19 de maio | 2013

Gaeco pode estar investigando contrato para captação de água do Cachoeirinha

Compartilhe:


De acordo com informações publicadas nesta semana pela gran­de imprensa, o Ministério Público do Estado pode estar investigando suspeita de fraude também na licitação para a captação de água do rio Cachoeirinha, inclusive com a conclusão da ETA (Estação de Tratamento de Á­gua) ao lado do Jardim Cecap, na zona les­te da cidade, cuja vencedora também foi uma empresa integrante da chamada “Máfia do Asfalto”.

Pelo menos é o que se pode entender de informação publicada na segunda-feira, dia 13, pelo jornal Folha de São Paulo, caderno Ribeirão, em matéria assinada pelos jornalistas João Alberto Pedrini e Venceslau Rolina Filho.

Em Olímpia, segundo o jornal, foram apreendidos três contratos para pavimentação, que já tiveram as obras concluídas. Porém, há outro convênio, para obras de captação de água, que está com os serviços em andamento.

Na foto acima, momento em que o prefeito Eugênio Zuliani, assinava contrato com a empresa Scamatti & Seller Infra-Estrutura Ltda., para a ampliação do sistema de abastecimento de água potável no município, em 15 de outubro do ano passado nas presenças de Walter Trindade, superintendente do Daemo, Luiz Carlos Seller e Valdovir Gonçales, representantes da empresa e Renê Galetti, secretário de obras.

O secretário de Governo e Comunicação de Olímpia, Paulo Mar­condes, afirma que as obras de saneamento começaram há dois meses e há previsão para serem finalizadas no final do ano que vem.

Segundo ele, o valor do contrato é de cerca de R$ 10 milhões, para a captação de água do rio Cachoeirinha, inclusive com a conclusão da ETA (Estação de Tratamento de Água) ao lado do Jardim Cecap, na zona leste da cidade.

“Os serviços continuam. Não to­mamos nenhuma providência ainda porque tudo foi feito dentro da legalidade. Houve licitação e a empresa Scamatti & Seller ganhou, está executando dentro do programado”, afirmou Marcon­des. “Só agiremos se houver novas informações do Ministério Público”, acrescentou.

OPERAÇÃO FRATELLI NA COMARCA

Segundo o GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público Estadual em São José do Rio Preto, além de Olímpia são apurados contratos em Barretos, Cajobi, Fernando Prestes, Guaraci, Ibitinga, Monte Alto, Monte Azul Paulista, e Severínia. Nessas cidades aparecem, principalmente, contratos das empresas Demop e Scamatti & Seller, do grupo Sca­ma­t­ti, com sede em Votuporanga.

Na cidade de Severínia, César Augusto Spina, que faz consul­to­ria e presta assessoria no setor de licitação da prefeitura local, diz que foram levados mais de 30 contratos pelo Ministério Público. Todos com obras já concluídas, referentes à pavimentação asfálti­ca.

Mas em Guaraci, a apreensão de documentos vai dificultar a continuidade das obras de 335 casas populares. São 225 unidades do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, e outras 110 da CDHU (estatal paulis­ta que gerencia construção de moradias).

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Guaraci, as obras começaram no início de 2012 e foram paralisadas em setembro por discordâncias técnicas entre a empresa responsável pelos empreendimentos – Scamatti & Seller – e os gestores do Estado e da União.

Na próxima semana vence o prazo para que a empresa retome os serviços, o que não deve ocorrer por causa da Operação Fratelli, de acordo com a prefeitura.

Se as obras não forem retomadas, a intenção do prefeito Renato Azeda Ribeiro Aguiar é atuar para suspender os atuais contratos e, em seguida, providenciar duas novas licitações.

Já em Cajobi, o Ministério Público apreendeu processos licita­tórios também relacionados à pavimentação. A Prefeitura informou que atualmente não há contratos vigentes com as empresas suspeitas.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas