27 de novembro | 2009

Grupo paulistano quer construir aeroporto em Olímpia

Compartilhe:

Um grupo está pretendendo investir US$ 10 milhões na construção de um aeroporto na cidade de Olímpia. De acordo com o diretor executivo da Agência Brasileira de Estratégia e Negócios Internacionais (Abeni), da cidade de São Paulo, João Antônio Pesarali, a intenção é operar com vôos charter para o transporte, inicialmente de aproximadamente mil passageiros por mês, vindos, principalmente do norte do Paraná, Uberlândia, São Paulo, Goiânia e Brasília, para Olímpia, em função do turismo gerado a partir do Parque Aquático Thermas dos Laranjais e do Festival Nacional de Folclore (Fefol).

Segundo a informação publicada na sexta-feira, dia 27, pelo jornal Diário da Região, da cidade de São José do Rio Preto, a intenção do grupo, pretende iniciar as obras do aeroporto ainda no primeiro semestre de 2010 para que o transporte de passageiros comece a partir de 2011.

Para tanto, o grupo pretende estabelecer uma PPP (Parceria Público Privada), com a prefeitura de Olímpia, para a realização da obra. Consta que Pesareli já está em negociação com o prefeito Eugênio José Zuliani, Geninho.

Segundo o jornal, o secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Amaury Hernandes, afirmou que o prefeito tem interesse em construir um aeroporto em função da demanda gerada pelo turismo.

O município recebe mensalmente cerca de 50 mil turistas e existe intenção de incrementar ainda mais o setor. “O prefeito está fazendo consultas e estudando a possibilidade de como poderá ser construído esse aeroporto”, explicou Hernandes.

Essa parceria pode ser estabelecida com a iniciativa privada, governo do Estado, por meio do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP), e governo federal. Dependendo da modalidade de contrato, a prefeitura pode adquirir a área e realizar a terraplenagem do local.

Mas caso a prefeitura não tenha interesse na parceria, Pesarini garante que o grupo deverá levar o empreendimento adiante sozinho e construir um aeroporto privado. Para isso, pretende adquirir uma área de pelo menos dois alqueires nas proximidades da estrada vicinal Natal Breda, que liga a cidade de Olímpia a Tabapuã.

Ainda de acordo com a informação publicada pelo jornal, nos R$ 10 milhões também está incluída a aquisição de uma aeronave modelo Brasília ou Bandeirante, que são produzidas pela Embraer, para o transporte dos passageiros.

Entretanto, de acordo com Pesareli, por enquanto o aeroporto está apenas em fase de execução de projeto. Somente após definir os moldes de construção, o grupo deverá entrar com pedido de autorização para a construção junto nos órgãos competente, como a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Segundo Pesarili, a idéia de construir um aeroporto surgiu após uma pesquisa que constatou a falta de opção de transporte aéreo pra os turistas que visitam Olímpia. A partir daí o grupo que inaugurou uma pousada com 30 apartamentos na cidade e pretende construir um empreendimento que chegue a 300 apartamentos até o final de 2010, quer gerar opção de transporte para atender a própria demanda.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas