28 de abril | 2013

Campanha contra gripe não atinge meta e é prorrogada

Compartilhe:

Da redação com assessoria

Pelo menos em Olímpia, provavelmente em razão do atraso e pouca divulgação, a campanha de vacinação contra a gripe não atingiu a meta desejada e teve de ser prorrogada e será encerrada no próximo dia 10 de maio. Segundo números da Secretaria Municipal de Saúde o trabalho teria atingido apenas 53% do público alvo.

Até na quinta-feira desta semana, dia 25, faltando apenas um dia para completar o período, os números divulgados pela assessoria de imprensa indicavam média de 53% do público alvo, considerando os percentuais de pessoas que já teriam sido vacinadas.

No grupo de crianças de 6 meses a 2 anos foram aplicadas 534 vacinas (56% meta), nas gestantes foram 63 (28% da meta), puérperas, ou seja mulheres em pós-parto, foram 63 (81% da meta), trabalhadores da saúde foram 391 (51,31% da meta) e aplicadas em 4.469 idosos (60% da meta). A meta era atingir pelo menos 80% das pessoas dos grupos alvos. 

Após um balanço parcial a Secretaria Municipal de Saúde anunciou que a campanha de vacinação contra a gripe influenza irá até o dia 10 de maio.

O Ministério da Saúde recomendou aos municípios que não atingiram a cobertura adequada que intensificassem as ações para que as pessoas sejam imunizadas, inclusive com abertura dos postos de vacinação aos sábados.

A recomendação levou à decisão da Secretaria de Saúde de Olímpia a fazer um plantão especial neste sábado, dia 27, na Praça da Matriz de São João Batista, no período entre 8 e 13 horas.

Como se recorda, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou a vacinação contra gripe em suas unidades, apenas três dias depois de iniciada a campanha contra a gripe, seja contra a Influenza, H1N ou mesmo contra a gripe comum.

A rigor, em Olímpia o trabalho que começou na segunda-feira da semana passada, dia 15, assim como em todo o território brasileiro foi divulgada oficialmente apenas na quarta-feira, dia 17.

As Campanhas de Vacina Contra Influenza são realizadas no país desde 1999. A eficácia desta vacina para adultos jovens é de 70 a 90%, em crianças de 77 a 91%, gestantes até 85%, além de conferir imunidade também para o bebê durante a amamentação até a 14ª semana e nas pessoas acima de 60 anos, de 26 a 77%, tendo como principal benefício a capacidade de prevenir doenças respiratórias agudas graves, pneumonias, internações e óbitos por doenças pulmonares.

Por outro lado, além da procura por um posto de vacinação, o Ministério da Saúde ainda recomenda a adoção de medidas de higiene pessoal para evitar a contaminação por influenza.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas