13 de agosto | 2008

Desfile do 44.º Fefol teve 10 grupos menos que o previsto

Compartilhe:

 

O desfile de encerramento do 44.º Fefol (Festival do Folclore), que pelas atividades desenvolvidas no período da noite no Recinto de Exposições e Atividades Folclóricas Professor José Sant’anna, pode se dizer que foi o fechamento oficial do evento, pelo menos na parte cultural, teve participação de 57 grupos, ou seja, 10 a menos, o que representa uma quantidade cerca de 15% menor que a que estava prevista oficialmente pelo Instituto Brasileiro de Cultura Popular (IBCP), responsável pela contratação dos grupos.

Pelo menos isso é o que se pode constatar do que foi visto pela reportagem na manhã do domingo passado, dia 10, na avenida Aurora Forti Neves. O desfile começou por volta das nove horas nas proximidades da câmara municipal e seguiu no sentido sul norte da avenida, encerrando por volta das 12h40.

O desfile foi aberto por três grupos do Estado da Paraíba: Grupo Parafolclórico Jacoca, da cidade de Conde; Grupo Folclórico Aruenda da Saudade, de Pitimbu; e Grupo de Cultura Nativa Tropeiros da Borborema da cidade de Campina Grande, que foram seguidos pelas Companhia de Reis Lapinha de Belém e Três Reis Magos a Caminho de Belém, ambas de Olímpia.

Também da cidade de Olímpia participaram: Grupo Dança de São Gonçalo e as Companhias de Reis Os visitantes de Belém, Magos do Oriente, seguidas pelo Terno de Moçambique São Benedito; em seguida passaram as Companhias de Santos Reis Estrela da Guia, Os Viajantes de Belém, Os Filhos de Maria, Santos Reis Fernandes. De Bebedouro veio a Companhia de Santos Reis Presépio Vivo.

Ainda de Olímpia passou o Grupo de Capoeira Guerreiros de Aruanda; Congada de Sainha Irmãos Paiva, de Santo Antonio da Alegria, Estado de São Paulo; Congada Chapéu de Fitas, de Olímpia; Companhia de Reis Bauru, de Bauru, Estado de São Paulo; Cordão Folclórico Tatuiense, de Tatuí, Estado de São Paulo; GODAP e Grupo Cultural Anastasis, ambos de Olímpia.

Desfilaram também: Grupo Folclórico Campinense a Pastorinha do Menino Jesus e Companhia Três Reis Magos do Oriente, ambos de Campinhas; Grupo Folclórico Religioso Moçambique de São Benedito, de Lorena; Samba Lenço de Mauá; União Folclorista São Benedito do Belém, de Taubaté; Congada Três Colinas, de Franca; Grupo Moçambique de São Benedito Azul e Branco, de Guaratinguetá; Terno de Moçambique de Canequinha Irmãos Realino, de Santo Antônio da Alegria; Caiapó Mata a Dentro, de São José do Rio Pardo, todos do Estado de São Paulo.

Em seguida desfilaram: Maracatu Piaba de Ouro, de Olinda, Pernambuco; Moçambique O Manhoso de Ibiraçi e Grupo Folclórico Chambá, de São Sebastião do Paraíso, Estado de Minas Gerais; Grupo Fandango de Tamanco Caipira Cuitelo, de Ribeirão Grande, Estado de São Paulo; Terno de Moçambique Diamante, de São Sebastião do Paraíso, Terno de Congo Sainha, de Uberlândia, e Terno de Congada Sabiá, de São Sebastião do Paraíso, estes do Estado de Minas Gerais.

Também desfilaram: Grupo Folclórico Caboclinhos, de Guarujá, São Paulo; Moçambique Rosário Dourado da África e Congada de Nossa Senhora do Rosário Prata, ambos de Uberlândia, Estado de Minas Gerais; Grupo Flor da Serra, de Chã Preta, e Grupo Folguedos Professor Pedro Teixeira, de Maceió, ambos de Alagoas; Grupo de Expressão Folclóricas Charme Caboclo e Grupo Frutos do Pará, ambos de Belém, Estado do Pará; Grupos Parafusos e Samba de Coco, de Lagarto e, ainda o Grupo Folclórico Batalhão de Bacamarteiros, de Carmópolis, do Estado de Sergipe; Grupo Boi de Mamão, de Florianópolis, Santa Catarina; Congada Os Marinheiros de Itaú de Minas, de Itaú de Minas, Estado de Minas Gerais; Grupo Vilão Nossa Senhora de Fátima, de Catalão, Goiás; Grupo Parafolclórico Terra da Luz, de Fortaleza, Ceará; e Fagundes dos Reis, de Passo Fundo, Rio Grande do Sul.

Na parte final do desfiles se apresentaram: Grupo Marabaixo do Laguinho, de Macapá, Estado do Amapá; Companhia de Reis do Extremo Norte, de Cuiabá, Estado de Mato Grosso; Congada Marinheiros de Franca, Estado de São Paulo; e Sociedade Folclórica Bumba Boi de Morros, de São Luiz, Estado do Maranhão.

Noite no recinto
Já a movimentação no recinto, no período da noite, começou por volta das 20h15, com uma homenagem ao Estado da Paraíba, a cargo de alunos das escolas da rede oficial de ensino da cidade de Olímpia: Theodomiro da Silva Melo; Dona Luiza Seno de Oliveira, Professor Reinaldo Zanin, Professor Dimas Narcizo, Zenaide Rugai Fonseca, Joaquim Miguel dos Santos, Maurício César Alves Pereira; Jardim Hélio Cazarini, Washington Junqueira Franco e Santo Seno.

Depois das apresentações dos alunos da rede de ensino, iniciou a apresentação de música popular brasileira, completamente fora do contexto folclórico, com a Cordel de Fogo Encantado, show patrocinado pela Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo, dentro do Programa Circuito Paulista, convênio firmado com a prefeitura de Olímpia no início de 2008.

Em seguida aconteceu o show pirotécnico. De acordo com a informação oficial da organização do Fefol, 24.702 pessoas passaram pelas catracas do recinto durante todo o domingo, dia 10, último dia do 44.º Festival do Folclore (Fefol). 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas