24 de junho | 2007

Carneiro agride e toma fita cassete de funcionário desta Folha

Compartilhe:

 

 

 Mais um episódio e, como era esperado, pior do que todos os que ocorreram anteriormente, marca a história da imprensa local e mais uma vez envolvendo o prefeito Luiz Fernando Carneiro, que, com a finalidade de negar pura e simplesmente que fosse gravada alguma declaração sua, aos gritos teria agredido verbalmente o funcionário desta Folha, Silvio Roberto Facetto (foto), 24 anos, dentro de seu gabinete na prefeitura de Olímpia.

 O fato aconteceu no meio da tarde da quinta-feira (21), quando Silvio Facetto esteve no gabinete do prefeito, atendendo a convite do comando do Posto de Bombeiros de Olímpia, com a finalidade de registrar a entrega de um aparelho desfibrilador (foto) que será utilizado pela Unidade de Resgate da corporação.

 

 O fato acabou gerando um boletim de ocorrência policial contra o prefeito Luiz Fernando Carneiro, registrado por Facetto na Delegacia de Polícia de Olímpia na mesma tarde e acabou ganhando as ruas da cidade logo em seguida com grande repercussão. A notícia foi veiculada no Informativo Olímpia 11 Horas, da Rádio Difusora AM, na edição desta sexta-feira (22).

"A cerimônia foi no gabinete do prefeito. O prefeito convocou alguns veículos aí, aqueles que ele julgou mais conveniente chamar, nós aqui, por exemplo, não fomos chamados. A Folha da Região teria sido convidada pelo comando do Corpo de Bombeiros para prestigiar a cerimônia. Fora isso esteve lá o jornal Planeta News e acho que a rádio co-irmã e não sei outro, não sei os veículos mais. Eu sei do Planeta porque a Guegué esteve lá com a Camila; sei da Rádio Menina e sei da Folha por causa desse incidente que aconteceu", narrou inicialmente o apresentador, jornalista Orlando Rodrigues da Costa.

E acrescentou: "O repórter da Folha foi destacado para acompanhar essa entrega do desfribilador atendendo a um chamado, um convite do comando do Corpo de Bombeiros, segundo o próprio repórter teria informado ao próprio prefeito, porque o prefeito questionou o repórter porque é que ele estava ali. E o repórter disse: olha nós fomos convidados, citou o comandante, acho que o tenente Ibraim que teria convidado o jornal para a cerimônia".

Orlando Costa concluiu assim a informação; "Segundo essa versão (a que ouviu de Guegue do Planeta News), o prefeito teria pedido que … teria dito para esse repórter que não iria dar entrevista para a Folha da Região porque não gosta do jornal, porque não dá entrevista para o jornal e etc. e o rapaz teria pedido então para fotografar ele, e o prefeito teria dito para o rapaz fotografar apenas os comandantes do Bombeiro e também o equipamento e que se retirasse em seguida. Foi o que fez o repórter da Folha da Região. Na saída, segundo essa versão, o prefeito teria inquirido o jovem sobre se o seu gravador estava ligado ou não. O rapaz disse que não, que não estava. O prefeito disse está sim porque estou vendo a luzinha do seu gravador acesa. O senhor faz o favor de me devolver a fita. O rapaz disse não, eu não vou devolver a fita. E o prefeito teria então se alterado com ele pedindo em altos brados que ele devolvesse a fita e o rapaz teria ‘abrido’ (sic) então o seu gravador e tirado a fita e devolvido a fita para o prefeito Luiz Fernando Carneiro e se retirado em seguida. Essa a versão de um lado.

O outro lado, que inclusive teria ido até fazer boletim de ocorrência na delegacia de polícia, diz que o repórter teria sido empurrado, que o repórter teria sido agredido, que o seu equipamento teria sido avariado. Então essa a outra versão. Então são esses dois lados do fato acontecido ontem (5.ª feira) no gabinete do prefeito Luiz Fernando Carneiro".

Declaração

Na delegacia de Polícia, Silvio Facetto acompanhado do advogado e jornalista José Antônio Arantes, declarou que foi participar de uma reunião de entrega de equipamentos que a prefeitura iria entregar para o Corpo de Bombeiros, a convite do major Suzuki, sendo que também estavam o tenente Ibrahim e Shirotori, todos integrantes do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o que está escrito no boletim de ocorrência, "todos os jornalistas foram chamados a entrar no gabinete do prefeito e que foi apresentado ao prefeito pelo senhor Gudu fotógrafo, funcionário da prefeitura, dizendo que pertencia ao jornal ‘Folha da Região´, oportunidade em que o digno Prefeito chegou a dizer ao declarante que era para apenas fotografar os equipamentos e os integrantes do Corpo de Bombeiro, porque não "queria sair naquele jornaleco".

Silvio declarou ainda que entrou no gabinete municipal com seu gravador ligado para cumprir seu trabalho; acabou fazendo apenas duas fotos e que logo o prefeito mandou que o mesmo se retirasse dali, sendo que logo depois de ser aberta a porta do gabinete, quando saia da porta do gabinete sentiu um "tranco" em suas costas, vindo a cair sentado numa cadeira, oportunidade que o senhor prefeito se aproximou dele tomando o gravador das suas mãos e tirando a fita.

Além disso, declarou, ainda, que Carneiro o ofendeu chamando de "vagabundo" e "pilantra" e que em seguida jogou o gravador no chão, mas sem devolver a fita cassete que retirou do interior do aparelho.

Facetto contou, também, que no momento os integrantes do Corpo de Bombeiros, tenente Suzuki e Shirotori, pediram calma ao prefeito e que em seguida todos adentraram novamente ao gabinete do prefeito para dar continuidade ao evento.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas