28 de abril | 2019

Folha grava entrevista com filha desesperada por mãe estar com sintomas de dengue hemorrágica

Compartilhe:

A Folha da Região e a rádio Cidade FM, gravaram entrevista na noite da segunda-feira desta semana, dia 22, com a filha de uma mulher de 68 anos de idade, que estava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), há pelo menos 30 horas, com fortes sintomas de dengue hemorrá­gica, que é considerada a mais perigosa. Desesperada, Marcela de Fátima da Silva dos Reis (foto), dizia que estava revoltada com a falta de vaga não apenas na Santa Casa de Olímpia, mas em qualquer hospital da região, para o tratamento de sua mãe.

“Minha mãe está com dengue hemorrágica. Ontem (domingo), hora que ela chegou aqui (na UPA), as plaquetas estavam em 41. Ela ficou no soro. Hoje já repetiu o exame e as plantas baixaram para 26. Então, ela está caindo e na fila aguardando vaga na Santa Casa”, avaliou a situação.

Marcela de Fátima falou do estado de desespero da família com a situação que a saúde estava chegando. “Se cair mais ela vai precisar tomar sangue e para isso tem que ser internada na Santa Casa. É isso nossa revolta”, explicou.

No entanto, mesmo com todo esse problema Marcela de Fátima elogiou o trabalho e o atendimento que os funcionários da UPA estavam prestando a sua mãe. “São ótimas pessoas”, destacou principalmente em relação a médico e enfermeiras.

De acordo com ela, o médico é bastante capacitado para o atendimento, mas o problema é a falta de leito na Santa Casa. “Se a acontecer algo com ela aqui (UPA) vou tomar minhas providências”, asseverou dando a entender que o caminho será a via judicial.

Inclusive Marcela de Fátima fez questão de ressaltar que não seria uma apenas na Santa Casa de Olímpia, mas que poderia ser em outra cidade como, por exemplo, Barretos ou São José do Rio Preto. “Que tenha a vaga e nós a levamos”, disse.

Mas a preocupação e o desespero são tantos que a mulher voltou a falar que não aceitaria qualquer outro resultado a não a melhora da saúde da mãe. “Eu não posso perder minha. Eu não quero perder minha mãe. Eu não vou aceitar se acontecer alguma coisa com ela aqui dentro”, finalizou.

SAÚDE NÃO TRATA MAIS DENGUE HEMORRÁGICA

A assessoria encaminhou uma nota de esclarecimento sobre Dengue Hemorrágica, explicando que para o Ministério da Saúde não existe mais a suspeita de dengue hemorrágica, mas dengue com sinal de alarme e dengue grave.

Leia a seguir o inteiro teor: “A secretaria de Saúde de Olímpia, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, esclarece que há duas pacientes internadas na Santa Casa com dengue e ambas estão sem sinais de hemorragia. De acordo com a Vigilância, em determinação do Ministério da Saúde, está em desuso a expressão “dengue hemorrá­gica”, sendo utilizado dengue com sinais de alarme e dengue grave, dependendo da gravidade e tipos de sintomas apresentados”.

Por outro lado, também segundo a nota, “Já está em funcionamento no local, de forma provisória, só que em cadeiras convencionais até que cheguem as de hidratação. Isso deve ocorrer até o começo da próxima semana”.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas