiro municipal que, anteriormente aos fatos, teve recusado pedido de aposentadoria pela previdência municipal em ato que foi assinado pelo prefeito, foi afastado de suas funções nos dias seguintes à confissão, tendo em vista que, mesmo sendo uma ação particular ocorrida fora do expediente, o ato foi totalmente incompatível com os princípios do cargo público que o mesmo ocupa.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas