05 de abril | 2015

Casos de dengue crescem cerca de 60% no período de 12 dias

Compartilhe:

Da redação e assessoria

O total de pessoas que contraíram o vírus da dengue, do­ença transmitida pelo mosquito Aedes-Aegypti, aumentou 60% aproximadamente no período de 12 dias. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em comparação aos dados que foram divulgados no dia 19 de março, o número de casos positivos de dengue aumentou de 66 para 105.

Segundo as informações divulgadas na quarta-feira, dia 1.º de abril, agora são 90 caos autóctones, ou seja, que a pessoa contraiu dengue em Olímpia; e 15 importados, quando a pessoa foi picada pelo mosquito em outra localidade.

Também no período de 12 dias, o total de casos que tiveram resultados negativos para dengue aumentou de 37 para 49, ou seja, um crescimento de aproximadamente 32%.

Porém, há ainda 81 pessoas aguardando os resultados de exames. Também segundo a Secretaria Municipal de Sa­úde já foram registradas 235 notificações.

No entanto, em relação à informação divulgada na sexta-feira, dia 27, o total de casos positivos passou de 85 pa­ra 105, o que representa um a­umento de aproximadamente 24% no período de cinco dias. Já os casos negativos passaram de 45 para 49, ou seja, um aumento de 8%.

O funcionário responsável pelo setor de Con­trole de Endemias, José Roberto Fíga­ro, comentou durante uma entrevista que concedeu uma emissora de rádio na quarta-feira, dia 1.º, que, se por um lado chegam mais casos positivos, por outro há também o registro de resultados de exames negativos.

“O bom disso tudo é que estão chegando casos positivos, mas também estão vindo casos negativos”, comemorou durante uma entrevista que concedeu a uma emissora de rádio na quarta-feira, dia 1.º de abril.

EXAMES FALHAM

Entretanto, a Secretaria Mu­­nicipal da Saúde tem divulgado que há casos em que está com dengue, mas o exame ainda não confirma porque a doença ainda pode estar na fase inicial.

“Se a pessoa faz o exame logo que começa a se sentir mal, significa que a doença está no início e o exame não acusa a dengue. Outro fato im­portante é fazer o exame correto que é a sorologia e não o exame de sangue tradicional que na maioria das vezes acusa plaquetas baixas e a não a dengue”, explicou José Ro­ber­to Fígaro, recentemente.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas